Livro 2 - Cp 54 - Mahā Daśā do Sol


CAPÍTULO 54
VIMSOTTARI DAŚĀ
RESULTADOS DAS ANTARDAŚĀS NA MAHĀ DAŚĀ DO SOL
ATHA VIṀŚOTTARĪ MATENA SŪRYA DAŚĀ ANTARDAŚĀ PHALA ADHYĀYA



 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________


54:1-3 – Se Sol estiver exaltado, ou posicionado no próprio signo, na 11ª  casa, em kendras ou trikoṇas, haverá ganhos de riqueza e de grãos alimentícios na antardaśā (AD) da mahā daśā (MD) do Sol. Inverso serão os resultados se Sol estiver debilitado, em signo não auspicioso etc. Se o Sol for o senhor da 2ª ou da 7ª casa, haverá apreensão de morte precoce.

Śānti Graha – Com o objetivo de se proteger desses perigos (de morte precoce nesse período), o mṛtyuñjaya japa deve ser recitado. Empreendendo a adoração de Sūrya e a observação de outros ritos religiosos para Sūrya, irá assegurar boa saúde.

Antardaśā da Lua na Mahā Daśā do Sol

54:4-6 – No momento da MD do Sol com AD da Lua, se a Lua estiver posicionada no ascendente, em kendras ou trikoṇas, haverá casamento e outras funções auspiciosas e o nativo obtém fama, riqueza e prosperidade, aumento de propriedades, de terras e sentimentos gratificantes com a aquisição de veículos, animais e outros assentos. Se a Lua ocupar o próprio signo, ou sua exaltação, a pessoa terá a afeição de uma mulher (casamento), ganhos de riqueza, felicidade de nascimento de filho, reconhecimento do rei (governo) e bênçãos, contentamento sobre a realização dos objetivos desejados também serão os resultados.

54:7-10 – Se a Lua estiver fraca, em conjunção com maléfico, haverá sofrimento para a esposa e para os filhos, conflitos sociais, degradação no trabalho, confrontação com o público, a ira do rei (governante), perda de riqueza, de animais e de prosperidade. Se a Lua estiver situada em casas trikas (6, 8 ou 12), haverá perigo que vem da água, perda de fé, aprisionamento, medo de doença, mudança de residência, visitações a lugares indesejados, controvérsias sobre litígios, alimento escasso, angústias causadas por ladrões e autoridades, doenças urinárias e outros riscos para a saúde devem ser preditos durante a AD da Lua.

54:11-12 – Se existirem planetas benéficos na 11ª ou na 8ª, e na 1ª, 4ª, 7ª ou 10ª a partir do senhor da MD (ou seja, do Sol) na AD da Lua, os resultados serão confortos luxuosos, elevação da fortuna, contentamento, confortos para a esposa e para os filhos, ganhos do rei (governo), felicidade ampla, aquisição de propriedades e terras, casamento (se ainda não for casado), práticas religiosas (Yugna, uma ação de adoração), festivais, ornamentos preciosos, compra de veículos, nascimento de filho ou de neto.

54:13-14 – Se a Lua estiver posicionada na 6ª, 8ª ou 12ª casa do senhor da MD (ou seja, do Sol) e estiver fraca, durante a AD da Lua, o nativo terá comida escassa e ruim e irá viajar para vários locais. Se Lua governar a 2ª ou 7ª, na sua AD haverá medo de morte precoce.

Śānti Graha – Com o objetivo de se proteger desses perigos da AD da Lua e ganhar felicidade, uma vaca branca e uma búfala devem ser doados em caridade.

Antardaśā de Marte na Mahā Daśā do Sol

54:15-18 – Se Marte estiver posicionado em exaltação, no próprio signo ou na 11ª casa, em kendras ou trikoṇas, na MD do Sol e AD de Marte, haverá ações auspiciosas, compra de casa, aumento de riqueza e de prosperidade, aquisição de terras agrícolas, ganho de roupas vermelhas. Se Marte estiver no ascendente, confortos e respeito do Estado (autoridades) serão indicados. A conjunção do senhor da 9ª ou do senhor da 11ª com Marte prediz ganhos de riqueza, posto de comando, conquista sobre inimigos, coragem, felicidade espiritual, amigos e todos os tipos de ajuda e de felicidade que vem de co-nascidos serão os efeitos.

