Livro 2 - Cp 93 - Śānti Grahaṇa

CAPÍTULO 93
PACIFICAÇÃO PARA NASCIMENTOS DURANTE OS ECLIPSES
GRAHAṆA JĀTA ŚĀNTI

 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



93:1-4 – Maharṣi Parāśara disse: Oh Vipra, aquele que nasce durante os eclipses corre o risco de sofrer doenças, sofrimentos, pobreza e morte (prematura). Portanto, para o benefício da humanidade, desejo descrever os métodos de propiciação para alívio de tais aflições.

Um ídolo do senhor do Nakṣatra no qual o eclipse solar ou lunar ocorreu deve ser feito em ouro. No caso do eclipse solar, um ídolo de Sūrya também deve ser feito em ouro da medida acessível. Para o eclipse lunar, um ídolo de Candra deve ser feito em pātra e também deve-se fazer um ídolo de Rāhu de chumbo.

93:5-11 – Um local sagrado e devidamente purificado por esfregar nele estrume de vaca, deve ser preparado, e um tecido limpo e decente deve ser estendido sobre o local e, em seguida, todos os três ídolos descritos devem ser instalados.

Se o eclipse for o solar, faça oblações dos artigos preferidos de Sūrya, ou seja, arroz vermelho, sândalo vermelho, mālā vermelha, roupas vermelhas etc. No caso do eclipse lunar, ofereça artigos favoráveis a Candra, ou seja, sândalo branco, flores brancas, mālā branca, roupas brancas etc. E para Rāhu, flores pretas, roupas pretas etc. E para o senhor do Nakṣatra, ofereça coisas e fragrâncias brancas.
O Sol deve ser adorado com mantras (ā kṛṣṇena ...) e a Lua com (imaṁ deva...). A adoração de Rāhu deve ser feito com Dūrva (grama dūrva) e com mantras (kayāna...). Em seguida, homa para deve ser realizado para Sūrya e Candra com as suas madeiras respectivas de āk e palāśa. E, Oh Brāhmin! Para a pacificação de Rāhu, Homa deve ser realizado com dūrva (um tipo de grama).

93:12-14 – A natividade nascida durante o eclipse deve tomar banho com a água do Kalaśa e depois acalmando seus sentidos, adorar o Paṇḍit. Por último os Brāhmaṇes devem ser alimentados.

Desta forma, as medidas propiciatórias para a criança nascida durante o eclipse, deve ser realizada e depois de superar todos os tipos de preceitos, a pessoa se torna afortunada.