Livro 1 - Cp 7 - As Divisionais


CAPÍTULO 7
AS DEZESSEIS DIVISÕES DE UM RĀŚI
ATHA ṢOḌAṢA VARGA ADHYĀYA


 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________


7:1. Maharṣi Parāśara, você me fez conhecer sobre os grahas, os signos e suas descrições. Eu desejo saber os detalhes das várias divisões de um signo, por favor, narre.

7:2-4. Os Nomes dos 16 vargas. Oh, Maitreya, o senhor Brahmā descreveu os 16 tipos de vargas (divisões) para cada Rāśi. Ouça-as. Os nomes são Rāśi (D-1), horā (D-2), Drekkāṇa  (D-3), Caturthāṁśa (D-4), Saptāṁśa  (D-7), Navāṁśa (D-9), Daśāṁśa (D-10), Dvadasāṁśa (D-12), Ṣoḍaśāṁśa (D-16), Viśaṁśa (D-20), Cāturviṃśāṁśa (D-24), Saptāviṃśāṁśa (D-27), Trimsāṁśa (D-30), Khavedāṁśa (D-40), Akṣavedāṁśa (D-45) e Ṣaṣṭiāṁśa (D-60).

(*) Drekkāṇa – a terceira parte de um signo, um semideus que preside sobre essa parte. Também drekkāṇa, drekkāṇa, ou drekshkāṇa. Pg 490 3ª coluna Monier, Williams

7:5-6. Rāśi e Horā. O signo governado por um graha, é chamado kṣetra. A primeira metade de um signo ímpar (áries, gêmeos, leão, libra, sagitário, aquário) ou de 0º a 15º, é a horā de Sūrya, governado por Sūrya. Enquanto a segunda metade (16º a 30º) é a horā de Candra. O inverso é verdadeiro no caso de um signo par (touro, câncer, virgem, escorpião, capricórnio e peixes). Os senhores da horā de Candra são os ptṛganas (antepassados) e os de Sūrya são os deuses e as deusas. A metade de um signo é chamada horā. Estas são 24 ao total, contado de Meṣa (Áries) e repetido duas vezes (na taxa de 12) no zodíaco inteiro.

7:7-8. Drekkāṇa  (D-3). A terceira parte de um signo é chamada Drekkāṇa . Estes são 36 no total contados de Meṣa (Áries) (Áries), repetindo três vezes na taxa de 12 por cada volta. O 1º decanato é governado pelo próprio signo, o 2º decanato é governado pelo 5º dele, e o 3º decanato é governado pelo 9º dele. Isto é, o 1º, 5º e 9º signo a partir de um signo são seus três Drekkāṇa s e são, respectivamente, governados por Nāradā, Agasti e Durvāsā.

7:9. Caturthāṁśa (D-4). Os senhores dos 4 kendras de um signo são os governantes do respectivo Caturthāṁśa de um signo começando de Meṣa (Áries). Isto é, contando do 1º, 4º, 7º, 10º signo. Cada Caturthāṁśa é ¼ de um signo. As divindades, respectivamente, são Sanak, Sanandaa, Kumāra e Sanātana.

7:10-11. Saptāṁśa (D-7). A contagem do Saptāṁśa (a 7ª parte de um signo) começa a partir do mesmo signo no caso de um signo ímpar. Enquanto que em um signo par é a 7ª a partir daí. Os nomes das sete divisões nos signos ímpares são Kṣāra, Dadhyā, Ghṛtā, Ikṣurasa, Madhya e Śuddhajalā. Estas designações são invertidas em um signo par.

7:12. Navāṁśa (D-9). O cálculo do Navāṁśa deve ser feito a partir dele mesmo para um signo móvel (áries, câncer, libra, capricórnio), a partir da 9ª para um signo fixo (touro, leão, escorpião, aquário), e para um signo dual (gêmeos, virgem, sagitário, peixes) a partir da 5ª daí. Eles são designados por Deva (divino), Manuśya ou Nṛ (humano) e Rākṣasa (demoníaco) em uma ordem sucessiva e repetitiva para um signo móvel. Para um signo fixo seguem a ordem de Manuśya, Rākṣasa e Deva. Enquanto que para um signo dual segue a ordem de Rākṣasas, Manuśya e Deva.

7:13-14. Daśāṁśa (D-10). Iniciando do mesmo signo, para um signo ímpar, e da 9ª com referência a um signo par, o Daśāṁśa, cada um de 3 graus, são contados. Estes são presididos pelos dez governantes das direções cardinais, ou seja, Indra, Agni, Yama, Rākṣasa, Varūṇa, Vāyu, Kubera, Īśāna, Brahmā e Ananta no caso de um signo ímpar. Será na ordem inversa que estas divindades serão contadas quando um signo par é dada.