54:19-20 – Se Marte estiver posicionado na 12ª ou 8ª casa do senhor da MD (ou seja, do Sol), se estiver conjunto com ou aspectado por planetas maléficos, então haverá perda de autoridade, pensamentos perversos, doenças mentais, aprisionamento, destruição de irmãos etc. Além disso, haverá inimizade entre irmãos e falha em todos os empreendimentos.

54:21-22 – Se Marte estiver debilitado ou fraco, haverá perda de riqueza a pedido do rei (governo) e se Marte for o senhor da 2ª ou 7ª casas, isso causará variadas doenças físicas e mentais.

Śānti Graha – Com o objetivo de se proteger desses perigos, a natividade deve fazer a recitação do mṛtyuñjaya mantra, caridade, doação de um boi com rituais apropriados. Dessa forma o nativo terá boa saúde na vida e outros sucessos.

Antardaśā de Rāhu na Mahā Daśā do Sol

54:23-26 – Se Rāhu estiver colocado em kendras ou trikoṇas a partir do ascendente, no início da sua AD, ou dos dois meses da AD, haverá pesada perda de riqueza e um estado de medo psicótico ocorrerá. Nesta AD, haverá medo de ladrão, de picada de cobras, ferimento e também esposa e filhos irão sofrer. Depois de dois meses, bons resultados irão prevalecer. Se Rāhu estiver em conjunção com planetas benéficos, ou estiver situado em benéficos navāṁśas, haverá saúde, satisfação mental e afeição do rei como resultados. A partir do ascendente, se Rāhu estiver em conjunção com um planeta yogakāraka e estiver situado na 3ª, 6ª, 10ª ou 11ª casas – ou em uma casa auspiciosa a partir do senhor da MD – o nativo terá o reconhecimento do rei, elevação de fortuna, fama etc., mas a esposa e filhos terão algum tipo de sofrimento, embora o nascimento de uma criança e outras festividades possam ocorrer em casa.

54:27-29 – A colocação de Rāhu na 8ª ou na 12ª casa a contar do senhor da MD, irá causar aprisionamento, transferência, confinamento, medo de ladrão, de serpentes e ferimentos. Mas o nativo desfrutará de confortos de esposa e filhos. Tal AD também produzirá resultados como perda ou destruição de animais, casa, agricultura e doenças como bolhas, tuberculose e asma.

54:30-31 – Se Rāhu estiver posicionado com os senhores da 7ª ou da 2ª casa, haverá a possibilidade de morte prematura, perigo de serpentes etc.

Śānti Graha – Com o objetivo de se proteger desses perigos, a natividade deve recitar o Durgā Saptaśānti ou os mantras de Durgā. Um bode deve ser doado em caridade. Uma vaca preta e uma búfala sem dúvida farão todos esses sofrimentos subjugados e inefetivos. 

Antardaśā de Júpiter na Mahā Daśā do Sol

54:32-33 – Se Júpiter estiver colocado em kendra, trikoṇa, exaltado, em signo amigo, ou bons vargas, a AD de Júpiter na MD do Sol trará casamento (se o nativo não for casado), prazeres de encontro com o rei (autoridades do governo), ganhos de riqueza e de alimentos, nascimento de criança, realização dos desejos com as bênçãos do rei (governo), amor e afeição dos escolares e instruídos, ganhos de roupas etc.

54:34-36 – Oh brāhmin, os resultados da AD de Júpiter sendo senhor da 9ª ou 10ª casas será a obtenção de um reinado (posição de destaque no governo), palanquim (veículos luxuosos), ganhos de propriedades, abundância felicidade etc. A colocação de Júpiter em bhāvas auspiciosos a partir do senhor da MD irá produzir elevação da fortuna, envolvimento em boas ações, adoração de divindades, preceptor (guru espiritual), contentamento mental, atividades religiosas etc.

