Livro 1 - Cp 31 - Bhāva Padas


CAPÍTULO 31
BHĀVA PADAS
ATHA PADA ADHYĀYA


 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



31:1-3. Oh, Brāhmaṇe, eu falarei agora sobre os padas (ārūḍhas) para os bhāvas e os grahas, como previsto anteriormente pelos Maharṣis. O pada do lagna corresponde à Rāśi, obtido pela contagem de tantas Rāśis do lagneśa conforme ele sai do ascendente. Semelhantes padas para os outros bhāvas devem ser conhecidos através de seus senhores. A palavra pada indica exclusivamente o pada para o lagna.

Nomes dos 12 ārūḍhas são pada (ārūḍha do ascendente, ou ārūḍha lagna ), dhana (da 2ª casa), vikrama ou bhrātṛ (da 3ª casa), mātṛ (sukha) da 4ª casa, mantra ou putra (da 5ª casa), roga ou śatru (da 6ª casa), dará ou kalatra (da 7ª casa), māraṇa ou āyur (da 8ª casa), pitṛ ou dharma (da 9ª casa), karma (da 10ª casa), lābha (da 11ª casa), vyaya (da 12ª casa).

31:4-5. Exceções Especiais. O mesmo bhāva, ou o 7º dele, não se torna seu pada. Quando o pada cai no mesmo bhāva, o 10º daí deve ser tratado como seu pada. Semelhantemente, quando o 7º se torna o pada de um bhāva, então o mesmo (o 10º) deve ser tomado como o pada.

31:6-7. Padas para os grahas. Note a posição de um graha e conte quantos signos ele está a partir de seu próprio signo; em seguida, da posição dele, conte o mesmo número de signos, e o signo resultante se torna o ārūḍha do graha. Se um graha governa dois signos, ou se um signo é governado por dois grahas, considere o mais forte e declare os efeitos em conformidade.

11º DO ĀRŪḌHA LAGNA

31:8-11. Oh, brāhmaṇe, agora falarei sobre os efeitos dos grahas baseados no pada. Se o 11º do AL (pada do lagna) está ocupado, ou recebendo um dṛṣṭi de um graha, o nativo será feliz e rico. A riqueza virá através de vários meios se um benéfico está relacionado (à regra acima). Um maléfico conferirá riqueza através de meios questionáveis. Se ambos, um benéfico e um maléfico, então será através de ambos os meios. Se o graha em questão estiver em exaltação, ou em sua própria Rāśi etc., haverá plenitude de ganhos e plenitude de felicidade.

31:12. Oh, excelente dos brāhmaṇes, se o 12º do lagna pada (AL) não recebe um dṛṣṭi, conforme o 11º do lagna pada recebe de um graha, então os ganhos serão ininterruptos.

31:13-15. Oh, brāhmaṇe, a quantidade de ganhos corresponde ao número dos grahas nele ou que lançam dṛṣṭi sobre o 11º do lagna pada. Se houver argalā para o 11º, então haverá muito mais ganhos, enquanto uma argalā benéfica trará ainda mais ganhos. Se o dito benéfico, causando argalā, estiver em sua Rāśi de exaltação, os ganhos serão ainda mais elevados. Se o 11º recebe dṛṣṭi de um benéfico do lagna, o 9º etc., ganhos serão aumentados em ordem crescente. Em todos estes casos, o 12º do pada deve, simultaneamente, estar livre de associações com maléficos. Um benéfico colocado no lagna, e daṇḍa dṛṣṭi sobre a 11ª do ārūḍha lagna será ainda mais benéfico. Se a dṛṣṭi é o 9º do lagna, isso conferirá ainda mais ganhos.

12º DO ĀRŪḌHA LAGNA


31:16-17.  Se o 12º do lagna pada recebe um dṛṣṭi ou está em yuti com ambos, benéficos e maléficos, haverá abundantes ganhos, mas muitos gastos. O benéfico trará ganhos por meios justos, enquanto que maléficos por meios injustos, e grahas misturados pelos dois meios, justos e injustos.

