Livro 2 - Cp 83 - Corpo Feminino

CAPÍTULO 83
CARACTERÍSTICAS DAS PARTES DO CORPO DA MULHER
ATHA AṄGA LAKṢANA PHALA ADHYĀYA

 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



83:1 – Maitreya disse: Oh Maharṣi! Você descreveu os vários tipos de resultados auspiciosos e não auspiciosos a partir do nascimento de uma mulher. Agora eu suplico que fale dos resultados sobre as características das partes do corpo da mulher.

83:2 – Muni Parāśara respondeu: Oh Brāhmin! Conforme os resultados propostos pelo Senhor Śiva à Deusa Pārvatī, vou descrever o mesmo para você. Por favor, ouça-me.

SOBRE OS PÉS

83:3-4 – Uma mulher cujos pés são lisos, delicados, carnudos, regular, avermelhados em coloração, não suados, esta mulher irá desfrutar de plenitude de confortos. Uma mulher cujos pés (a sola dos pés) são pálidos em cor, duros, secos, que possui frieiras, tortos, que possuem malhas como marcas e são magros e descarnados, tal mulher sofrerá misérias e será desafortunada.

MARCAS NAS SOLAS DOS PÉS

83:5-6 – Uma mulher cuja sola possui marcas como conchas (saṅkha), Svastika, Cakra, Lotus (abja), bandeira (dhvaja), peixe (mīna), guarda-chuva (ānapatra) e tem linhas longas, tal mulher desfruta de copiosa felicidade e confortos e é como uma rainha. Se as marcas são como a de serpentes (sārpa), rato (ākhu), corvo (kāka), aquela mulher é indicativa de miséria, pobreza e indigência.

CARACTERÍSTICAS DAS UNHAS E DEDOS DOS PÉS

83:7 – A mulher que possui unhas dos pés de cor avermelhada, bem desenvolvidas, lisas e arredondadas, é abençoada com felicidade e confortos. Enquanto curtas, enegrecidas em cor e rasgadas, indicam desconforto e infelicidade.

83:8 – Quando o polegar do dedo do pé é bem desenvolvido, carnudo e arredondado, isso indica prazeres, alegria. Enquanto um polegar torto, curto e achatado indica miséria e infortúnio.

83:9 – Se os outros dedos dos pés são macios, cheios, arredondados e bem formados, isso é auspicioso, enquanto a mulher que possui longos dedos é considerada como possuindo perda de moral, e a mulher que possui dedos compridos e ossudos será pobre e indigente.

83:10-11 – Uma mulher que possui dedos curtos, terá vida curta; dedos sendo curtos e longos, ela será alcoviteira e enganosa. Se os dedos forem achatados, ela será um serviçal e se os dedos forem desigualmente espaçados, ela será pobre. Os dedos devem ser assimétricos e ela será uma viúva.

83:12-13 – Uma mulher que caminha levantando poeira, irá trazer descrédito e vergonha para o pai, a mãe e a família do marido. Enquanto estiver caminhando, se o dedo mínimo não toca o chão, tal mulher se casa novamente depois da morte do seu primeiro marido.

83:14-16 – Oh grande Brāhmin! Uma mulher, cujo dedo do meio e adjacentes, também não tocam o chão, ela se tornará uma viúva. Se o dedo seguinte ao dedo maior (polegar do pé) for mais longo do que o polegar do pé, essa mulher terá relacionamento ilícito com um homem antes do seu casamento e continuará essa relação mesmo depois de se casar e é uma mulher não casta.

CARACTERÍSTICAS DA PARTE SUPERIOR DOS PÉS

83:17 – Em uma mulher, cuja parte superior dos pés é bem desenvolvido, não suada, lisa e carnuda, tal mulher se iguala a uma rainha. Se ela tem características opostas, ela será uma mulher pobre. Se esta porção dos pés é cheia de veias, ela será interessada em viagens. Se é peluda, ela será um serviçal, e se for magro e ossudo, ela será desafortunada.

