Livro 1 - Cp 22 - Efeitos da 9ª Casa


CAPÍTULO 22
EFEITOS DO BHĀGYA BHĀVA
ATHA BHĀGYA BHĀVA PHALA ADHYĀYA

 _______________________________________________________________________________________


Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
CAPÍTULO 21 ⏪ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ⏩ CAPÍTULO 23
_______________________________________________________________________________________




22:1. Combinações para Fortunas. Oh, Brāhmin, agora ouça os efeitos da 9ª bhāva. A natividade será afortunada (ou rica), se o senhor da 9ª estiver no dharma bhāva com força;

22:2. Deve Guru estar no dharma bhāva, enquanto o senhor da 9ª está em um ângulo e o lagneśa dotado com força, e a pessoa será extremamente afortunada.

22:3. Pai Afortunado (rico). Se o senhor da 9ª estiver com força, enquanto Śukra ocupar a casa 9 e Guru estiver posicionado em um ângulo do ascendente, o pai do nativo será afortunado.

22:4. Pai Indigente. Se o senhor da 9ª estiver debilitado, enquanto a 2ª ou a 4ª a partir da 9ª bhāva estiver ocupada por Maṅgala, o pai do nativo é pobre.

Nota – A 2ª da casa 9 é a casa 10 e a 4ª da casa 9 é a casa 12. Portanto, o senhor da 9ª debilitado e Marte ocupando a casa 10 ou a casa 12, faz do pai do nativo um indigente.

22:5. Vida Longa do Pai. Deve o senhor da 9ª estar em profunda exaltação, enquanto Śukra está em um ângulo do ascendente, e Guru está na 9ª do ascendente do navāṁśa e o pai do nativo desfrutará de uma vida longa.

22:6. Status de Realeza para o Pai. Se o senhor da 9ª estiver em um ângulo e receber um dṛṣṭi de Guru, o pai do nativo será um rei dotado com carros, ou será igual a um rei.

22:7. Riqueza e Fama para o Pai. Deve o senhor da 9ª estar no karma bhāva, enquanto o senhor da 10ª recebe um dṛṣṭi de um benéfico e o pai do nativo será muito rico e famoso.

22:8-9. Virtuoso e Devotado ao Pai. Deve Sūrya estar em profunda exaltação, bem como o senhor da 9ª estar na 11ª casa, e o nativo será virtuoso, querido pelo rei e devotado ao seu pai. Se Sūrya estiver em um trino do ascendente enquanto o senhor da 9ª  está em yuvati e em yuti ou recebendo um dṛṣṭi de Guru, o nativo será devotado ao seu pai.

22:10. Fortunas. A aquisição de fortunas, carros e fama se dará aos 32 anos de idade se o senhor da 9ª  estiver em dhana bhāva enquanto o senhor de dhana está em dharma  bhāva (parivartana).

22:11. Inimigo do Pai. Haverá mutua inimizade entre o pai e o nativo se o lagneśa estiver em yuti com o senhor da 6ª e ambos ocupando a casa 9. Além disso, o pai do nativo será de uma disposição desprezível.

22:12. Mendigar por Comida. Se o senhor da 10ª e o senhor da 3ª estiverem desprovidos de força enquanto o senhor da 9ª  estiver debilitado ou combusto, o nativo terá de mendigar sua comida.

22:13-25. Combinações para a Morte do Pai. O pai do nativo morrerá antes do nascimento do nativo se Sūrya estiver em casas trikas (6, 8 ou 12), enquanto o senhor da 8ª está no dharma  bhāva, o senhor da 12ª no ascendente e o senhor da 6ª em putra bhāva. Deve Sūrya estar na 8ª enquanto o senhor da 8ª estiver em dharma  bhāva, e o pai do nativo morrerá dentro de um ano de seu nascimento. Se o senhor da 12ª casa estiver no dharma  bhāva, enquanto o senhor da 9ª  estiver em debilidade no navāṁśa, o pai do nativo morrerá durante o 3º ou o 16º ano de vida do nativo. A morte do pai ocorrerá aos 2º ou 12º ano do nativo se o lagneśa estiver na 8ª casa, bem como o senhor da 8ª estiver com Sūrya. Deve Rāhu estar no 8º bhāva da 9ª casa, bem como Sūrya estar no 9º da 9ª casa, e a morte do pai acontecerá aos 16º ou 18º ano do nativo. Se Śani estiver no 9º bhāva de Candra, bem como Sūrya estiver com Rāhu, o pai do nativo morrerá no 7º ou 19º ano de vida do nativo. O nativo em seus 44 anos perderá seu pai se o senhor da 9ª  estiver em vyaya, bem como o senhor da 12ª no dharma . Se o lagneśa está na 8ª casa, assim como Candra está em um navāṁśa de Sūrya, o nativo perderá seu pai aos 35 ou 41 anos de idade. A natividade perde seu pai aos 50 anos de idade se Sūrya, sendo o senhor da 9ª, estiver conjunto com Maṅgala e Śani. Se Sūrya estiver na 7ª a contar da 9ª  casa, bem como Rāhu na 7ª da 3ª casa, o 6º ou 25º ano do nativo será fatal para o pai. Se Śani está no 7º a contar da 8ª casa assim como Sūrya está na 7ª de Śani, as idades de 21, 26 ou 30 serão fatais para o pai. Se o senhor da 9ª estiver em seu signo de debilidade, enquanto seu dispositor está no dharma  bhāva, o nativo perderá seu pai aos 26 ou 30 anos. Assim o astrólogo pode saber os efeitos.

22:26. Fortunas. A natividade desfrutará de abundante fortuna se Śukra estiver em profunda exaltação e na companhia do senhor da 9ª casa enquanto Śani ocupa a casa 3.

22:27-28. Períodos Afortunados. Abundantes fortunas serão adquiridas após os 20 anos se dharma  tiver Guru nele, bem como seu senhor estiver em um ângulo do lagna. Deve Budha estar em sua profunda exaltação e o senhor da 9ª  no próprio dharma bhāva, e abundante fortuna será adquirida após os 36 anos de idade.

22:29. Deve o lagneśa estar em dharma, bem como o senhor da 9ª  estar no lagna e Guru em yuvati, e haverá ganhos de riqueza e carros.

22:30. Falta de Fortunas. Se Rāhu está no 9º da 9ª  casa (ocupando a casa 5), bem como seu dispositor estiver na 8ª casa e o senhor da 9ª  estiver debilitado, o nativo será desprovido de fortunas.

22:31. Alimento por Mendicância. Deve Śani estar no dharma bhāva junto com Candra, bem como o lagneśa estar em debilidade, e o nativo irá adquirir sua comida por meio da mendicância.

22:32. Oh, Brāhmaṇe, estes são os efeitos relacionados ao dharma bhāva. Eu expliquei brevemente. Estes podem ser estimados com a ajuda do estado dos senhores do lagna e da 9ª  bhāva e por outros métodos.