Livro 1 - Cp 9 - Aspectos por Signos


CAPÍTULO 9
DṚṢṬIS DOS RĀŚIS
ATHA RĀŚI DṚṢṬI KATHANA ADHYĀYA


 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



9:1-3. Dṛṣṭis dos Rāśis. Oh, Maitreya, agora detalhados estão os dṛṣṭis, emanando do Rāśi Meṣa etc. Cada Rāśi Móvel lança dṛṣṭis nos 3 Signos Fixos, partindo do Signo Fixa adjacente a ele. Cada Signo Fixo lança dṛṣṭi sobre os 3 Signos Móveis, exceto sobre o Signo Móvel adjacente. E um Signo Dual lança dṛṣṭi sobre os outros três Signos Duais. O Graha em um Rāśi lança o mesmo dṛṣṭi, assim como o Signo (no qual o Graha está) faz.

4-5. Dṛṣṭis dos Grahas. Um Graha em um Signo Móvel lança dṛṣṭi sobre os outros 3 Signos Fixos, partindo do Signo Fixo junto a ele. Um Graha em um Signo Fixo não lança dṛṣṭi sobre o Signo Móvel seguinte, mas sim sobre os 3 Signos Móveis restantes. O Graha em um Signo Dual lança dṛṣṭi sobre os 3 Signos Duais restantes. Simultaneamente, um Graha em um Signo que recebe dṛṣṭi também está sujeito ao dṛṣṭi concernente.

6-9. Diagrama dos Dṛṣṭis. Como descrito pelo Senhor Brahmā, agora eu narro o diagrama dos dṛṣṭis, de modo que os dṛṣṭis possam ser facilmente compreendidos por um simples olhar no diagrama. Desenhe um quadrado, ou um círculo, marcando as 8 direções (4 cantos e 4 cantos a partir dos primeiros cantos). Marque os Signo zodiacais, como se segue: Meṣa e Vṛṣabha no Leste, Mithuna no Nordeste, Karkaṭa e Siṁha no Norte, Kanyā no Noroeste, Tulā e Vṛścika no Oeste, Dhanu no Sudoeste, Makara e Kumbha no Sul e Mīna no Sudeste.