CARACTERÍSTICAS DOS CALCANHARES

83:18 – Se os calcanhares forem uniformes, ela terá prazer do amor de seu marido e se forem densamente gordos, ela será desafortunada. Calcanhares elevados indicam uma mulher não casta, e se eles são longos, ela enfrentará sofrimentos.

CARACTERÍSTICAS DAS PANTURRILHAS

83:19 – Uma mulher que possui panturrilhas sem pelos, uniformes, macios, arredondados, veias invisíveis e elegantes certamente será a esposa de um rei.

CARACTERÍSTICAS DOS JOELHOS

83:20 – Se ambos os joelhos forem redondos, cheios de carne e macios, esta mulher manifestará a felicidade. Se os joelhos forem ossudos, esta mulher irá ditar seus próprios termos (ser independente de marido), enquanto joelhos frouxos causará pobreza.

CARACTERÍSTICAS DAS COXAS

83:21 – Se ambas as coxas forem carnudas e de uma forma arredondada, análoga à tromba de um elefante, delicadas, belas e sem pelos, tal mulher certamente será uma rainha. A mulher que possuir coxas achatadas e peludas será uma viúva e uma mulher desafortunada.

CARACTERÍSTICAS DA CINTURA

83:22 – Uma mulher que possui 24 aṅgulas (1 aṅgula tem o  comprimento de um dedo de espessura) de comprimento na cintura, de formato uniforme, com quadris bem formados, é apreciável e auspiciosa.

83:23 – Se a cintura for irregular, achatada, longa, magra e peluda, isso indicará viuvez e uma mulher não auspiciosa.

CARACTERÍSTICAS DOS QUADRIS

83:24 – Se uma mulher possui quadris belos, bem formados, carnudos e amplos, ela será abençoada com confortos e terá o amor e cuidados de seu marido. Características contrárias produzirão infelicidade e angústias.
CARACTERÍSTICAS DOS ORGÃOS SEXUAIS

83:25 – Se o clítoris for escondido, possuindo cor roseada, devidamente coberto com pelos macios e curvado como as costas de uma tartaruga, de formato semelhante à folha de uma pīpal (da árvore aśvatta) e suave, isso é auspicioso.

83:26 – Se a forma do órgão sexual corresponde aos pés de um veado, tendo cavidade como um forno, espalhado como uma boca aberta, com pelos grosseiros, com saliente clítoris, isto é considerado não auspicioso.

83:27 – Se o lado esquerdo do órgão sexual da mulher é elevado, ela dará nascimento a crianças do sexo feminino, e se o lado direito é que for mais elevado, ela dará nascimento a crianças do sexo masculino. Se o órgão sexual é da forma de uma concha, ela será incapaz de produzir crianças.

CARACTERÍSTICAS DA PORÇÃO ABAIXO DO UMBIGO

83:28 – Se a porção abaixo do umbigo é bem espalhada, suave e levemente sobressalente, isso é considerado auspicioso. Se a mesma porção é peluda, com veias visíveis e contendo linhas, isso é inauspicioso.

CARACTERÍSTICAS DO UMBIGO

83:29 – Um umbigo profundo, voltando-se para o sul, isto é auspicioso. Um umbigo elevado, voltado para a direita e rugoso, isto é inauspicioso.

CARACTERÍSTICAS DO ÚTERO

83:30 – Um útero bem espalhado trará riqueza para o órgão sexual e produzirá muitas crianças e isso também indica felicidade. Se o útero (ventre da mulher) for semelhante ao de uma rã, ela será capaz de dar nascimento a um rei.

83:31 – Uma mulher com o útero elevado, enrugado, do tipo de um redemoinho, significa uma mulher estéril, uma asceta e serviçal, respectivamente.

CARACTERÍSTICAS DAS COSTELAS

83:32 – Se a região das costelas for regular, bem desenvolvida e suave, isso é propício. Se a porção é elevada, peluda, com muitas veias visíveis, isso é inauspicioso.

CARACTERÍSTICAS DA PORÇÃO DO CORAÇÃO (PEITO)

83:33 – Se a porção sobre o coração é desprovida de pelos e é uniforme, isso indicará felicidade. Mas se é espalhada e com um peito peludo, isso deve ser considerado inauspicioso.

