Livro 1 - Cp 6 - Lagnas Especiais


CAPÍTULO 6
LAGNAS ESPECIAIS
ATHA VIŚEṢA LAGNA ADHYĀYA

 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________


6:1. Oh, excelente dos brāhmaṇes, eu explicarei abaixo novamente alguns lagnas especiais, ou seja, bhāva lagna (BL), horā lagna (HL) e ghaṭī lagna (GL).

6:2-3. Bhāva Lagna (BL). Do nascer do sol ao momento do nascimento, cada 5 ghaṭīs (ou 120 minutos) constituem um lagna que é o bhāva lagna (BL). Divida o momento do nascimento (em ghaṭīs, Vighaṭi etc) do nascer do sol por 5 e adicione o quociente etc., para a Longitude de Sūrya no nascer do sol. Isto é o Sphuṭa bhāva lagna (BL).

6:4-5. Horā Lagna (HL). Novamente, do nascer do sol até o momento do nascimento, horā lagna (HL) se repete a cada 2 ½ ghaṭīs (ou seja, 60 minutos). Portanto, as ghaṭīs, Palas etc., do Iṣṭa Kāla são multiplicados por 2 e o produto é dividido por 5 e este quociente obtido é adicionado à longitude de Sūrya no momento do nascer do sol. O resultante disto é o Sphuṭa do horā lagna (HL).

6:6-8. Ghaṭī Lagna (ghaṭīkā lagna, GL). Agora ouça o método de trabalhar o ghaṭī lagna (GL). Este lagna muda junto com cada ghaṭī (24 minutos) do nascer do Sol. Note a hora do nascimento em ghaṭīs e Vighaṭis. Considere o numero de ghaṭīs passado, bem como o número dos signos, ou ghaṭī lagna (GL). As Vighaṭis devem ser divididas por 2 para se chegar aos graus e minutos do arco passado no dito ghaṭī lagna (GL). O produto assim obtido nos signos, graus e minutos devem ser adicionados à longitude de Sūrya, como ao nascer do sol, para obter o local exato de ghaṭī lagna (GL). Assim dizem os Maharṣis como Nāradā.

6:9. Uso dos lagnas Especiais. As Cartas de Nascimento destes lagnas bhāvas, horā e ghaṭī devem ser escritos ou preparados separadamente uns dos outros. Os planetas devem estar situados nos signos em que eles estão como por aquele lagna.

6:10-12. Os 15º (graus) dos bhāvas, lagna e dos outros bhāvas são chamados de porções iluminadas (porções nos quais os efeitos são mais revelados). Portanto, os 15 graus iniciais dos bhāvas é onde começa a sua pravṛtti (ou início) e os 15 graus que encabeçam o bhāva é sua pūrti (ou fim). O início do efeito dos planetas começa somente do início do bhāva, e os planetas depositados nestes exatos graus terão seus efeitos plenos, e os efeitos destes planetas também serão reduzidos ao final do bhāva. Portanto, o efeito deve ser entendido proporcionalmente entre a casa e a cúspide da casa.
                      
6:13-16. Varṇadā Daśā. Agora vou narrar em detalhas a daśā que é chamada varṇadā daśā, o qual é utilizada para conhecer e predizer os efeitos de longevidade sobre um nativo. Se o lagna natal está em um signo impar contado diretamente de Meṣa (Áries) ao lagna natal. Se o lagna natal está em um signo par contada de Mīna (Peixes) ao lagna natal na ordem inversa. Semelhantemente, se o horā lagna (HL) está em uma ímpar contado de Meṣa (Áries) ou se o horā lagna (HL) está na ordem direta. Se o horā lagna (HL) está em um signo par contada de Mīna (Peixes) o horā lagna (HL) na ordem inversa. Se ambos os produtos são signos impares ou pares, então some os dois valores. Se uma está em ímpar e a outra em par, então conheça a diferença entre os dois produtos. Se o último produto neste processo está em uma ímpar, conte tantos signos de Meṣa (Áries) de modo direto; se em um par, conte tantos signos de Mīna (Peixes) na ordem inversa. O signo assim conhecido será a varṇadā para o lagna.

6:17-18. Efeitos da Varṇadā. Agora ouça sobre a utilidade acima. Dos dois, ou seja, o lagna e o horā lagna (HL), qual deles for o mais forte, a partir dele a varṇadā inicia. Se o lagna natal está em um signo ímpar, a contagem das daśās será no sentido horário, caso contrário, anti-horário. Os anos do lagna daśā serão iguais aos números dos signos, intervindo entre o lagna natal e a varṇadā lagna. Semelhantemente para os outros bhāvas.

6:19-23. Efeitos da Varṇadā. (visto no Śūla Daśā) Deve um koṇa, a partir da varṇadā do lagna, estar ocupado ou recebendo dṛṣṭi de um maléfico, e o nativo viverá somente até a daśā do dito signo. Assim como Rudra graha no śūla daśā é capaz de causar males, os grahas acima mencionados relacionados aos koṇas da varṇadā deve ser tratado. O varṇadā lagna (VL) deve ser considerado assim como o lagna natal, enquanto a 7ª da varṇadā indicará a longevidade da esposa, a 11ª longevidade dos irmãos e irmãs mais velhos, a 3ª a longevidade dos irmãos e irmãs mais velhos, a 5ª a longevidade dos filhos, a 4ª a longevidade da mãe e a 9ª a longevidade do pai. A daśā śūla do signo infligirá os maiores males.

6:24-27. Efeitos da Varṇadā. Semelhantes avaliações devem ser tomadas com relação à varṇadā de cada bhāva, começando no primeiro, e os malefícios e benefícios devido a uma natividade devem ser conhecidos. Estas varṇadā daśās são somente para os bhāvas (signos) e não para seus ocupantes. O sub período de cada uma das daśās será 1/12 da daśā e a ordem também será no sentido horário ou anti-horário conforme explicado anteriormente. O lagna natal deve ser calculado de acordo com o local do nascimento, enquanto que o bhāva lagna (BL), o horā lagna (HL) etc, são comuns a todos os lugares.