Livro 2 - Cp 92 - Śānti Saṁkrānti

CAPÍTULO 92
PACIFICAÇÃO PARA NASCIMENTOS EM SAṂKRĀNTI
SAṀKRĀNTI JANMA ŚĀNTI

 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



92:1-2 – Os nomes dos Saṃkrāntis caindo nos dias da semana de Domingo em diante são, respectivamente, Ghora, Dhuvaṁkṣī, Mahodarī, Mandā, Mandākinī, Miṣrā e Rākṣasī. O nativo que nasce em um dia de ingresso solar, enfrentará pobreza e miséria na vida. A pacificação dos planetas para aliviar essa aflição confere felicidade. Agora ensinarei o método de pacificação.

92:3-6 – Para o propósito de pacificação dos planetas, para obter alívio dessa aflição, Navagraha Śānti Homa deve ser feito. Um local puro, no canto Leste da casa, deve ser purificado por esfregar pasta de esterco de vaca nele. Coloque, em seguida, três montes de arroz com casca de 5 droṇa de medida (cada droṇa possui 10.24 Kg), metade dessa medida de arroz e metade do peso do arroz em sementes de gergelim separadamente. Faça, em seguida, a figura de um lótus de oito pétalas e cada um dos montes de grãos. Flores também devem ser oferecidas como oblações. Portanto, chame um Paṇḍit que tem o conhecimento da realização dos ritos e da essência dos mantras e então comece a cerimonia de propiciação.

92:7-14 – Coloque um Kalaśa vazio sobre cada um dos três montes de grãos (sobre o desenho do lótus desenhado) e coloque água de rios sagrados nesses potes. Adiciona Saptamṛttika (sete essências), Śātauṣadhi, Pañcapallava (cinco espécies de folhas) e Pañcagavya (cinco produtos da vaca) e em seguida cubra a boca desses potes com um tecido. Em seguida, coloque o vaso devidamente coberto com um tecido com o objetivo de um assento em cada pote e instale os ídolos (em cada um dos potes) do Adhidevatā e Pratyadhidevata, o qual simboliza Sūrya e Candra, respectivamente. Em seguida, adore os ídolos colocando de lado os ídolos do Saṃkrānti. Antes de começar a adoração, dois tecidos devem ser oferecidos como oblação como método prescrito no ritual. Os ídolos principais do Saṃkrānti devem ser adorados com os mantras (tryambakam...), mantra de Sūrya (utsūrya... ) e mantra de Candra (āpyāya ...). A adoração deve ser feita com o Ṣoḍaśopacāra (16 itens de oferecimento) ou com o Pañcopacāra (5 itens de oferecimento). Japa do Mahāmṛtyuñjaya deve ser recitado por 1008, 108 ou 28 vezes de acordo com a capacidade depois de tocar os ídolos principais. Em seguida, Homa com oblação de sementes de gergelim entre japa do Mahāmṛtyuñjaya Mantra e da divindade adorada devem ser realizados. Por último, Brāhmaṇes devem ser alimentados. É depois desses rituais que a pacificação do Deva está completa.

Parāśara Muni aconselha o tempo todo que somente os sacerdotes versados nesses ritos estão aptos a realiza-los. Então, por que insistir em fazê-los sem conhecer todos os trâmites da sua execução?