CARACTERÍSTICAS DA PORÇÃO DOS SEIOS

83:34 – Se os seios forem iguais em tamanho, carnudos, plenamente desenvolvidos, arredondados e firmes, isso é favorável. Se forem grosseiros na frente e distantes um do outro, magros, isso não é considerado auspicioso.

83:35 – Uma mulher que possui o seio direito elevado, irá ter uma criança do sexo masculino. E se ela tiver o seio esquerdo mais elevado, ela irá ter uma criança do sexo feminino, tal como descrito nos antigos livros de astrologia.

CARACTERÍSTICAS DOS MAMILOS

83:36 – Se os mamilos de uma mulher forem arredondados e da coloração marrom, isso deve ser considerado bom. Se forem depressivos, longos e fracos, isto não deve ser considerado auspicioso.

CARACTERÍSTICAS DOS OMBROS
              
83:37 – Se os ombros forem uniformes, com articulações escondidas, isso deve ser considerado auspicioso. Se os ombros forem peludos, elevados, tortos, ossudos, isso não deve ser considerado auspicioso.

CARACTERÍSTICAS DAS AXILAS

83:38 – A mulher que tem pelos finos e delicados nas axilas, que possui axilas fortes e suaves, é propícia (para o casamento). Se as axilas forem carnudas, profundas e suadas, a mulher deve ser considerada inauspiciosa.

CARACTERÍSTICAS DOS BRAÇOS

83:39-40 – Uma mulher que possui braços que não são ossudos, que possui juntas finas, sem pelos e sem veias visíveis, retos e elegantemente arredondados, essa mulher é adorável. Uma mulher com braços ossudos, com pelos grosseiros, braços curtos, cheios de veias e tortuosos, esta mulher dará angústia e miséria.

CARACTERÍSTICAS DOS POLEGARES DAS MÃOS

83:41 – Se os polegares das mãos forem como brotos de lotus, esta mulher dará confortos. Enquanto se forem polegares tortos e sem muita carne neles, essa mulher produzirá angustia e infelicidade.

CARACTERÍSTICAS DAS PALMAS DAS MÃOS

83:42-43 – Uma mulher que possui palmas com um tom róseo, elevados no meio, mostrando nenhuma perfuração entre elas, enquanto os dedos são próximos, delicados com poucas linhas, tal mulher sempre desfrutará de confortos e felicidade.  Uma mulher que possui as palmas das mãos com muitas linhas irá se tornar viúva. Palmas sem linhas leva à pobreza e uma palma com veias visíveis faz uma mulher uma bhikṣuka (mendiga) sem qualquer meios de subsistência.

CARACTERÍSTICAS DAS COSTAS DAS MÃOS

83:44 – Se as costas das mãos de uma mulher são bem formadas, delicadas e sem pelos, isto é propício. Se as costas das mãos mostrarem veias proeminentes, pelos e depressões, isso indicará angústia e pobreza.

CARACTERÍSTICAS DAS LINHAS DAS PALMAS

83:45-47 – Uma mulher que apresenta linhas claras, de coloração rósea, circular, suave, completa e sem cortes, e profundas, esta mulher desfruta de todos os confortos. Se as linhas das palmas possuírem marcas tais como peixe, ela terá boa sorte e desfrutará de prazeres do amor de seu marido. Se as linhas mostrarem marcas como uma Svastika, aquela mulher será rica. Se apresentarem a forma de um lótus, ela se tornará a esposa de um rei. Se a palma contém um sinal de um vórtice que gira da direita para a esquerda, ela será a rainha do rei dos reis. Se a palma possuir uma marca de uma concha, guarda-chuva ou de uma tartaruga, ela será a mãe de um rei.

83:48 – Se a palma possuir um sinal igual ao de uma balança (tulā), ou de um elefante (gaja), de um cavalo ou búfalo, ela será a esposa de um homem de negócios.

