Livro 1 - Cp 46 - Māraka Graha


CAPÍTULO 46
GRAHAS MĀRAKAS
ATHA MĀRAKA BHEDA ADHYĀYA


 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



46:1. Oh, Maharṣi Parāśara, você mencionou bastante sobre longevidade. Seja gentil o bastante para lançar luz sobre os mārakas, ou assassinos.

46:2. Oh, brāhmaṇe, sahaja e āyur bhāvas são dois bhāvas da Longevidade. Os bhāvas relacionados com a morte são a 12ª de cada um deles, ou seja, dhana e yuvati bhāvas são bhāvas māraka.

46:3-5. Destes dois, dhana bhāva é um poderoso bhāva māraka. Os senhores de dhana e de yuvati bhāva, os maléficos em dhana e na 7ª casa e maléficos em yuti com o senhor da 2ª  e com o senhor da 7ª são conhecidos como mārakas. O maior (daśā) e menores (subs-daśā) destes grahas trarão morte ao nativo dependendo sobre o fato da vida da natividade ser longa, media ou curta.

46:6-8. A daśā de um graha benéfico, relacionado ao senhor da 12ª casa, também pode infligir morte. O fim pode sobrevir sobre o nativo na daśā do senhor da 8ª casa. A daśā de um graha, o qual é um extremo maléfico, pode também causar morte.

46:9. Deve Śani estar mal disposto e relacionado a um graha māraka, e ele será o primeiro a matar em relação aos outros grahas.

46:10-14. Oh, brāhmaṇe, falarei mais adiante sobre os mārakas. Como narrado anteriormente, são três os tipos de expectativa de vida, ou seja, curta, média e longa. Vida curta é antes dos 32 anos, vida média é até aos 64 anos de vida, e vida longa é de 64 a 100 anos de vida. Além de 100 anos, a longevidade é chamada suprema. Oh, excelente dos brāhmaṇes, é impossível decidir sobre a longevidade do nativo até aos 20 anos de idade. Até tal idade a criança deve ser protegida por recitações sagradas, oferecimentos religiosos (de ghee etc..) no fogo consagrado como prescrito nos Vedas, e através de tratamentos médicos, para que a morte prematura não possa sobrevir sobre a criança devido aos pecados do pai e da mãe, ou os seus próprios (nos nascimentos anteriores).
                                            
46:15-21. Além disso, menciono sobre os grahas mārakas (assassinos). A pessoa nascida com combinações para vida curta, pode encontrar a morte na daśā indicada pela estrela Vipat (a 3ª a partir da estrela do nascimento); a de vida média pode morrer na daśā indicada pela estrela Pratyak (5ª estrela a partir da estrela do nascimento); na daśā indicada pela estrela Vadha (a 7ª estrela a partir da estrela do nascimento), a pessoa de vida longa pode encontrar seu fim. A daśā do senhor do 22º drekkāṇa , ou 23º, 3º, 5º ou 7º asterismos (nakṣatras) também pode causar morte. Os senhores do 2º e do 12º bhāva contados de Câncer (câncer) podem trazer morte. Isto é verdadeiro quando Candra é um maléfico. Se ele acontece de ser um benéfico, haverá doença (não morte). A morte pode se passar na daśā do senhor da 6ª casa (6) e nos subperíodos do senhor da 6ª casa, de āyur ou de vyaya (12). Deve haver muitos mārakas e, destes mārakas, o mais forte causará doenças, misérias etc nos maiores períodos e em seus subperíodos. Assim, estes são os mārakas e os principais relacionados à morte sobre o nativo. De acordo com suas disposições eles podem trazer morte ou dificuldades.

Nota – Essas estrelas Vipat, Pratyak e Vadha devem ser estudadas a partir do janma nakṣatra e utilizando a ordem natural dos nakṣatras. Por exemplo, alguém nascido com a Lua em Aśvinī terá a estrela Vipat contada a partir de Aśvinī, e essa estrela será Kṛttikā, governada por Sol. Assim, na daśā do Sol, se essa pessoa tiver combinação para vida curta, então ela irá morrer durante a MD do Sol.

46:22-24. Rāhu e Ketu como mārakas. Se Rāhu ou Ketu estão colocados no ascendente, ou nas casas 7, 8 ou 12, ou na 7ª casa a contar de um senhor māraka (governante da 2 ou 7), ou estão colocados com tais grahas, eles adquirem poderes de assassinos em seus períodos maiores e menores. Para alguém nascido em Capricórnio ou em Escorpião, Rāhu se torna um māraka. Deve Rāhu estar na 6ª, 8ª ou 12ª casas, e a pessoa passará por dificuldades em seus períodos e subperíodos. Isto não acontecerá, contudo, se Rāhu recebe um dṛṣṭi de, ou está em yuti com um benéfico.