7:15. Dvadasāṁśa (D-12). A contagem do Dvadasāṁśa (1/12 de um signo, ou 2 ½ graus cada) começa do mesmo signo. Em cada signo a divindade presidente se repete três vezes na ordem de Gaṇeśa, Aśvinī, Kumāra, Yama e Sarpa, que se repetem 3 vezes em cada Rāśi, para os 12 Dvadasāṁśa.

7:16. Ṣoḍaśāṁśa (ou Kālāṁśa) (D-16). Iniciando de Meṣa (Áries) para um signo móvel, de Siṁha (Leão) para um signo fixo, e de Dhanu (Sagitário) para um signo dual, os 16 Ṣoḍaśāṁśa (16ª parte de um signo, ou seja, 1º52’30”) são regularmente distribuídos. As divindades presidentes destas se repetem na ordem de Brahmā, Viṣṇu, Śiva e Sūrya quatro vezes no caso de um signo ímpar. Esta ordem inverte para um signo par.

7:17-21. Viśaṁśa (D-20). De Meṣa (Áries) para um signo móvel, de Dhanu (Sagitário) para um signo fixo, e de Siṁha (Leão) para um signo dual: isto é como os cálculos do Viśaṁśa (1/20ª de um signo, ou 1º30’ cada) deve começar. As divindades presidentes dos 20 Viśaṁśa em um signo ímpar são, respectivamente: Kālī, Gaurī, Jayā, Lakṣmī, Vijaya, Vimalā, Satī, Tārā, Jvālāmukhī, Śvetā, Lalitā, Bagalāmukhī, Pratyaṅgarā, Śacī, Raudrī, Bhavānī, Varadā, Jayā, Tripurā e Sumukhī. Em um signo par estas 20 divindades, respectivamente, são Daya, Medha, Aruna, Anala, Piṅgalā, Chuchukā, Ghorā, Vārahī, Vaiṣṇavī, Sitā, Bhuvaneśī, Bhairavī, Maṅgalā e Aparājitā.

7:22-23. Siddhaṁśa/Cāturviṃśāṁśa (D-24) . A distribuição do Siddhaṁśa (1/24ª parte de um signo, ou 1°15’ cada) começa de Siṁha (Leão) e Karkaṭa (Câncer), respectivamente, para um signo ímpar e um par. No caso de um ímpar as divindades governantes repetem duas vezes na ordem de Skanda, Paraśudhara, Anala, Viśvakarmā, Bhaga, Mitra, Maya, Antaka, Vṛṣa-Dhvajā, Govinda, Madana e Bhīma. Nos signos pares do Siddhaṁśa, esta ordem é invertida a partir de Bhīma.

7:24-26. Saptāviṃśāṁśa (D-27) (Nakśatrāṁśa, ou Bhāṁśa). Os senhores do Saptāviṃśāṁśa são, respectivamente, as divindades dos 27 Nakṣatras, como a seguir: Ddhastra (Aśvinī Kumāra), Yama, Agni, Brahmā, Candra, Īśa, Āditi, Jīvā, Ahi, Pitarā, Bhaga, Aryamā, Sūrya, Tvaṣṭa, Marūca, Chakrāgni, Mitra, Vāsavā, Rākṣasa, Varūṇa, Viśvadeva, Govinda, Vasu, Varūṇa, Ajapā, Ahirbudhnya e Puṣyā. Estas são para um signo ímpar. A contagem destas divindades é em sua ordem inversa para um signo par. A distribuição do Saptāviṃśāṁśa começa de Meṣa (Áries) e outros signos móveis para todos os 12 signos.

7:27-28. Trimsāṁśa (D-30). Os senhores do Trimsāṁśa para um signo ímpar são Maṅgala, Śani, Guru, Budha e Śukra. Cada um deles na ordem governa 5, 5, 8, 7 e 5 graus. As divindades que governam o Trimsāṁśa são, respectivamente, Agni, Vāyu, Indra, Kubera e Varūṇa. No caso de um signo par, a porção do Trimsāṁśa, do senhorio dos grahas e das divindades, são invertidas.

7:29-30. Khavedāṁśa (Ou Catvāriṁśāṁśa, 1/40ª parte de um signo). Para os signos ímpares, a contagem começa de Meṣa (Áries), e para um signo par, começa de Tulā (Libra) em relação ao Khavedāṁśa (cada um de 45’ de arco). Viṣṇu, Candra, Marīci, Tvaṣṭā, Dhātā, Śiva, Ravi, Yama, Yakṣa, Gandharva, Kāla e Varūṇa repetem sucessivamente, como as divindades presidentes, na mesma ordem para todos os signos.

