Livro 2 - Cp 49 - Resultado das Daśās


CAPÍTULO 49
RESULTADO DAS DAŚĀS
ATHA DAŚĀ PHALA ADHYĀYA




 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



49.1 – Maitreya disse: Oh venerável sábio! Fui esclarecido com os vários tipos de daśās. Gentilmente, fale-me sobre a natureza dos seus resultados.

49.2 – Sábio Parāśara disse: Oh Vipra! As daśās dão dois tipos de resultados, um de natureza geral e o outro de natureza pronunciada, este último correspondendo às características naturais e posição adquirida dos planetas1.

49.3-4 – Os resultados das daśās dos planetas devem ser acertados com base na força dos planetas2. O planeta no primeiro drekkāṇa dá resultados no início da daśā, no segundo drekkāṇa dá resultados no meio da daśā, e no terceiro drekkāṇa dá resultados na última parte da daśā. Os resultados de planetas retrógrados devem ser considerados na ordem inversa3.

49.5-6– Se o Senhor da daśā estiver no ascendente, tendo aspectos benéficos, ou se ele estiver conjunto com benéficos, ou exaltado, ou em seu próprio signo, ou em signo amigo, então resultados favoráveis serão sentidos no início da daśā. Se o planeta estiver posicionado na 6ª, 8ª ou 12ª casas, ou debilitado, ou em signo inimigo, ou combusto, então resultados desfavoráveis serão sentidos4. Agora narrarei os resultados das daśās.


1. Viṁśottarī daśā da MD do Sol5



1.a Favoráveis Resultados na MD do Sol


49.7-11 – No momento do nascimento, se Sol estiver posicionado em mūlatrikoṇa, em seu signo próprio, ou em seu signo de exaltação, ou se ocupar um kendra, um trikoṇa, ou a 11ª casa, e se ele estiver conjunto com os senhores da 9ª ou da 10ª casas, ou se também estiver poderosamente colocado em vargas, durante a daśā do sol o nativo irá adquirir um monte de conforto e de felicidade. Esta daśā também é favorável para ganho de riqueza e lucros de atividades profissionais. Isso antecipa o tempo durante o qual elevada posição (status) é conferida pelo rei (governo, autoridade, empregador), aquisição de veículos etc. Se o Sol estiver conjunto com o senhor da 5ª casa, nascimento de filho; se conjunto com o senhor da 11ª casa, confortos de elefante (veículos naquela época); se com o senhor da 4ª casa, ganho de três veículos, riqueza, ministério com as bênçãos do rei (autoridades) etc., são obtidas. Na daśā de um Sol forte, o nativo adquire poder (autoridade), veículos etc.


1.b Desfavoráveis Resultados na MD do Sol


49.12-15 – Se Sol estiver fraco por sua posição na 6ª, 8ª ou 12ª casas, no seu signo de debilidade, conjunto com maléficos, conjunto com Rāhu ou Ketu, ou conjunto com os senhores da 6ª, 8ª ou 12ª casas, durante a operação da sua MD, intensas misérias, perda de riqueza e fama, vivendo em terra estrangeira (exílio), punição pelo soberano (autoridades governamentais), perda de dinheiro, dores de doenças, calúnia, confronto com irmãos e amigos, medo de morte do pai, e outros tipos de resultados desfavoráveis serão sentidos. Neste período, agonia mental dos pais e o ativo também encontrará ira injustificada do público. Se o Sol estiver fraco, mas em conjunção ou aspectado por planetas benéficos, o nativo às vezes obtém felicidade de eventos, mas se somente existir influência de maléficos, os astrólogos instruídos devem sempre predizer resultados desfavoráveis.