54:37-39 – Se Júpiter estiver posicionado na 6ª ou 8ª casas a contar do senhor da MD, debilitado ou conjunto com planetas maléficos, seu AD resultará em sofrimento da esposa e filhos, algumas doenças físicas e também experiência de intenso medo. Essa AD também trará perseguição do rei, perda de alguma pessoa querida e coisas preciosas e também aquisição sem escrúpulos de espólios. Haverá doenças crônicas, agonia mental etc.

Śānti Graha – Com o objetivo de se proteger desses perigos, a natividade deve fazer doação de ouro, de vaca e fazer a recitação de mantras do Iṣṭa Devatā para trazer saúde.

Antardaśā de Saturno na Mahā Daśā do Sol

54:40-42 – Se Saturno estiver ocupando kendra ou trikoṇa, a AD de Saturno na MD do Sol trará destruição de inimigos, abundante felicidade, ganhos de riqueza e alimentos. Haverá festividades de casamento e outras funções auspiciosas na casa do nativo. Saturno ocupando seu signo de exaltação ou seu próprio signo, ou se estiver em conjunção de um planeta amigo, haverá atividades e bem estar em casa, aumento de ativos, reconhecimento do rei, realização de proeminência nacional, riqueza, diferentes tipos de ornamentos etc.

54:43-44 – Saturno ocupando a 6ª ou 12ª casas a partir do senhor da MD e também conjunto com planetas maléficos, causará doenças gástricas e dores abdominais, outras diversas doenças, febre elevada, desinteria etc. Além disso, essa AD traz aprisionamento, falha nos esforços, perda de riqueza, grande medo, choros histéricos, litígios na justiça.

54:45-47 – No começo da AD de Saturno; haverá inimizades com amigos; no meio da AD, um pouco de conforto; e no final, conflitos serão os resultados de um Saturno em signo de debilidade. Além disso, haverá sofrimento dos pais e uma boa quantidade de viagens. Se Saturno adquire o senhorio da 2ª ou 7ª casas, haverá medo de morte precoce.

Śānti Graha – Com o objetivo de se proteger desses perigos, a natividade deve fazer doação de uma vaca preta, uma búfala ou um bode em caridade e fazer japa do mṛtyuñjaya mantra. Essas ações propiciatórias irão restaurar a felicidade e a prosperidade.

Antardaśā de Mercúrio na Mahā Daśā do Sol

54:48-49 – A posição de Mercúrio em signo de exaltação, ou no próprio signo, ou em kendras, ou trikoṇas, em auspiciosos vargas ou forte no sistema ṣaḍbala, irá produzir bons resultados como benefícios do rei, elevado grau de entusiasmo, felicidade a partir de esposa e filhos, bênçãos do rei, aquisição de veículo, ornamentos, roupas, peregrinações a templos e locais sagrados e conforto para casa com plenitude de gado e alimento na AD de Mercúrio dentro da MD do Sol.

54:50-51 – Se Mercúrio estiver em conjunção com os senhores da 9ª ou da 11ª casa, haverá aumento de ganhos. Se Mercúrio estiver posicionado na 9ª, 5ª ou 10ª casas, o nativo será honrado e fará ações piedosas (religiosas), desenvolverá profundos pensamentos religiosos, amizade do preceptor, devoção de divindades e senhor Brahman, aumento de riqueza e alimentos, possibilidade de casamento (se não for casado) e nascimento de uma criança serão os resultados.

54:52-53 – A colocação de Mercúrio em conjunção com planetas maléficos em uma boa casa a contar do senhor da MD, produzirá abundância de felicidade, casamento (Yugna, uma ação de adoração), caridade, recitação de mantras, carta de apreciação, adoção de um nome que trará fama (se torna famoso por conta de algum trabalho louvável), alimento suntuoso, roupas decentes, ornamentos e muitos confortos.

