Livro 1 - Cp 38 - Outros Yogas


CAPÍTULO 38
MUITOS OUTROS YOGAS
ATHA VIVIDHA YOGA ADHYAYA


 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



38:1-2. Yogas Benéficos e Maléficos. Se existir um único benéfico no lagna, Śubha yoga é produzido, enquanto que um único maléfico causa Aśubha yoga. Da mesma forma, no 12º e 2º bhāvas, a situação de um benéfico e um maléfico sozinho causa os yogas citados acima. O nativo nascido em Śubha yoga será eloquente, charmoso, virtuoso e bem amaneirado. Enquanto que o nascido em Aśubha yoga será sensual, cometerá ações pecaminosas e será um usurpador da riqueza dos outros.

38:3-4. Gajakesarī yoga. Se Guru está em um kendra do lagna ou de Candra, e em yuti ou recebendo dṛṣṭi de um benéfico, e também não em debilidade ou combustão ou em rāśi inimiga, e o yoga formado se chama Gajakesarī. O nascido neste yoga será esplendoroso, rico, inteligente, dotado com muitas virtudes louváveis e favorito do rei.

38:5-6. Amala yoga. Quando os bhāvas, contado do lagna ao 10º, ou de Candra ao 10º, estão ocupados exclusivamente por benéficos, este yoga é formado. Amala yoga confere fama tão longa e duradoura quanto perdurar a idade de Candra e das estrelas, e fará o nativo honrado pelo rei e desfrutando de abundância de prazeres. Ele será caridoso, querido por seus parentes, será prestativo aos outros, piedoso e grandemente virtuoso.

38:7-8. Parvata yoga. Quando não existe nenhum planeta no 7º e 8º bhāvas, ou eles estão ocupados somente por benéficos, e existe algum benéfico em kendras, isto produz Parvata yoga. Quem nasce neste yoga será rico, eloquente, caridoso, instruído nos Śāstras, amante da alegria, famoso, esplendoroso e será líder de uma cidade.

38:9-10. Kāhala yoga. Deve o senhor da 4ª casa e Guru estarem em mútuos kendras, enquanto o lagneśa está forte, e o yoga é formado. Alternativamente, se o senhor da 4ª casa está em sua própria Rāśi, ou em sua exaltação, e em yuti com o senhor da 10ª casa, este yoga também é formado. O nativo nascido será enérgico, aventureiro, charmoso, dotado com um completo exército, consistindo de carros, elefantes, cavalos e infantaria, e será senhor sobre umas poucas vilas.

38:11-12. Cāmara yoga. Se o lagneśa está exaltado em um kendra e recebendo dṛṣṭi de Guru, este yoga é formado. Também se dois benéficos estão no lagna, ou em dharma, ou em karma, ou na 7ª casas, os efeitos de Cāmara yoga serão: o nativo será um rei, será honrado pelo rei, terá longa vida, será um erudito, eloquente e versado em todas as artes.

38:13-14. Śaṅkha yoga. Se o lagneśa é forte, enquanto os senhores de putra e de Ari bhāvas estão em mútuo kendras, então este yoga é produzido. Alternativamente, se o senhor do 9º está forte e o lagneśa e do 10º estão em signos móveis, então este yoga é formado igualmente. O nascido neste yoga será dotado com riqueza, esposa e filhos. Ele terá uma disposição agradável, benigna, inteligente, louvável, e terá longa vida.

38:15-16. Bherī yoga. Se vyaya, thanu, dhana e yuvati bhāvas estiverem ocupados, enquanto o senhor da 9ª casa  estiver forte, o nativo obtém este yoga. Novamente, outro tipo de Bherī yoga é formado se Śukra, Guru e o lagneśa estiverem em kendra enquanto do senhor da 9ª casa  está forte. O nativo nascido neste yoga será dotado com riqueza, esposa e filhos. Ele será um rei, será famoso, virtuoso e dotado com bom comportamento, felicidade e prazeres.

38:17. Mṛdaṅga yoga. Se o lagneśa está forte e outros grahas ocupam kendras ou koṇas e em seus próprios bhāvas, ou Rāśis de exaltação, então este yoga é formado. O nativo nascido neste yoga, será um rei ou feliz igual a um rei.

38:18. Śrīnātha yoga. Se o senhor da 7ª estiver na 10ª casa, enquanto o senhor da 10ª casa está exaltado e em yuti com o senhor da 9ª casa , então este yoga é formado. O nativo nascido será igual a Indra (deus dos deuses).

38:19-20. Śāradā yoga. Deve o senhor da 10ª casa estar na  5ª casa enquanto Budha graha está em um kendra, e Sūrya estando em sua própria Rāśi estiver forte, então esse yoga é formado. Alternativamente, se Guru ou Budha grahas estiverem em um koṇa de Candra, enquanto Maṅgala estiver na 11ª casa, esse yoga também é formado. O nascido neste yoga será dotado com riqueza, esposa e filhos, será feliz, um erudito, honrado pelo rei, será piedoso e virtuoso.

