Livro 1 - Cp 10 - Momento do Nascimento


CAPÍTULO 10
AMBIENTE NO MOMENTO DO NASCIMENTO
ATHA SŪTIKĀ ADHYĀYA

 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________


10:1-4. Parāśara disse: Oh, Suvrata Maitreya (Suvrata, aquele que tomou voto religioso), agora vou falar sobre o ambiente no momento do nascimento. O Senhor Brahmā me disse com o objetivo de me falar sobre essas questões astrológicas. Primeiramente, com o auxílio de instrumentos, os astrólogos devem ter o exato conhecimento do momento do nascimento. Em seguida, ele deve conhecer, na Carta Natal, o Lagna e os planetas no momento do nascimento, e os plantas devem ser colocados nos planetas e nos outros Bhāvas. Se o nascimento acontece de dia, então Sūrya; se ele acontece durante a noite, então Śani, devem ser tomados como pai (significador). Semelhantemente Śukra e Candra irão representar a mãe, respectivamente, durante o nascimento de dia e de noite. O nascimento da criança vai ocorrer na casa daquele parente cujo planeta (que é o significador de pai/mãe) é o mais forte.


Pai
Mãe
Nascimento Diurno
Sūrya (Sol)
Śukra (Vênus)
Nascimento Noturno
Śani (Saturno)
Candra (Lua)


10:5. Se benéficos estiverem situados em seus Rāśis de debilidade e não receberem dṛṣṭi por qualquer outro graha, e Candra estiver colocado no Lagna, então o nascimento aconteceu fora (de uma das casas).

10:6-7. Quando em seu próprio Rāśi, Sūrya estiver forte e estiver aspectado por Maṅgala, deve-se saber que o nascimento no quarto foi iluminado por muitas lamparinas de barro. Se Candra estiver em Rāśis de água, estando no 4º Bhāva e em yuti com ou recebendo aspecto de Śani,  nascimento da criança deve ser predito como ocorrido na escuridão.

10:8-9. A situação de lamparinas de barro deve ser predita na parte da casa onde na Carta de nascimento Sūrya está colocado. O astrólogo instruído deve conhecer a partir do Lagna o pavio da lamparina, e o óleo a partir de Candra. Se no momento do nascimento, Sūrya estiver em um Rāśi móvel, a lamparina será oscilante; se em um Rāśi fixo, ela permanecerá fixa; e se em um Rāśi dual, ela deverá ser mantida algumas vezes estável e outras oscilante (sobre a chama da lamparina).

10:10. Se no momento do nascimento o Lagna estiver em um Rāśi que surge com a cabeça (Śīrṣodhaya), então nascimento da criança deve ser com sua cabeça para fora; se em um Rāśi que surge com as costas (Pṛṣṭodhaya), então a criança surgiu primeiro com seus pés; e se em um Rāśi que surge com a cabeça e com os pés (Ubhyodhaya), então a criança saiu primeiro com suas mãos.

10:11. A direção da porta da sala de parto deve ser conhecida a partir dos planetas que estiverem situados em ângulos de acordo com suas forças, ou a partir do Rāśi no Lagna. Estes são, respectivamente, os Senhores das direções.

10:12-13 ½. O número de enfermeiras/parteiras (mulheres presentes que ajudam no parto) é igual ao número de planetas entre o Lagna e o Rāśi no qual Candra está situado. As enfermeiras atendendo fora e dentro (do quarto de parto) são conforme a metade visível e invisível do Horóscopo. O número de enfermeiras deve ser entendido pela multiplicação do número de planetas em seu próprio Rāśi por dois (2); por três (3) se estes planetas estiverem em Rāśis de exaltação ou estiverem retrógrados. Se existir as duas possibilidades (multiplique por 2 e por 3) e em seguida multiplique por três (3) mais uma vez. Igual ao número de maléficos entre o Lagna e Candra é o número de viúvas; e igual o número de benéficos, é o número de mulheres que tem seu marido vivo.

10:14-25. O membro do corpo do Kālapuruṣa (o tempo personificado), no qual Maṅgala e Sūrya estão situados, tem uma marca nele; e onde Śani e Rāhu estão situados, um ponto escuro é indicado neste local (parte do corpo). Se Candra, Maṅgala e Śukra ocupam o Lagna, o ponto será na cabeça. No caso de Śukra estar no 7º Bhāva e Rāhu no 8º Bhāva, haverá sinal no ouvido esquerdo ou na testa. Se Bṛhaspati, Śukra e Maṅgala estiverem no 7º Bhāva, os sinais na testa serão de acordo com a cor dos planetas. Se Candra, Maṅgala ou Śukra estiver no Lagna, não há dúvida de que a pessoa obterá uma marca lá aos seus 12 anos de idade. No caso de Śani e Maṅgala estiverem em trikoṇas, o sinal será no ânus ou no órgão sexual. Quando Śani está no Lagna e Śukra ocupa um trikoṇa, e Budha e Bṛhaspati estão situados no 8º Bhāva, isso indica que haverá uma marca na barriga; se Śukra, Sūrya e Rāhu estiverem no 4º Bhāva, ou Maṅgala está no Lagna, deve-se especialmente predizer que haverá marca na perna esquerda. Deve Śukra estar no Lagna e Rāhu no 8º Bhāva e haverá uma marca no ouvido esquerdo da criança. No caso de Bṛhaspati estar no Lagna e Rāhu no 7º Bhāva, a marca deve estar sobre o braço esquerdo. Se Candra estiver no 8º Bhāva, Bṛhaspati e Śukra no 12º Bhāva, e Śani e Maṅgala no 7º Bhāva, haverá uma marca em ambos os braços. Quando Śukra está no 2º Bhāva, Rāhu e Śani no 10º Bhāva, e Sūrya está no 8º Bhāva, haverá uma marca no umbigo. Se Śukra e Maṅgala estiverem situados no 3º Bhāva, Candra ocupar o 2º e Śani no 10º, a marca será nas costas. Caso Budha esteja no 3º Bhāva, 6º ou 11º, Bṛhaspati no 12º Bhāva e Śukra no 3º Bhāva, a marca será no peito.

10:26-28. Se Śani ocupa o Lagna, Maṅgala o 7º Bhāva e Candra não aspecta o Lagna e está situado entre Buda e Śukra, então o nascimento da criança ocorreu na ausência do pai (o pai em algum lugar fora da casa). Quando Sūrya está colocado no 8º ou 9º Bhāvas, em um Rāśi móvel, então também o nascimento da criança certamente acontecerá na ausência do pai. Novamente, se Sūrya estiver situado em qualquer outra casa da metade visível da Carta Natal, exceto o 10º Bhāva, e Candra não aspectar o Lagna, o nascimento acontecerá na ausência do pai.

10:29-32. Se no horóscopo de uma criança nascida durante a noite, Śani em yuti com Maṅgala estiver colocado em um Rāśi móvel, a morte do pai deve ser predita para acontecer em terras estrangeiras. Se o 8º Bhāva ou o 12º Bhāva estiverem ocupados por maléficos e o Senhor do Lagna forte ocupar ou o 4º ou o 9º Bhāva, o pai do nativo adoecerá. No caso de Sūrya forte e ocupando o Lagna, e aspectado por Śani e Maṅgala, o pai da criança adoece no nascimento da criança. Se Śani, Maṅgala e Sūrya estiverem colocados no 4º ou 10º Bhāvas, e se eles estiverem desprovidos de qualquer influência de benéfico, o nativo será privado da felicidade de ser seu pai.