31:18. Se o 12º bhāva do lagna pada está conjunto com Sūrya, Śukra e Rāhu, haverá perda de riqueza através do rei (governo). Candra dando um dṛṣṭi aos grahas neste bhāva, causará especificamente mais perdas.

31:19. Se Budha está no 12º do lagna pada e está em yuti, ou recebendo um dṛṣṭi de um benéfico, semelhantemente haverá gastos por meio dos parentes paternos. Um maléfico assim relacionado, ao dito Budha, causará perda de riqueza através de disputas.

31:20. Oh, brāhmaṇe, se Guru está no 12º bhāva do lagna pada, recebendo um dṛṣṭi de outros, os gastos serão através de impostos e com a própria pessoa.

31:21. Oh, brāhmaṇe, se Śani está no 12º bhāva do lagna pada e junto com Maṅgala, e recebendo um dṛṣṭi dos outros, os gastos serão através dos irmãos.

31:22. Fontes de Ganhos. Sejam quais forem as fontes de gastos indicadas acima com relação ao 12º do lagna pada, os ganhos através de fontes semelhantes irão ocorrer se o lābha bhāva se assemelhar ao lagna pada.

7º DO ĀRŪḌHA LAGNA


31:23. Se Rāhu ou Ketu estiverem colocados no 7º bhāva contado do lagna pada, o nativo será perturbado por desordens do estomago, ou por fogo.

31:24. Deve Ketu estar no 7º do lagna pada, recebendo um dṛṣṭi ou em yuti com outro maléfico, e o nativo será aventureiro, terá cabelos brancos prematuramente e terá um grande órgão masculino.

31:25. Deve um, dois, ou todos os três, dentre Guru, Śukra e Candra, estarem no 7º bhāva do lagna pada, e o nativo será muito rico.

31:26. Quer seja um benéfico ou um maléfico, se ele estiver exaltado no 7º do lagna pada, o nativo será rico e famoso.

31:27. Oh, Brāhmaṇe, estes yogas como narrado por mim com relação ao 7º do lagna pada, devem também serem considerados a partir do 2º do lagna pada.

2º DO ĀRŪḌHA LAGNA


31:28. Qualquer um de Budha, Guru e Śukra, estando exaltado no 2º do lagna pada, e estando com força, fará o nativo rico.

31:29. Os yogas assim citados por mim com relação ao lagna pada, são semelhantes avaliados a partir dos kārakāṁśa.

31:30-37. Geral. Se Budha está no 2º do ārūḍha lagna (pada lagna), o nativo será senhor sobre todo país. Śukra no 2º do lagna pada fará um poeta ou um orador. Se o darapada (A7) cai em um kendra, ou em um trikoṇa, contado do lagna pada, ou se lagna pada e darapada (A7), ambos têm fortes grahas, o nativo será rico e famoso em seu país. Se o darapada cai no 6º, 8º ou 12º bhāva do lagna pada, então o nativo será pobre. Se o lagna pada e o 7º dele, ou um kendra, um trikoṇa, um bhāva upacaya contado dele, está ocupado por um graha forte, haverá felicidade entre marido e esposa. Se o lagna pada e o darapada (A7) estão mutuamente em kendras ou em koṇas, haverá amizade entre o casal. Se estes estiverem em mutuamente 6º, 8º ou 12º, sem dúvida inimizade mútua surgirá. Oh, brāhmaṇe, semelhantemente o relacionamento mutuo, ou ganho, ou perda através de filhos etc., deve ser conhecido tomando como base o pada lagna e o pada do bhāva relacionado. Se o pada lagna e o darapada (A7) estiverem mutuamente em kendra, ou no 3º e 11º, ou em koṇas, o nativo será um rei governando a terra. Semelhantes deduções devem ser feitas com relação às posições mutuas do pada lagna e do darapada (A7).