38:21-22. Matsya yoga. Benéficos em dharma e no ascendente, e na  5ª casa existem grahas mistos (maléficos e benéficos), e maléficos estão na 4ª casa e em Randra bhāvas, então esse yoga é formado. O nativo será um astrólogo, a encarnação da bondade, dotado com virtudes, inteligência, força e beleza, será famoso, instruído e piedoso. (*) Aqui a palavra kālajña, que significa alguém que tem habilidade em artes auspiciosas, é interpretada também no sentido de um astrólogo onisciente, ou ‘o conhecedor do tempo’.

38:23-24. Kūrma yoga. Se putra, Ari e yuvati bhāva estão ocupados por benéficos idênticos com seus próprios bhāvas, ou em exaltação, ou em Rāśis amigas, enquanto maléficos estão na 3ª casa, lābha e thanu bhāvas, em seus próprios bhāvas, ou em exaltação, então este yoga é formado. O nativo será um rei, será corajoso, virtuoso, famoso, prestativo, feliz. Ele será líder entre os homens.

38:25-26. Khaḍga yoga. Deve existir um parivartana entre os senhores de dhana e de dharma  bhāvas, e o lagneśa deve estar em um kendra ou em um koṇa, e este yoga é obtido. O nascido será dotado com riqueza, fortunas e felicidade, será instruído nos Śāstras, será inteligente, poderoso, grato e habilidoso.

38:27-28. Lakṣmī yoga. Se o senhor de dharma  estiver em um kendra idêntico com seu mūlatrikoṇa, ou sua própria Rāśi, ou em exaltação, enquanto do lagneśa está dotado com força, então este yoga é formado. O nativo nascido será charmoso, virtuoso, real em status, dotado com muitos filhos e abundancia de riqueza. Ele será famoso e de elevados méritos morais.

38:29-30. Kusuma yoga. Quando existem signos móveis no lagna, Śukra está em um kendra, Candra está em um koṇa em yuti com um benéfico, e Śani na 10ª casa, então este yoga é formado. O nativo será um rei, ou igual a um, será caridoso, desfrutará de prazeres, será feliz, o primeiro dentre sua família, virtuoso e um homem letrado.

38:31-32. Kalānidhi yoga. Se Guru em yuti com Śukra ou com Budha grahas, ou aspectado por eles, está no 2º ou 5º bhāvas; ou se Guru estiver em um signo de Śukra ou de Budha grahas quando ocorre a combinação acima mencionada, então este yoga é obtido. O nativo será virtuoso, honrado pelos reis, desprovido de doenças, feliz, rico e instruído.

38:33-34. Kalpadruma yoga. Note os seguintes 4 grahas – (a) o lagneśa; (b) o senhor daquela Rāśi em que (a) está colocado; (c) o senhor daquela Rāśi em que o (b) está colocado; e (d) o senhor daquela Rāśi onde (c) está colocado, só que visto no Navaṁśa. Se todos estes estiverem em um kendras ou em koṇas do lagna, ou estiverem exaltados, então este yoga é formado. O nativo será dotado com todos os tipos de riqueza, será um rei, piedoso, amante da guerra e misericordioso. Este yoga também é conhecido pelo nome de Pārijāta yoga.

38:35-36. Hari-Hara-Brahma yoga. Também conhecido por Trimūrti yoga. Quando existem benéficos no 2º, 12º e 8º bhāvas contados do senhor do 2º, o yoga formado é chamado Hari yoga. Quando existem benéficos no 4º, 9º e 8º bhāvas contados do senhor do 7º, então Hara yoga é formado. Quando existem benéficos no 4º, 10º e 11º bhāvas contados do lagneśa, então Brahmā yoga é formado. O nativo nascido em qualquer um desses 3 yogas será feliz, instruído e dotado com riqueza e filhos.
              
38:37. Lagnādhi yoga. Se benéficos estiverem no 7º e 8º bhāva do lagna, e não recebendo aspecto ou yuti de maléficos, então este yoga é formado. O nascido sob este yoga será um grande homem, será muito instruído nos Śāstras e será feliz.

38:38-39. Efeitos do lagneśa nas Divisões – Dignidades. Quando o lagneśa cai em Pārijāta Varga, o nativo será feliz. Quando o lagneśa está colocado em Vargottama (mesmo signo no Rāśi e Navāṁśa), ele será imune a doenças. Quando o lagneśa está colocado em Gopurāṁśa, ele será dotado com riqueza e grãos. Quando o lagneśa está colocado em Siṁhasanāṁśa (5 vargas), ele será um rei. Quando o lagneśa está colocado em Pārāvatāṃśa (6 vargas), ele será um erudito; Quando o lagneśa está colocado em Devalokāṁśa (7 vargas), ele será opulento e dotado com carros. Quando o lagneśa está colocado em Airavatāṁśa (9 vargas), ele será famoso e honrado pelos reis.