2. Viṁśottarī daśā da MD da Lua

2.a Favoráveis Resultados na MD da Lua

49.16-22 – Oh brāhmin! Depois de descrever os resultados da daśā do Sol, descreverei agora os resultados da daśā da Lua de acordo com a viṁśottarī daśā. Se a Lua estiver em sua exaltação, seu próprio signo, em kendras, em trikoṇas, conjunta com benéficos, se ela estiver cheia (pūrṇimāsya), poderosa e acompanhada dos senhores das casas 10, 9 ou 4, durante sua daśā, do início ao fim, felicidade, satisfação, auspiciosidade, prevalecerá. Ganhos de riqueza e de produtos agrícolas, muitas cerimonias auspiciosas em casa, confortos de veículos, encontro com o rei, sucesso em obras, bênçãos da deusa Lakṣmī, aumento da fortuna através da realeza (governo e autoridades) e de amigos, e estado de extrema satisfação será alcançada. Aquisição de veículos e ornamentos brancos, felicidade de ter um filho, aumento de vacas na casa etc., são os outros benefícios que a natividade irá colher durante esse período. Se a Lua estiver posicionada na 11ª casa e também estiver em seu próprio signo ou em seu signo de exaltação, ganhos de riqueza de forma sortida, aumento de fortuna, felicidade e educação e também louvores da realeza (governo ou autoridades) são prováveis de serem concedidos nesse período.


2.b Resultados Desfavoráveis e Mistos na MD da Lua

49.23-26 – Se a Lua estiver no seu signo de debilidade e impotente em Kṛṣṇa Pakṣa, na daśā da Lua, haverá ganhos de riqueza. No caso da Lua poderosa estar na 3ª casa, efeitos flutuantes, às vezes ganhos de riqueza e às vezes confortos, serão sentidos. Estando conjunto com planetas maléficos, a Lua fraca confere preguiça, perturbação mental, problemas no trabalho, perda de riqueza e intenso problemas (morte) para os relacionamentos maternos. Da mesma forma, Lua fraca posicionada na 6ª, 8ª ou 12ª casas, a pessoa será censurada pelo rei (governo e autoridades), sofrerá tensão mental, perda de riqueza e de saúde, conflitos com a mãe, inércia, depressão mental etc., também serão efeitos colhidos durante essa daśā. Se a Lua estiver posicionada em casas trikas, mas estiver poderosa, resultados mistos devem ser esperados, isto é, ganhos de riqueza, saúde ou doença intermitentes durante esse período. 


3. Viṁśottarī daśā da MD de Marte

3.a Resultados Favoráveis na MD de Marte7

49.27-32 – Agora falarei dos resultados auspiciosos e não auspiciosos da daśā de Marte de acordo com sua colocação em signo de exaltação, signo próprio, debilidade ou signo inimigo. Se Marte estiver em profunda exaltação (28º Capricórnio), ou no seu signo de exaltação (Capricórnio), mūlatrikoṇa (00º-12º Áries), ou no próprio signo (Áries ou Escorpião), em kendras (1-4-7-10) ou em trikoṇa (1-5-9), na 11ª ou na 2ª casas, e também com plena força, em conjunção ou aspectado por planetas benéficos (Lua, Júpiter, Vênus, Mercúrio) e posicionado em Navāṁśas de benéficos, a daśā dará resultados de ganhos de riqueza e produção agrícola, benefícios do rei (governo e autoridades). Felicitações do rei, aquisição de veículos, vestimentas, joias etc., moradia em terras estrangeiras e cordialidade e compaixão a partir de irmãos. Um forte marte colocado na casa 3, ou em casas angulares, dá riqueza obtida através de luta e vitória sobre inimigos. No início da daśā confortos de esposa, de filhos, status e felicitação do rei serão sentidos. Contudo, alguma dificuldade no fim da MD pode ser esperada.

3.b Resultados Desfavoráveis na MD de Marte8

49.33 – Se Marte estiver em seu signo de debilidade, colocado em casas não auspiciosas, sem força, conjunto ou aspectado por planetas maléficos, a MD de Marte dará desfavoráveis resultados.

