Livro 1 - Cp 44 - Daridra Yoga


CAPÍTULO 44
COMBINAÇÕES PARA POBREZA
ATHA DARIDRAYOGA ADHYĀYA


 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



44:1. Oh, Sábio, eu ouvi de você uma quantidade de yogas que produzem riqueza. Agora, senhor, gentilmente me fale daqueles yogas pelo qual a pessoa nascida se torna extremamente pobre.

44:2. Se o senhor do lagna está no 12º bhāva e em yuti com, ou recebendo dṛṣṭi de um senhor māraka, o nativo será pobre.

44:3. Se o senhor do lagna está no 6º bhāva e o senhor do 6º está no lagna e está em yuti com, ou recebendo dṛṣṭi de um mārakeśa (senhor de um bhāva māraka), o nativo será desprovido de riqueza.

44:4. Se o senhor do lagna ou Candra está em yuti com Ketu, e o senhor do lagna está no 8º bhāva e em yuti com, ou aspectado por um mārakeśa, o nativo será pobre.

44:5. Se o senhor do lagna junto com um maléfico está no 6º, 8º ou 12º bhāvas, e o senhor do 2º está em um signo inimigo, ou em sua debilidade, então o nativo, mesmo nascido em realeza, torna-se pobre.

44:6. Se o senhor do lagna está em yuti com o senhor de um trikasthāna (6,8,12), ou com Śani, e está desprovido do aspecto de um benéfico, o nativo será pobre.

44:7. O senhor do 5º e 9º bhāvas estão, respectivamente, no  6º e 12º bhāvas e recebendo o aspecto de um mārakeśa, o nativo será pobre.

44:8. Se maléficos, excetuando os senhores do 9º e 10º bhāvas, estão situados no lagna e estão em yuti com, ou recebendo dṛṣṭis de um mārakeśa, o nativo será pobre.

44:9. Quando os senhores dos bhāvas onde os senhores dos trikasthāna estão situados estão no trikasthāna e têm yuti, ou estão recebendo dṛṣṭis de maléficos, o nativo será miserável e pobre.

44:10. Quando o senhor do navāṁśa no qual Candra está situado está em um bhāva māraka, ou em yuti com um planeta māraka, o nativo será pobre.

44:11. Se o senhor do lagna e seu senhor no navāṁśa, ambos, estão no 6º, 8º ou 12º bhāvas e estão em yuti com, ou recebendo um dṛṣṭi de um mārakeśa, o nativo será pobre.

44:12. Se existem maléficos em bhāvas auspiciosos, e benéficos em bhāvas inauspiciosos, o nativo é pobre e irá morrer de fome.

44:13. O graha que está em yuti com o senhor de um trikasthāna, e está desprovido de dṛṣṭi dos senhores do 9º e 5º bhāvas, causará danos em sua daśā em relação aos aspectos financeiros na vida da natividade.

44:14. Quando o 8º e 12º do ātmakāraka, ou do ascendente, estão aspectados pelo senhor do ascendente e pelo senhor do ātmakāraka do navāṁśa, o nativo será pobre.

44:15. Se o 12º do AK está aspectado pelo ātmakārakeśa (senhor do AK), ou se o 12º bhāva do ascendente está aspectado pelo senhor do lagna, o nativo será um perdulário certamente.

44:16-18. Agora eu falarei de outros daridra yogas (combinações que causam pobreza) e também de outras condições de nulificações destes yogas.

Maṅgala e Śani situados no 2º bhāva, a casa da riqueza, destroem a riqueza. Mas se eles estão aspectados por Budha graha, eles farão o nativo extremamente rico, não há dúvida quanto a isto.

Se lá (no 2º bhāva) estiver Sūrya aspectado por Śani, este yoga fará o nativo desprovido de sua riqueza; e se não houver o aspecto de Śani sobre Sūrya, isto fará o nativo extremamente rico e famoso.

Os efeitos de Śani (no lugar de Sūrya), aspectado por Sūrya se dão do mesmo modo, ou seja, se Śani recebe dṛṣṭi de Sūrya, isto fará o nativo extremamente pobre, mas se Śani não recebe dṛṣṭi de Sūrya, então isso dará riqueza e fama.