7:31-32. Akṣavedāṁśa (1/45ª parte de um signo). Meṣa (Áries), Siṁha (Leão) e Dhanu (Sagitário) são os signos dos quais a distribuição, respectivamente, começam para móvel, fixo e dual. Nos signos móveis Brahmā, Śiva e Viṣṇu; nos signos fixos Śiva, Viṣṇu e Brahmā; e nos signos duais Viṣṇu, Brahmā e Śiva repetem 15 vezes como os senhores sobre este Akṣavedāṁśa.

7:33-41. Ṣaṣṭiāṁśa (1/60ª parte de um signo, ou metade de um grau cada). Para calcular o senhor Ṣaṣṭiāṁśa, ignore a posição do signo de um graha e tome os graus etc dela atravessada naquele signo. Multiplique aquele valor por 2 e divida os graus por 12. Adicione 1 para o restante, o qual irá indicar o signo no qual o Ṣaṣṭiāṁśa cai. 1. Ghora; 2. Rākṣasa; 3. Deva; 4. Kubera; 5. Yakṣa; 6. Kinnara; 7. Bhraṣṭa; 8. Kulaghna; 9. Garala; 10. Vahni; 11. Māyā; 12. Purīṣaka; 13. Apāmpati; 14. Marūtvāṃ; 15. Kāla; 16. Sarpā; 17. Amṛta; 18. Indu; 19. Mṛdu; 20. Komala; 21. Heramba; 22. Brahmā; 23. Viṣṇu; 24. Maheśvara; 25. Devā; 26. Ardr; 27. Kalināśa; 28. Kśitīśa; 29. Kamalākara; 30. Gulika; 31. Mṛtyu; 32. Kāla; 33. Dāvāgni; 34. Ghora; 35. Yama; 36. Kaṇṭaka; 37. Sudhā; 38. Amṛta; 39. Pūrṇa Candra; 40. Viṣadagdha; 41. Kulānata; 42. Vaṃśakṣaya; 43. Utpāta; 44. Kāla; 45. Saumyā; 46. Komala; 47. Śītalā; 48. Karāladaṃṣṭra; 49. Candramukhī; 50 Pravīṇa; 51. Kāla Pāvaka; 52. Daṇḍa; 53. Niṛmala; 54. Saumya; Krūra; 55. Ati; 56. Śītala; 57. Amṛta; 58. Payodhi; 59. Bhramaṇa; 60. Candrarekhā. A ordem é inversa para os signos pares tanto quanto os nomes. Os grahas nos Ṣaṣṭiāṁśa benéficos produzem auspiciosidade, enquanto o oposto é verdadeiro no caso dos grahas em Ṣaṣṭiāṁśa maléficos.

7:42-53. Classificação dos Vargas. Parāśara disse. Oh, Maitreya, ouça-me. Agora explicarei a você a classificação dos vargas. Estes são de quatro tipos, ou seja, Ṣaḍvarga, Saptavarga, Daśā varga e Ṣoḍaśā varga. Na classificação no Ṣaḍvarga, as designações dos vargas são Kimshuka, Vyanjan, Camara, Catra e Kundalī, conforme um graha esteja em 2 a 6 combinações de bons vargas. Em seguida vem o Saptavarga, no qual estas classificações continuam da mesma forma até as seis combinações de bons vargas, o 7º varga adicional ficando classificada como Mukuta. No esquema da Daśā varga, as designações começam de Pārijāta etc., tal como as 2 bons vargas – Pārijāta, 3 Uttama, 4 Gopura, 5 Siṁhāsana, 6 Paravata, 7 Devaloka, 8 Brahmāloka, 9 Śakravahana/Airavat e no 10º varga – Śrīdham. No esquema da Ṣoḍaśā varga, as combinações para os vargas recebem as seguintes designações: dois bons vargas – Bhedaka, 3 Kusuma, 4 Nagapuśpa, 5 Kanduka, 6 Kerala, 7 Kalpa Vṛkṣa, 8 Candan Vana, 9 Pūrṇa Candra, 10 Uchchaisrava, 11 Dhanvantari, 12 Sūryakanta, 13 Vidrum, 14 Chakra-Siṃhāsana, 15 Goloka, e 16º varga – Śrī Vallabh. Nestas divisões, as divisões caindo no signo de exaltação do graha, Mūlatrikoṇa, o próprio signo e os signos governadas pelo senhor de um kendra a partir do Āruḍha Lagna são todos considerados como bons vargas. As divisões de um graha em combustão, derrotado (em caso de guerra planetária), fraco, e um graha em más Avasthās como Sayan, devem ser ignorados como auspiciosos, pois estes destroem os bons Yogas.