83:49-50 – Se a palma tem a marca indicando uma casa ou arma, esta mulher dará nascimento a um filho homem que será instruído nos Śāstras. Marcas indicando os sinais de um chamara (abanador ritualístico feito de pelos de animal com um cabo), um aṅkuśa (arma da forma de um gancho ou anzol), um arco, um tridente, uma espada, uma maça (arma da forma de um bastão), um Śakti (uma espécie de clarim), um pequeno tambor, ela será a esposa de um imperador.

83:51-52 – Se as linhas na palma, começando da raiz do polegar e se prolonga até a base do dedo mindinho, a mulher que possuir tal marca, será a causa da morte de seu marido. Tal mulher deve ser descartada antes mesmo do casamento. Se as linhas mostram a forma de um corvo, um sapo, um chacal, lobo, escorpião, serpente, macaco, camelo e gato, a mulher sofrerá miséria.

CARACTERÍSTICAS DOS DEDOS

83:53-54 – Se os dedos de uma mulher forem delicados e com falanges elegantes, finos e afinando para a extremidade final, sem pelos, tal mulher é propícia. Se os dedos forem curtos, magros, tortos, mostrando espaço na forma final, peludos, possuindo muitas falanges ou sem qualquer falange, tal mulher causará angústia e trará miséria.

CARACTERÍSTICAS DAS UNHAS

83:55 – Se as unhas forem de coloração avermelhada, elevada e pontiagudas, a mulher deve ser considerada propícia. Se as unhas forem deprimidas, sem cor, pálidas ou com pontos brancos, a mulher deve ser considerada inauspiciosa.

CARACTERÍSTICAS DAS COSTAS

83:56 – Uma mulher possuindo as costas onde os ossos não são visíveis, bem formada e preenchida com carne é propícia. As costas com veias visíveis, peludas e curvadas é considerada inauspiciosa.

CARACTERÍSTICAS DO PESCOÇO

83:57-58 – Se o pescoço de uma mulher possui três linhas e ossos não visíveis, se for arredondado, bem formado e delicado, isso é apreciável e benéfico. Um pescoço grosso indica viuvez. Uma mulher com um pescoço irregular indica que será um serviçal. Uma mulher com um pescoço achatado será estéril e uma mulher com um pescoço curto permanecerá sem filhos.

CARACTERÍSTICAS DA GARGANTA

83:59 – Se a garganta é ereta, plenamente desenvolvida e bem elevada, isso é considerado o melhor. Uma garganta magra, mostrando veias, peluda, longa e irregular, é inauspiciosa.

CARACTERÍSTICAS DO QUEIXO

83:60 – Se o queixo de uma mulher for da cor avermelhada, delicado e bem nutrido, isto é admirável. Mas se o queixo for largo, peludo, grosseiro, com uma fenda, isso é considerado inauspicioso.

CARACTERÍSTICAS DAS BOCHECHAS

83:61 – Se uma mulher tem as bochechas infladas, carnudas e redondas, isso indica felicidade. Bochechas peludas, duras e desnutridas indicam infelicidade.

CARACTERÍSTICAS DA BOCA

83:62 – Uma boca que não é nem larga e nem pequena, bem nutrida, arredondada, emitindo fragrância, charmosa e elegante, indica confortos e boa sorte.

CARACTERÍSTICAS DOS LÁBIOS

83:63-64 – Uma mulher que possui os lábios arredondados, de coloração rosada, lustrosos, possuindo uma linha no meio e aparência elegante, ela será uma rainha. Se os lábios não possuírem muita carne, forem rachados, longos, secos, espessos e de coloração escura, isso indica viuvez e miséria.

83:65 – Se o lábio superior é da cor avermelhada com o meio semelhante ao lótus, brilhoso e suave, possuindo pouca e insignificante saliência nomeio, sem pelos, isto indicará confortos (saúde do corpo) e boa sorte.

CARACTERÍSTICAS DOS DENTES

83:66-67 – Se os dentes da mulher são lustrosos, tendo um brilho leitoso, e se ela possui os 32 dentes, levemente elevados, mas regulares, indica que ela é propícia (para o casamento). Se os dentes inferiores forem em maior número, pálidos, escurecidos, longos, em pares de dois (cavalados), quebrados e rachados, muito espaçados, isso indica que ela não é auspiciosa.

