Livro 1 - Cp 15 - Efeitos da 2ª Casa



CAPÍTULO 15
EFEITOS DO DHANA BHĀVA
ATHA DHANA BHĀVA PHALA ADHYĀYA                            


 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



15:1-2 – Combinações para Riqueza. Oh, excelente dos Brāhmaṇes, ouça-me falando dos efeitos do Dhana Bhāva. Se o Senhor do Dhana estiver em Dhana, ou em um ângulo, ou em um trino, ele irá promover a riqueza (ou estado monetário). Ele deve estar em Ari, na 8ª ou na 12ª e as condições financeiras irão declinar. Um benéfico em Dhana dará riqueza, enquanto que um maléfico, ao contrário, destruirá a riqueza.

15:3 – A pessoa será rica se Guru estiver em Dhana, bem como o Senhor do Dhana, ou estiver com Maṅgala.

15:4 – Se o Senhor do Dhana estiver em Lābha, enquanto que o Senhor de Lābha está em Dhana, a riqueza será adquirida pelo nativo. Alternativamente estes dos Senhores podem se juntar em um ângulo ou em um trino.

15:5 – Se o Senhor de Dhana estiver em um ângulo, enquanto o senhor do Lābha está em um trino contados daí, ou estiver recebendo dṛṣṭi, ou em yuti com Guru e Śukra, a natividade será rica.

15:6-7 – Yogas para Pobreza. A natividade não terá dinheiro se o Senhor de Dhana Bhāva estiver em um Bhāva maléfico, enquanto que o senhor do Lābha Bhāva também estiver colocado dessa forma, e o Dhana Bhāva estiver ocupado por um maléfico. Haverá pobreza desde o nascimento e o nativo terá de mendigar até mesmo por comida se os Senhores de Dhana e de Lābha Bhāva estiverem combustos ou com maléficos.

15:8 – Perda de Riqueza através do Rei. Se os Senhores de Dhana e de Lābha Bhāva estiverem relacionados a Ari, Randhra ou Vyaya Bhāva, enquanto Maṅgala está em Lābha Bhāva e Rāhu está em Dhana Bhāva, o nativo perderá sua riqueza por conta de punições reais (do governo).

15:9 – Gastos com Boas Ações. Quando Guru está em Lābha, Śukra está em Dhana e um benéfico está colocado em Vyaya Bhāva, enquanto o Senhor de Dhana está em yuti com um benéfico, haverá gastos com motivos religiosos ou de caridade.

15:10 – Fama etc. Se o Senhor de Dhana está em sua própria Rāśi, ou está exaltado, o nativo vai cuidar de seu povo, ajudará os outros e também se tornará famoso.

15:11 – Aquisição sem Esforço. Se o senhor de Dhana estiver em yuti com um benéfico e estiver em uma boa divisão, como Pārāvatāṃśa, haverá, sem esforço, todos os tipos de riqueza na família do nativo.

Nota – As boas divisões são quando um planeta ocupa o mesmo signo em várias divisionais e isso foi estudado no Capítulo que fala sobre as cartas divisionais.

15:12 – Olhos. Se o Senhor de Dhana estiver dotado com força, o nativo possuirá belos olhos. Este Graha deve estar em Ari, Randhra ou em Vyaya Bhāva e haverá doença ou deformidade dos olhos.

15:13 – Pessoa Mentirosa. Se Dhana Bhāva e seu Senhor estão em yuti com maléficos, o nativo será um mexeriqueiro, falará mentiras e será afligido por doenças de Vata.

15:14 – Se o senhor de Dhana Bhāva estiver em seu grau de profunda exaltação, ou se estiver domiciliado e aspectado por Júpiter, o nativo será popular e famoso.

15:15 – Se o senhor de Dhana Bhāva estiver em conjunção com Vênus e em seu signo de exaltação na Carta Navāṁśa, ou estiver colocado na casa de Vênus e tiver relação com o senhor do Ascendente, o nativo terá olhos estrábicos.

15:16 – Quando Sol e Lua estiverem colocados na casa 2, o nativo terá cegueira noturna. Se o senhor de Dhana Bhāva, do Ascendente e o Sol ocuparem a 2ª casa, o nativo será cego de nascença. Se o senhor da 10ª casa ou da 4ª casa também se juntarem nesta combinação, então isso causará cegueira para o pai e a mãe da natividade, respectivamente.

15:17 – Se o planeta causador da combinação maléfica estiver situado em seu próprio signo ou em seu signo de exaltação, a natividade não terá esses males. Mas se ele estiver em uma casa trika, o problema certamente acontecerá.

15:18 – Se Júpiter e o senhor da 2ª casa ocupam as casas 6, 8 ou 12 o nativo nasce desprovido de discurso (mudo). Do mesmo modo os pais (pai e mãe) devem ser desprovidos de discurso se os senhores das casas 10 e 4 estiverem colocados nesta casa.

______________________________________________________________

Nota – Júpiter é o significador do discurso, de acordo com Parāśara.