54:54-57 – Se Mercúrio estiver posicionado nas 6ª, 8ª ou 12ª casas do senhor da MD, ou em signo de debilidade, em sua AD haverá doenças físicas, angústias mentais, sofrimento para esposa e filhos. O início da AD trará resultados perigosos; o meio, trará algum alívio; e o final, medo do rei e viagens. Se Mercúrio adquire o senhorio da 2ª ou 7ª casas, o resultado será dores no corpo e febre.

Śānti Graha – Com o objetivo de se proteger desses perigos, a natividade deve fazer a recitação do Viṣṇu Sahasranāma, doações piedosas de grãos, e um ídolo de prata para obter boa saúde.

Antardaśā de Ketu na Mahā Daśā do Sol

54:58-59 – A AD de Ketu na MD do Sol trará doenças, conflitos mentais, perda de riqueza, ira do governante, conflitos com amigos. Se Ketu estiver em conjunção com o senhor do ascendente, no início da AD haverá algum alívio para os sofrimentos descritos; no meio, haverá problemas; e na última parte haverá ameaça de morte.

54:60-61 – A posição de Ketu na 8ª ou 12ª casa a partir do senhor da MD, causará doenças nas bochechas, nos dentes e infecção urinária, mudança de lugar, perda de riqueza e de amigos, morte do pai, viagem para o estrangeiro, angústias através de inimigos e um medo intenso.

54:62-64 – Se Ketu estiver colocado em casa upachaya (3, 6, 10, 11) ou com um planeta que é yogakāraka (ou se ele é um yogakāraka), em boas vargas, o nativo terá boa fortuna e felicidade de esposa e filhos, aumento de amizade com pessoas satisfeitas, aquisição de roupas exóticas, aumento de fama etc. Se Ketu for o senhor da 7ª ou 12ª casas, deve-se predizer medo de morte prematura.

Śānti Graha – Com o objetivo de se proteger desses perigos, a natividade deve recitar o mantra de Durgā, fazer a doação de um bode em caridade etc., para trazer felicidade.


Antardaśā de Vênus na Mahā Daśā do Sol


54:65-68 – Se Vênus estiver posicionada em kendra, trikoṇa, exaltação, signo amigo ou estiver em vargas auspiciosos, o resultado da AD de Vênus na MD do Sol será conhecer mulheres de bom gosto, ganhos de bons alimentos, viagem de vila em vila, encontro com brāhmaṇes e com o rei (autoridade), entusiasmo exaltado, obtendo a insígnia do tipo dossel com guarda-chuva da realeza e um câmara (elevado status social), riqueza e bem estar em casa, preparação de alimentos doces todos os dias, aquisição de joias como coral, pérolas e também roupas. Haverá ganhos de animais, aumento de riqueza e de grãos alimentícios, entusiasmo, elevação de fama e prosperidade, viagem em palanque (veículos de luxo).

54:69-73 – Na MD do Sol, se Vênus estiver colocada na 6ª, 8ª ou 12ª casas, ou desprovida de força, o resultado da AD será perseguição pelo rei, conflitos mentais, perda de riqueza, de esposa e de filhos. No início da AD os resultados serão de média intensidade. No meio da AD o nativo ganhará riqueza e outros efeitos auspiciosos. No fim da AD haverá perda de fama, destruição do local, ódio de amigos, perda de confortos. Se Vênus estiver posicionada na 7ª casa, haverá dores para o corpo e medo de algumas doenças. A colocação de Vênus na 8ª ou 12ª casas irá causar morte precoce.


Śānti Graha – Com o objetivo de se proteger desses perigos, a natividade deve fazer a recitação do mṛtyuñjaya mantra, piedosa doação de vaca branca ou búfala deve ser feita. Japa do mantra do Senhor Śiva deve ser feito. Penitência deste tipo trará paz e tranquilidade com as bênçãos do Senhor Śiva.