4. Viṁśottarī daśā da MD de Rāhu e Ketu9

4.a Resultados Favoráveis na MD de Rāhu e Ketu

49.34-39 1/2  – Oh brāhmin! Agora explicarei os signos etc., de Rāhu e de Ketu para que eu possa revelar os resultados de suas daśās para você. O signo de exaltação de  Rāhu é Escorpião e para Ketu é Touro, e o signo mūlatrikoṇa deles são Sagitário e Gêmeos, respectivamente. Rāhu governa o signo de Aquário; Ketu, de Escorpião. Alguns tem dado a eles Virgem e Peixes, respectivamente, como mūlatrikoṇa. Se Rāhu estiver exaltado, sua daśā será extremamente favorável e riqueza e prosperidade serão obtidas. As ambições serão realizadas através de amigos e do rei (governo ou autoridades), e haverá possibilidade de obter veículos, filhos, a construção de uma nova residência, sentimentos religiosos, festividade, reconhecimento do rei em terras estrangeiras, itens decorativos, joias etc., serão obtidos. Se Rāhu estiver também aspectado ou conjunto com planetas benéficos, posicionado em ângulos ou em trinos, na 11ª casa ou na 3ª casa, e com signo auspicioso, propriedade, terra etc., e felicidade será alcançada com a bênção do rei. Também reconhecimento a partir do chefe da família e bem estar de casa serão possíveis.




4.a Resultados Desfavoráveis na MD de Rāhu e Ketu10


49.40-43  – Se Rāhu estiver posicionado nas casas 8 ou 12, o resultado da daśā será doloroso, penoso e difícil. Se Rāhu tem conexão com planetas maléficos e estiver conjunto com um governante de casa māraka, o resultado será a de mudança de local, agonia mental, morte da esposa e do filho, comida ruim etc. No início da MD, perturbações físicas, perda de riqueza e de produtos agrícolas podem ser esperados. No meio da MD, o nativo receberá confortos e também riquezas a partir de países estrangeiros. Na última porção da MD, haverá perturbações, mudança de local e estresse mental e tensões serão sentidas.



5. Viṁśottarī daśā da MD de Júpiter

5.a Resultados Favoráveis na MD de Júpiter


49.44 – Dentre todos os planetas, este é o planeta considerado mais auspicioso. Agora descreverei os resultados da daśā desse divino e adorado Júpiter.

49.45-48 ½ – Se Júpiter  estiver posicionado em seu signo de exaltação, em seu próprio signo, em kendras, trikoṇas, na 11ª casa, em Signo mūlatrikoṇa, ou em seu próprio signo ou em signo de exaltação no Navāṁśa, a natividade terá benefícios de pessoas poderosas, do governo, felicidade, conforto de elefantes, cavalos (veículos), adoração de Deus e de Brāhmaṇes, afeição da esposa e de filhos, veículos e roupas serão obtidos, sucesso em yajña e empreendimentos, escutará os sermões do Vedanta, terá realizações com as bênçãos do governo, aquisição de palanque (veículos), prosperidade em geral, prazeres de esposa (casamento) e filhos, bênçãos de alimento e frutos etc., serão obtidos durante essa daśā.


5.b Resultados Desfavoráveis na MD de Júpiter

49.49-51 – No caso de Júpiter estar em seu signo de debilidade, conjunto com planetas maléficos, posicionado na 8ª ou na 12ª casa, os resultados serão mudança de residência, tensão mental, sofrimento de filho, medo, perda de riqueza e de animais, peregrinações etc. Perturbação e em seguida ganho de animais, no início da daśā; obtenção de confortos, recomendações de pessoas importantes, grandeza etc., são causadas no meio e na última porção da daśā.

6. Viṁśottarī daśā da MD de Saturno

6.a Resultados Favoráveis na MD de Saturno


49.52 – Agora falarei dos resultados de Sūryaputra (filho de Saturno) que é o mais inferior e degradado entre todos os planetas.

49.53-56 – Se Saturno estiver em seu signo de exaltação, em signo próprio, amigo, mūlatrikoṇa, 9ª casa, ou no Navāṁśa de seu signo de exaltação ou do seu próprio signo, ou na 3ª casa, ou na 11ª casa, o nativo obtém reconhecimento do governo, acréscimo de riqueza, prazer de discussões literárias, passeio de elefante a pedido do rei, joias etc., o mais elevado status, comando do exército, ganhos monetários, felicidade esplêndida. O nativo ganha através de autoridades do governo, obtém prosperidade em casa, casamento, nascimento de filhos etc.