46:25-31. sahaja bhāva e a morte. Oh, excelente dos brāhmaṇes, se Sūrya, estando com força, está no sahaja bhāva, a morte do nativo terá como causa o rei (trabalho para o governo). Se Candra está situado ou aspectando o 3º bhāva contado do lagna, a morte ocorrerá devido à tuberculose (problemas pulmonares). Se Maṅgala, devido a úlceras, armas, fogo etc. Se Śani e Rāhu estão em yuti  com ou aspectando o 3º bhāva do lagna, a morte ocorrerá devido a veneno, água ou fogo, ou queda de alturas em uma vala, ou devido a confinamento. Se o 3º bhāva do lagna está ocupado ou aspectado por Candra e Śani, a morte certamente ocorrerá devido a vermes ou insetos, ou lepra. Se o 3º bhāva contado do lagna estiver ocupado ou aspectado por Budha, a morte será causada por febre. Se o 3º bhāva do lagna estiver ocupado ou aspectado por Bṛhaspati, então a morte é devido a inchaço e tumores. Se o 3º está ocupado ou aspectado por Śukra, então a morte acontece devido a doenças urinárias. Se está ocupado por muitos grahas, a morte do nativo ocorre devido a muitas doenças.

46:32. Local da morte. Se o 3º está ocupado por um benéfico, a morte ocorrerá em um local auspicioso (como em um templo), e se por um maléfico, em um local pecaminoso; e se por ambos, benéfico e maléfico, em locais misturados (ou seja, locais que são tanto auspiciosos quanto inauspiciosos).

46:33. Oh excelente dos brāhmaṇes, se Bṛhaspati e Śukra estiverem no 3º bhāva do lagna, o nativo permanecerá consciente no momento da morte, enquanto que se houver outros planetas nele, a morte ocorrerá em um estado de inconsciência.

46:34. Se o 3º está ocupado por um signo móvel, a morte ocorrerá em terra distante; em caso de um signo fixo, a morte ocorrerá em casa; e em signo dual, a caminho.

46:35-36. Ocupantes do 8º bhāva. Os sábios astrólogos falaram sobre a ocorrência de morte devido ao 8º bhāva do lagna. Se o 8º está ocupado por Sūrya, a morte ocorrerá devido ao fogo; se por Candra, devido a água; se por Maṅgala, devido a arma; se por Budha, devido a febre; se por Bṛhaspati, devido a doenças; se por Śukra, devido a fome; e se por Śani devido a sede.

46:37. Se houver benéficos no 8º bhāva, ou se este bhāva estiver aspectado por benéficos e o 9º bhāva estiver ocupado por um benéfico, a ocorrência da morte se dará em algum local de peregrinação.

46:38-39. Destino do Cadáver. Se existir um decanato de um planeta de fogo no 8º bhāva, o cadáver será queimado no fogo; se um decanato de um planeta da água, ele será lançado na água; se um decanato de natureza de planeta dual, ele secará. Se um decanato serpente (o 2º e 3º decanatos de Câncer, o 1º e 2º decanatos de Escorpião e, o 3º decanato de Peixes), o cadáver certamente será grosseiramente humilhado. Ele será comido por pássaros, corvos, cães, chacal etc., neste último caso.

46:40. Decanatos Serpentes. O 2º e 3º decanatos de Câncer, o 1º e 2º decanatos de Escorpião e, o 3º decanato de Peixes são chamados de decanatos serpentes.

46:41-42. Morada anterior. Oh, excelente dos brāhmaṇes, se Sūrya e Candra estão fortes e eles estão em decanatos de Bṛhaspati, então o nativo veio para este nascimento a partir da morada dos deuses e sua descida neste mundo deve ser conhecida, respectivamente, do mundo dos Manes, do mundo dos Mortos (de Yama) e do mundo do Inferno se elas (as luminárias) estiverem em decanatos de Śukra e de Candra, naqueles de Sūrya e de Maṅgala, e naqueles de Budha e de Śani.

46:43-45. Ascensão depois da morte. Se Bṛhaspati, Candra e Śukra; Sūrya e Maṅgala; Budha e Śani estão na 12ª, 6ª, 7ª, 8ª casas, respectivamente, o nativo irá, respectivamente, ser levado após a morte para o Devaloka, Candraloka, Mṛtyu Loka e Adholoka (mundo dos deuses, mundo de Candra, mundo de Yama, e mudo de Satan). Se não houver planeta nestes 4 bhāvas, o nativo irá, após sua morte, para o mundo do senhor mais forte dos decanatos do 6º e 8º bhāvas. Naquele loka ou mundo também o nativo depois da morte obterá o mais elevado, médio ou inferior status em relação à exaltação dos planetas etc.

46:46. Oh Syvrati! Os outros tipos de mārakas que são mārakas de acordo com os planetas e signos, serão discutidos no Daśāvasthā Adhyata (o capítulo que trata dos maiores e menores períodos dos planetas).