Livro 2 - Cp 80 - Horóscopo Perdido

CAPÍTULO 80
HORÓSCOPO PERDIDO
ATHA NAṢṬA JĀTAKA ADHYĀYA

 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



80:1-2 – Maitreya disse: Oh, Maharṣi, você explicou os resultados com base na hora de nascimento, mas como entrar os resultados quando a hora de nascimento é desconhecida? Descreva se existe qualquer método através do qual os resultados auspiciosos e não auspiciosos modelados pelos nascimentos anteriores podem ser obtidos.

80:3-4 – Maharṣi Parāśara disse: Oh, Vipra! Você fez uma boa pergunta para o benefício das pessoas em geral. Falarei agora dos resultados para aquelas pessoas que não conhecem seu momento de nascimento. O ano (varṣa), o ayaṇa, a estação (ṛtu), o mês (māsa), a quinzena lunar (tithī), a constelação (nakṣatra), o signo (rāśi) e o que for necessário conhecer, devem ser acertados através do Praśna Lagna (a Carta da Pergunta, um método de Astrologia Horária).

80:5 – O signo do Dvadasāṁśa do Praśna ocupado pelo Ascendente da Carta Praśna é conhecido como Saṁvatsara (ou seja, o signo ocupado por Júpiter no ano do nascimento do querente).

80:6 – Se o Praśna Lagna estiver na primeira Horā, seu nascimento terá ocorrido em Uttarāyaṇa. se estiver na segunda Horā, seu nascimento terá ocorrido em Dakṣināyaṇa.

80:6 ½  – Se o senhor do Drekkāṇa for Saturno, então a estação era o inverno (Śiśira); se Vênus, então primavera (Vasanta); se Marte, Verão (Grīṣma); se Lua, estação de chuvas (Varṣā); se Mercúrio, Outono no início (Śarad); se Júpiter, Outono no final (Hemanta); e se Sol, Verão (Grīṣma) também.

80:7 – Se as indicações de Ayaṇa e Ṛtus forem variados, ou seja, não combinarem entre si, Marte para Mercúrio, Vênus para Lua e Saturno para Júpiter devem ser considerados para acertar a estação do momento do nascimento.

80:8 – A primeira metade do drekkāṇa indicará o primeiro mês da estação e a segunda metade indicará o segundo mês.

80:9 – A tithī lunar deve ser determinada com bases proporcionais à parte do drekkāṇa dos graus do Sol. O iṣṭakāla indicado pelos graus do Sol será a hora de nascimento do querente. Depois de calcular os graus dos outros planetas e das casas, as predições para o querente devem ser determinadas.

80:10 – Maitreya diz: Oh Maharṣi! Uma vez que Júpiter volta ao mesmo signo depois de 12 anos, qual ciclo de Júpiter deve ser considerado o ano de nascimento?

80:11-12 – Maharṣi Parāśara responde: Oh virtuoso Brāhmin! Na dúvida do ano de nascimento, deve-se julgar a partir da idade aproximada do querente no momento da pergunta e, em seguida, o ano de nascimento deve ser fixado por adicionar 12 anos cada para o ciclo de Júpiter, para obter o número estimado de anos da idade e o ano de nascimento. A despeito disto, se qualquer diferença na idade for indicada, então presuma a posição de Júpiter no signo trikoṇa a contar do Ascendente do Praśna Lagna, a idade do querente deve ser estimada e através do qual a hora de nascimento com base no Lagna e no Ṛtu devem ser fixados como o procedimento descrito anteriormente.

80:13 – Maitreya pergunta: Oh Maharṣi, depois de encontrar o mês, graus do Sol etc., como citado por você, como devo encontrar a hora de nascimento?

80:14-16 – Maharṣi Parāśara responde: Oh virtuoso Brāhmin! Determinando o signo, aṁśa etc., do Sol, os detalhes da longitude do Sol devem ser acertados com base no número de dias expirados depois do ingresso do sol em um signo idêntico com os graus atravessados etc., ao nascer do Sol. Portanto, converta a diferença entre os graus do nascer do Sol e a longitude do Sol da hora de nascimento em kalā e multiplique isto por 60. O produto deve ser dividido pelos dias de movimento do Sol. O resultado em Ghāṭis, Palas etc., indicará o iṣṭakāla do nascimento quer antes ou depois do nascer do Sol. Se a longitude do iṣṭakāla do Sol for menor que a longitude do nascer do Sol, muito antes do nascer do Sol, e se a longitude do iṣṭakāla for maior do que a longitude do nascer do Sol, muito antes do nascer do sol, este deverá ser o iṣṭakāla do nascimento (a hora de nascimento).