6.b Resultados Desfavoráveis na MD de Saturno

49.57-60 – Se Saturno estiver posicionado na 6ª, 8ª ou 12ª casas, debilitado, combusto, perigo de veneno e armas, destruição da residência, mudança de residência, medo, agonia para os pais, sofrimento para a esposa e filhos, atividades ilícitas e infortúnio, aprisionamento etc., e perturbações plenas são esperados. Saturno, se conjunto com planetas benéficos e for um planeta yogakāraka, posicionado em kendra, trikoṇa, na 11ª casa ou em Peixes ou em Sagitário, haverá ganhos de autoridades do governo, elevado entusiasmo, conforto de roupas, elefantes, cavalos (veículos) etc., serão obtidos.

7. Viṁśottarī daśā da MD de Mercúrio

7.a Resultados Favoráveis na MD de Mercúrio


49.61 – Agora narrarei os resultados da daśā de Tāreścaputra (filho de Tārā. Tārā Devī foi esposa de Bṛhaspati, mas Budha nasceu da sua união com Candra Deva) que também é conhecido como o planeta Kumāra (adolescente).


49.62-65 – Mercúrio estando exaltado, posicionado no próprio signo, kendra, trikoṇa, signo amigo, irá conferir felicidade, aquisição de riqueza, prosperidade, popularidade, propriedade, realização da mais elevada educação e refinadas qualidades, gratificação dos governantes, grande interesse em trabalhos piedosos, cordialidade de esposa e filhos, prazeres de boa saúde, elevado grau de contentamento, alimento decente (preparado no leite) e ganhos em negócios. Se Mercúrio estiver aspectado ou conjunto com planetas benéficos, e se for o senhor da 10ª casa, e se tiver Bhāva Bala, sua daśā dará plenos efeitos.

7.b Resultados Desfavoráveis na MD de Mercúrio

49.66-70 – Mercúrio se aspectado ou conjunto com planetas maléficos, fará o nativo enfrentar a ira do governante, ficar mentalmente chateado, confronto com co-nascidos e parentes, viagens para o estrangeiro etc. O nativo também se tornará dependente, terá doenças urinárias e grande medo. Se Mercúrio estiver localizado na 6ª, 8ª ou 12ª casas, proventos, paixão e riqueza serão dizimados, doenças como icterícia e reumatismo irão surgir. Fardo do governo, ladrão, fogo etc., destruição de produção agrícola, de gado e de propriedades. O início da daśā traz riqueza, produção agrícola e confortos abundantes, cordialidade de filhos, felicidade e aquisição de propriedade, ganhos de riqueza. O meio da MD traz reconhecimento do rei. A última porção da MD se estabelece as misérias e os obstáculos. 

8. Viṁśottarī daśā da MD de Ketu

8.a Resultados Favoráveis e Desfavoráveis na MD de Ketu


49.71 – Agora descreverei os resultados da daśā de Ketu, chamado de kabandha graha, o planeta sem cabeça dentre todos os planetas.

49.72-77 – Se Ketu estiver posicionado em kendra, na 11ª casa, trikoṇa, em signos benéficos, devidamente aspectado por benéficos, em benéficos Vargas (divisionais), a natividade encontrar afeição do governante, administrador do país ou vila, possibilidade de prazeres de veículos e de filhos, felicidade de viagens para outros países são indicados. Nesta daśā de Ketu, o nativo terá prazer de sua esposa e filhos e ganhos de gado. Ketu estando na 3ª, 6ª ou 11ª casas dará felicidade em sua MD e o nativo ganhará do rei, afeição de amigos e prazeres de ter seus elefantes, cavalos (veículos). No início da MD traz dignidade real; no meio da MD sentimentos de intenso medo; e para o final, viagem para países distantes e medo de doenças. Ketu conjunto com ou aspectado por planetas maléficos, enquanto posicionado na 2ª, 8ª ou 12ª casas traz rompimentos de relacionamentos com co-nascidos, parentes etc., e destruição da propriedade, angústia, companhia de inferiores, surgimento de doenças.

9. Viṁśottarī daśā da MD de Vênus

9.a Resultados Favoráveis na MD de Vênus

49.78 – Agora falarei sobre os resultados na MD de Vênus que reside em cada ser humano com paixão e fortes emoções, e que é o preceptor dos daityas (asuras) e que é da varṇa (casta) dos Brāhmaṇes.

