Livro 1 - Cp 36 - Yogakārakas



CAPÍTULO 36
YOGA KĀRAKAS
ATHA YOGAKĀRAKA ADHYĀYA


 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



36:1. Oh, Brahmaṇe, assim eu falei sobre os efeitos derivados dos Kārakāṃśas. Agora ouça os efeitos que surgem do domínio dos grahas sobre os bhāvas.

BENÉFICOS E MALÉFICOS TEMPORÁRIOS

36:2-7. Benéficos naturais como senhores de signos posicionados em kendras não dão efeitos auspiciosos; e maléficos naturais posicionados em kendras não serão auspiciosos.
O senhor de um koṇa (1ª, 5ª, 9ª) dará resultados auspiciosos, quer seja maléfico ou benéfico.
O senhor do lagna é especialmente auspicioso, uma vez que o lagna é tanto um kendra quanto um koṇa. As casas 5 e 9 são especialmente para a riqueza, enquanto que as casas 7 e 10 são especialmente para a felicidade.
Qualquer planeta governando as casas 3, 6 ou 11 (triṣadāyas), darão efeitos maléficos.
Os efeitos devido aos governantes das casas 12, 2 e 8 dependerão de sua associação (com um benéfico ou um maléfico), pois eles são neutros; e darão seus efeitos de acordo com o seu 2º bhāva, isto é, o bhāva em que eles têm seu 2º signo, e eles são mais fortes em suas qualidades na ordem ascendente. Dentre estes, o senhor do 8º, quando ele governa o 12º bhāva a partir do 9º bhāva, ele não se torna auspicioso; e se ele, o senhor do 8º bhāva, é o senhor do 3º, 6º ou do 11º simultaneamente, ele se torna até mais inauspicioso; mas se ele é o senhor de koṇas, ele se torna mais auspicioso na doação de efeitos benéficos. O mais forte dentre as combinações acima mencionadas, torna-se o obstrutor do mais fraco e dá seus próprios efeitos. Aqui o senhor do 8º bhāva contado de Sūrya e de Candra, não é maléfico.

BENÉFICOS E MALÉFICOS NATURAIS

36:8-10. Guru e Śukra são benéficos naturais, enquanto que Candra é medíocre em benefício e Budha é neutro (um benéfico quando associado com um benéfico, e um maléfico quando relacionado a um maléfico). Maléficos são Sūrya, Śani e Maṅgala. Candra Cheio (Śukla Pakṣa), Budha, Guru e Śukra são mais fortes na ordem ascendente. Candra Fraco (Kṛṣṇa Pakṣa), Sūrya, Śani e Maṅgala são mais fortes (em disposição maléfica) na ordem ascendente. Em revelação de maleficência, devido ao governo dos kendras, os naturais benéficos, ou seja, Candra, Budha, Guru e Śukra, também devem ser considerados mais significativos na ordem ascendente.

FORMAÇÃO DE YOGAKĀRAKA

36:11-12. Senhores dos kendras e dos koṇas. Se houver uma mudança (parivartana) entre um senhor de um kendra e um senhor de um koṇa, ou se eles estão em yuti em um bhāva, ou se eles têm dṛṣṭi cheio um sobre outro, eles então se tornam yogakārakas, ou seja, forma-se um yoga aqui. A pessoa nascida neste yoga se torna quer um rei ou uma pessoa famosa.

Nota – os planetas têm olhar cheio pela 7ª. Somente os planetas com olhares especiais (Júpiter, Marte e Saturno) possuem seu olhar cheio por meio desses aspectos especiais e não pela 7ª.

36:13. Se um e o mesmo graha obtiver o senhorio de um koṇa, assim como de um kendra, e se ele estiver depositado em um kendra ou em um koṇa, ele será especialmente um yoga kāraka.

36:14. Senhorio de um kendra. Foi dito que um maléfico, governando um kendra, torna-se auspicioso, o qual é verdadeiro somente quando ele simultaneamente governa sobre um koṇa e um kendra, e não meramente governando um kendra.

36:15. Se os senhores de um kendra ou de um koṇa, simultaneamente, se tornam senhores de um bhāva maléfico (3,6,11), ele não causa Rājyoga pela mera relação estipulada (veja Cp. 34, Ślokas 11-12)

36:16. Rāhu e Ketu. Rāhu e Ketu dão, predominantemente, efeitos do senhor do bhāva com quem eles estão em yuti, ou do bhāva no qual eles estão colocados (caso não estejam em conjunção com ninguém).

36:17. Se Rāhu ou Ketu estão em kendras ou em koṇas, recebendo dṛṣṭi ou em associação com o senhor de um koṇa ou de um kendra, eles se tornam um yogakāraka.

36:18. Oh, Maharṣi Parāśara, descreva, de acordo com a Rāśi ascendente (lagna), quais são os grahas que se tornam um yogakāraka e quais são inauspiciosos.

