Livro 1 - Cp 24 - Efeitos da 11ª Casa


CAPÍTULO 24
EFEITOS DO LĀBHA BHĀVA
ATHA LĀBHA BHĀVA PHALA ADHYĀYA                       


 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



24:1. Oh, excelente dos Brāhmaṇes, agora explicarei os efeitos relacionados ao lābha bhāva, a auspiciosidade pelo qual a casa fará a natividade feliz o tempo todo.

24:2. Deve o senhor da 11ª casa estar na própria casa 11, ou em um kendra, ou em um trikoṇa do lagna, e haverá muitos ganhos. Semelhantemente, se o senhor da 11ª casa estiver exaltado, mesmo em combustão, haverá muitos ganhos.

Nota – A combustão do senhor da casa 11 destrói a riqueza. Mas Parāśara diz que se ele estiver exaltado é capaz de remover os efeitos da combustão que normalmente indica pobreza.

24:3. Se o senhor da 11ª casa está na 2ª casa, enquanto o senhor do dhana está em um kendra junto com Guru, os ganhos serão grandes.

24:4. Se o senhor da 11ª casa está no sahaja bhāva, enquanto o lābha bhāva está ocupado por um benéfico, o nativo ganhará 2.000 niṣka aos seus 36 anos de idade.

Nota – Niṣka é uma espécie de moeda de ouro indiana de diferentes valores.

24:5. Se o senhor da 11ª casa está em yuti com um benéfico em um kendra, ou em um trikoṇa, o nativo adquirirá 500 niṣka aos seus 40 anos de idade.

24:6. O nativo ganhará 6.000 niṣka se lābha bhāva estiver ocupado por Guru enquanto dhana bhāva e dharma  bhāva estiverem, respectivamente, ocupados por Candra e Śukra.

24:7. Deve Guru, Budha e Candra estarem na 11ª de lābha bhāva e o nativo será dotado com riqueza, grãos, fortunas, diamantes, ornamentos etc.

24:8. A pessoa ganhará 1.000 niṣka aos seus 33 anos se o senhor de lābha estiver no lagna e o lagneśa estiver na 11ª casa.

24:9. Se o senhor da 11ª casa estiver na 2ª casa, bem como o senhor do dhana estiver na 11ª casa, a pessoa juntará abundante fortuna depois do casamento.

24:10. Se o senhor da 11ª casa estiver na 3ª casa, bem como o senhor do sahaja estiver na 11ª casa, a pessoa ganhará riqueza através de seus irmãos e será dotado com excelentes ornamentos.

24:Não haverá ganhos apesar de numerosos esforços se o senhor da 11ª casa estiver debilitado, em combustão, ou estiver em casas trikas (6, 8 ou 12) com um maléfico.


Nota – No Śloka 2 Parāśara ensina que a exaltação é capaz de remover a predição de pobreza mesmo se este planeta estiver combusto. É de se esperar que excelentes dignidades planetárias removam os doṣas planetários. Assim, exaltação, signo amigo e muito amigo, mūlatrikoṇa e digbala, bem como bons avasthās e aṁśa balas, são capazes de fortalecer um planeta mesmo quando combusto, vencido em yuddha planetária ou em casas trikas.