Livro 2 - Cp 53 - Cálculo das Antardaśās


CAPÍTULO 53
CÁLCULO DAS ANTARDAŚĀS
ATHA ANTARDAŚĀ ADHYĀYA


 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________


53:1 – Para o cálculo da antardaśā de um planeta, multiplique os anos da MD daquele planeta com os anos da MD dos outros planetas separadamente e, em seguida, divida o produto pelo total dos anos da MD de todos os planetas e o resultado do valor em anos etc., indicará a antardaśā de cada um dos planetas. Da mesma forma, a partir da antardaśā, a pratyantardaśā pode ser calculada.

53:2 – A primeira antardaśā pertencerá ao planeta cuja MD está sendo contada e a sequência normal dos outros planetas se seguirão a partir disso. Da mesma forma a sequencia da pratyantardaśā deve ser adotada.

53:3-4 – Para calcular as Cara Daśā dos planetas, multiplique o período daśā por 9 e o produto depois disso é igualmente dividido entre todos os planetas e aquela será o período da antardaśā de cada um dos planetas. Dessa forma, a primeira daśā pertence ao senhor da daśā seguida pelas daśās de todos os planetas posicionados em kendras; em seguida, dos planetas posicionados em paṇapharas; e, por último, dos planetas posicionados e āpoklimas. Semelhantemente, o sūkṣma daśā das 9 antardaśās deve ser calculado e seus resultados devem ser preditos pelos astrólogos com base na força etc., e outras máximas enunciadas anteriormente.

53:5 – Os anos da daśā dos signos deve ser dividido por 12 e o resultado será a antardaśā de cada signo. Semelhantemente, a divisão da antardaśā do signo, da pratyantardaśā dos signos etc., são obtidas.

53:6 – O primeiro signo da antardaśā ou o 7º signo da antardaśā, aquele que é o mais forte, deve iniciar a sequência da antardaśā. Se o primeiro signo da antardaśā for um signo ímpar, a sequência da daśā deve ser no sentido direto. Se este signo for par, então a sequência é no sentido inverso.

53:7-12 – Oh Vipra, agora falarei sobre as dimensões especiais da sequência das antardaśās dos signos. Se a daśā āśraya do signo da daśā for um signo móvel, a sequência de 12 antardaśā dos signos será contada na ordem direta ou inversa. Se a daśā for de um signo fixo, a antardaśā começará a partir dele e, em seguida, pela antardaśā de cada um do 6º signo a partir dali. Se a daśā āśraya for um signo dual, a primeira antardaśā pertencerá a ele. Em seguida, haverá antardaśās de signos em kendras até o 5º e em signos em kendras até o 9º. No caso de todos os tipos de signos, isto é, móvel, fixo e dual, em um signo ímpar, a ordem das daśās é direta, e no caso de signos pares, a ordem é inversa.

O ápice daśā (chamado daśā āśraya, ou seja, daśā base) é conhecido como pāka signo (signo de confecção). A primeira daśā do signo é conhecida como signo bhoga. A daśā do signo seguinte, ou seja, daśā prada, se for um signo par, então o signo bhoga é o mesmo, que é a mesma distância do signo, assim como o signo daśā āśraya é signo  daśā prada. Desta forma os signos pāka e bhoga devem ser determinados para Cara, Sthira e Trikoṇa Daśās. Se o pāka e o bhoga estiverem conjuntos a planetas maléficos, isso produzirá dor no corpo e agonia mental.

53:13-16 – Agora explicarei o procedimento para trabalhar com as antardaśās de piṇḍa etc., o qual são de três tipos – piṇḍa, aṁśa e naisargika.

O senhor da daśā em operação tem uma parte inteira (1) e o planeta em conjunção com ele terá metade (1/2); o planeta em trikoṇa dele tem uma terça parte (1/3); o planeta na 4ª e 8ª a partir dele tem um quarto de parte (1/4), o planeta localizado na 7ª a contar dele tem uma sétima (1/7) parte de período do senhor da daśā. Desta forma os outros planetas, incluindo o ascendente, mutualmente localizados são os senhores das antardaśās (pācaka) da daśā. Se existir mais de um planeta nestas casas, o mais forte dentre eles iniciará como o senhor da antardaśā. As partes (proporções) de todas as antardaśās da daśā serão convertidas com uma denominação comum e por omitir esse denominador, os numeradores indicarão os dígitos não fracionais de cada um dos planetas.

Multiplicando o valor de um planeta pelos os anos da daśā e em seguida dividindo pela soma total dos dígitos de todos os planetas, será obtida a antardaśā de cada planeta. Assim como a antardaśā, a pratyantardaśā deve ser calculada.