36:19-22. Grahas e Áries lagna. Oh, brāhmaṇe, ouça estes exemplos. Em Áries lagna, mesmo Maṅgala sendo o senhor da 8ª casa, ele será cooperante para com os grahas, dando auspiciosos efeitos. Śani, Budha e Śukra são maléficos. Guru e Sūrya são benéficos. Não somente a yuti de Śani e Guru que formará um yogakāraka; e Guru dando efeitos maléficos também é certo se ele estiver à disposição de um maléfico. Śukra é um assassino direto (independente), pois está dotado com as qualidades de um graha Māraka (assassino), pois governa sobre os bhāvas 2 e 7. Os planetas maléficos Śani etc., também se tornam assassinos (em situações específicas). Oh, excelente dos Brahmaṇes, os efeitos acima serão obtidos pelos nativos nascidos com lagna em Áries.
36:23-24. Grahas e Touro lagna. Guru, Śukra e Candra são maléficos. Śani e Sūrya são auspiciosos. Śani causa Raja yoga. Budha é doador de efeitos menos auspiciosos. Guru e Maṅgala também são dotados com as qualidades de um assassino. Estes são os efeitos que serão obtidos pelos homens nascidos no lagna Touro.

36:25-26. Grahas e Gêmeos lagna. Maṅgala, Guru e Sūrya são maléficos, e somente Śukra é benéfico. A yuti de Śani e Guru é semelhante ao que acontece em Áries lagna. Candra é o primeiro assassino, mas sua qualidade depende da combinação e da daśā de outro planeta. Estes efeitos sobre os nativos em Gêmeos lagna, têm de ser preditos por astrólogos instruídos.

36:27-28. Grahas e Câncer lagna. Śukra e Budha são maléficos. Maṅgala, Guru e Candra são benéficos. Destes, Maṅgala é um yogakāraka inteiro, e ele é o doador de efeitos auspiciosos. Śani e Sūrya são Mārakas, mas são doadores de bons efeitos estando em associação com benéficos. É desta forma que os efeitos sobre os nativos em Câncer lagna têm de ser preditos por astrólogos instruídos.

36:29-30. Grahas e Leão lagna. Budha, Śukra e Śani são maléficos e Maṅgala, Guru e Sūrya são benéficos. Mas Guru e Śukra não se tornam auspiciosos meramente pela virtude de estarem em yuti. Śani é o Māraka e Candra é o doador de bons efeitos se estiver em associação com algum benéfico. Estes são os efeitos que devem ser conhecidos pelos astrólogos para o nativo nascido em Leão lagna.

36:31-32. Grahas e Virgem lagna. Maṅgala, Guru e Candra são maléficos, Budha e Śukra são benéficos e também yogakārakas (*Budha é um yogakāraka, mas Śukra em yuti com Budha produz um yoga). Śukra é um Māraka também e Sūrya dá efeitos por causa de sua associação (*Sūrya daria efeitos de Māraka em yuti com Śukra porque é governante de vyaya bhāva). Os astrólogos devem prever estes efeitos do nativo nascido em Virgem lagna.

36:33-34. Grahas e Libra lagna. Guru, Sūrya e Maṅgala são maléficos; Śani e Budha são benéficos. Candra e Budha se tornam kārakas de Raja yoga. Maṅgala é Māraka e Guru adquire a qualidade ou disposição de um maléfico, e eles estão dotados com as características de um Māraka. Śukra é neutro, quer esteja com um benéfico ou um maléfico. Estes efeitos devem ser preditos para os nativos nascidos em Libra lagna.

36:35-36. Grahas e Escorpião lagna. Śukra, Budha e Śani são maléficos; Guru e Candra são benéficos; Sūrya e Candra se tornam yogakārakas. Maṅgala é neutro. Śukra e outros maléficos adquirem as características de assassinos. Estes efeitos devem ser preditos para os nativos nascidos em Escorpião lagna.

36:37-38. Grahas e Sagitário lagna. Somente Śukra é maléfico. Maṅgala e Sūrya são benéficos. Sūrya e Budha são yogakārakas, Śani é um assassino. Guru é neutro e Śukra é dotado com poderes de assassino. Estes são os efeitos conhecidos para os nativos nascidos em Sagitário lagna.

36:39-40. Grahas e Capricórnio lagna. Maṅgala, Guru e Candra são maléficos, enquanto Śukra e Budha são benéficos. Śani por si mesmo não é um Māraka. Maṅgala e outros maléficos causam morte ou se tornam Mārakas. Sūrya é neutro. Somente Śukra é um yogakāraka. É desta forma que os efeitos para os nascidos em Capricórnio lagna devem ser preditos.

36:41-42. Grahas e Aquário lagna. Guru, Candra e Maṅgala são maléficos, enquanto Śukra e Śani são benéficos. Śukra é o único planeta que é Raja yoga kāraka, enquanto Guru, Sūrya e Maṅgala são assassinos. Budha dá efeitos medianos. É desta forma que os efeitos para os nascidos em Aquário lagna devem ser preditos.

36:43-44.  Grahas e Peixes lagna. Śani, Śukra, Sūrya e Budha são maléficos, enquanto Maṅgala e Candra são benéficos. Maṅgala e Guru causam um yoga. Maṅgala, mesmo sendo um Māraka, não permanecerá assim. Śani e Budha serão assassinos. É desta forma que os efeitos para os nascidos em Peixes lagna devem ser preditos.

36:45-46. É desta forma que os benefícios e malefícios dos planetas devem ser considerados. Estes efeitos são derivados de seus senhores estarem em bhāvas específicos e também de acordo com o lagna. Além disto, existem outros yogas como Nābhasā etc., que devem ser considerados também para predizer os efeitos sobre a natividade. Narrarei estes posteriormente.