CARACTERÍSTICAS DA LÍNGUA

83:68-69 – Uma mulher que possui uma língua avermelhada e suave é auspiciosa e transmite um grande conforto (saúde física). Se a língua é abatida no meio e espalhada na porção da frente, isto causará angústia. A língua sendo esbranquiçada, indica morte. Se a língua tem uma coloração escura, isso indica uma mulher briguenta. Se a língua é grossa e espessa, indica pobreza. Se a língua é longa, isso indica uma mulher insaciável. Uma língua é ampla, indica preguiça e descuido.

CARACTERÍSTICAS DO PALATO

83:70-71 – Uma mulher que tem o palato suave e roseado em coloração, é propícia. Um palato branco indica viuvez. Um palato pálido indica ascetismo. Um palato escurecido indica esterilidade. Um palato seco indica uma grande família.

CARACTERÍSTICAS DO RISO

83:72 – O riso de uma mulher que não mostra seus dentes e suas bochechas são vistas levemente infladas, ela é propícia para casar. Caso contrário, deve ser considerada inauspiciosa.

CARACTERÍSTICAS DO NARIZ

83:73-74 – Se uma mulher tem o nariz arredondado e uniforme, com pequenas narinas, é considerada propícia (para o casamento).

CARACTERÍSTICAS DOS OLHOS

83:75-77 – Se os olhos forem avermelhados nos cantos, com pupilas negras, olhos redondos com as bolas dos olhos brancos como leite de vaca, com cílios longos e suaves, isso é auspicioso. Uma mulher com olhos sobressaltados terá vida curta, e uma com olhos arredondados indica perda de moral. Olhos do tipo mel avermelhado, da cor marrom, indica boa sorte e felicidade. Uma mulher sendo cega do seu olho esquerdo terá má conduta e sendo cega do seu olho direito será estéril. Uma mulher com os olhos semelhantes ao de um pombo, será viciosa e pecadora em caráter. E uma mulher que tem os olhos semelhantes aos olhos de um elefante, será desafortunada.

CARACTERÍSTICAS DOS CÍLIOS

83:78 – Se os cílios forem suaves, pretos, compactos, sutis, isso indica boa sorte. Uma mulher com cílios escassos, marrom avermelhados ou grosso, sofre misérias.

CARACTERÍSTICAS DAS SOBRANCELHAS

83:79 – Uma mulher que tem as sobrancelhas arredondadas, curvadas como um arco, suaves, da cor preta, não juntas e com pelos sedosos, é abençoada com felicidade fama.

CARACTERÍSTICAS DAS ORELHAS

83:80 – Orelhas longas e elegantemente moldadas é sinal de boa sorte e a mulher será abençoada com um filho homem. Uma orelha compacta, com veias visíveis, curvadas, esta mulher será maltratada.

CARACTERÍSTICAS DA TESTA

83:81-82 – Uma mulher que possui uma testa sem mostrar veias, sem pelos, da forma da meia Lua, sem depressões, do tamanho de três angulas, ela será abençoada com um filho homem e boa sorte. Se a testa carrega um claro sinal de svastica, ela será como uma rainha, e uma testa muito larga, peluda e elevada de modo anormal, manifesta miséria.

CARACTERÍSTICAS DA CABEÇA

83:83 – Uma mulher que possui a cabeça desenvolvida semelhante à cabeça de um elefante, redonda, é abençoada com boa sorte. Se a cabeça for muito larga, longa, torta, indicará miséria e infortúnio.

CARACTERÍSTICAS DO CABELO

83:84-85 – Cabelo suave, preto, fino e longo mostra que é auspicioso. Cabelo de cor avermelhada, duro, seco, escasso, ralo e curto, mostra que é inauspicioso. Contudo, uma mulher possuindo cabelo amarelo dourado, da cor do mel, ou de cor preta, é favorável.

Da mesma forma que as características do corpo de uma mulher foram enunciadas neste Capítulo, elas também devem ser aplicadas e delineadas ao corpo de um homem.