49.79-82 – Se Vênus estiver em profunda exaltação, no próprio signo, ou em kendra, o nativo terá coroação (realeza); ganhos de veículos, roupas, ornamentos, elefantes, cavalos (veículos) e outros animais; alimentos doces todos os dias; terá reconhecimento do soberano, som de tambores altos (festas), e obterá riqueza e próspera casa (com a graça de Śrī Lakṣmī). Se Vênus ocupa um trikoṇa, doação de um reinado (posição elevada no governo), riqueza, casa, festividade em casa, bem estar de filhos, comando das forças armadas e visitas de seus queridos parentes e acúmulo de gados.

9.ab Resultados Desfavoráveis na MD de Vênus

49.83-84 e ½  – Vênus, no caso de estar posicionada na 6ª, 8ª ou 12ª casas, em signo de debilidade, ou no signo do senhor da 12ª casa, a MD de Vênus produzirá inimizade com seus parentes, perturbações a partir de mulheres, perdas em negócios, perdas de gado, agonia para a esposa e para filhos, aborrecimentos de parentes.

9.c Resultados Favoráveis na MD de Vênus

49.85-87 – Vênus sendo o senhor da 9ª ou 10ª casas e posicionado no Ascendente ou na 4ª casa, a sua MD trará imensa felicidade e o nativo se tornará administrador de um estado ou vila, seu instinto religioso irá se agitar e assim ele construirá templos, tanques e terá prazer em doar alimentos; ele também comerá alimentos doces e estará entusiasmado para com seu trabalho e obterá conforto de status, riqueza, ativos, esposa, filhos etc.

49.88-89 – Os resultados na MD de Vênus e semelhantes resultados também podem ser esperados nas Antardaśā de Vênus das MD dos outros planetas. Deve Vênus ser o senhor da 2ª ou da 7ª casa e haverá perigo de vida. Para aliviar esse efeito, reverências ao Senhor Śiva através de mantras Védicos ou da recitação do Mahāmṛtyuñjaya Mantra, devem ser realizados. A doação de uma vaca ou de um búfalo também traz saúde.





1 – Isso quer dizer que os resultados das daśās devem ser investigadas a partir da natureza geral (naisargika kāraka) dos planetas, da sua natureza temporária e funcional de acordo com o Ascendente, e da posição dos planetas em casas e signos a partir do Lagna, da Lua e de outros referenciais da carta da natividade que está sendo analisada.
2 – A força dos planetas foi ensinada por Parāśara em Ṣaḍbala planetário. Cada tipo de força é aplicável a uma situação e área específicas da análise. Portanto, o astrólogo deve saber diferenciar o tipo de força analisada com a área e situação da vida estudadas para dar sua correta predição.
3 – Drekkāṇa é a divisão do signo em três partes iguais de 10º cada parte. Isto foi ensinado por Parāśara em “Divisionais”.
4 – É importante notar que o planeta pode estar em casas desfavoráveis, mas com elevada dignidade; ou pode estar em casas favoráveis, mas combusto ou associado com planetas maléficos, ou ele mesmo ser um maléfico temporário etc., quando ocorre mistura de eventos para o senhor da Mahā daśā, também ocorrem efeitos mistos na vida da natividade. Muni Parāśara descreve as diretrizes gerais dos efeitos, não os detalhes pormenores de cada um. O astrólogo é quem deve, a partir da sua experiência, saber identificar na carta as áreas da vida afetada e as situações específicas a serem vividas. A tradução deste Capítulo propõe exatamente ensinar ao leitor como determinar os efeitos das Mahā daśās através de cartas exemplos de situações reais que foram adicionadas aqui para estudo.
5 – Demonstrações práticas com Cartas exemplos foram colocadas ao final de cada MD planetária, bem como notas explicativas (apenas para edição de publicação da autora)
6 – Veja a Carta de Friedrich Nietzsche no exemplo 2 deste Capítulo (apenas para edição de publicação da autora)
7 – Na edição de Bombay do BPHS, existe indicações de que a MD de Marte traz tensões mentais, viuvez, coragem e outros problemas mesmo quando bem colocado nas casas mencionadas neste Śloka.
8 – Na edição de Bombay do BPHS, é citado que o período da MD de um Marte mau colocado gera doenças, tormentos, roubos, problemas com fogo, prisão, ferimentos, visão graça, desprazer do rei e de autoridades em geral.