Livro 1 - Cp 17 - Efeitos da 4ª Casa


CAPÍTULO 17
EFEITOS DE SUKHA BHĀVA
ATHA SUKHA BHĀVA PHALA ADHYĀYA


 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________


17:1. Oh, excelente dos Brāhmaṇes, assim eu disse brevemente os efeitos do Sahaja Bhāva. Agora ouça os resultados relacionados ao Sukha Bhāva.

17:2. Confortos de Habitação. O nativo terá plenos confortos de residência se Sukha estiver ocupado por seu Senhor, ou pelo Lagneśa e estiver recebendo dṛṣṭi de um benéfico.

17:3. Misturas. Deve o Senhor do Putra estar em seu próprio Bhāva, ou em seu próprio Navāṁśa, ou em exaltação e o nativo será dotado com confortos relacionados a terras, carros, casas etc., e instrumentos musicais.

17:4. Confortos de Habitação. Se o Senhor do Karma a se junta ao Senhor de Sukha em um ângulo, ou em um trino, o nativo irá adquirir belas mansões.

17:5. Parentes. Deve Budha estar no Lagna, enquanto o Senhor de Sukha, sendo um benéfico, recebe dṛṣṭi de um outro benéfico, e o nativo será honrado por seus pais.

17:6. Longa vida da Mãe. Se Sukha Bhāva estiver ocupado por um benéfico, enquanto seu Senhor estiver em sua Rāśi de exaltação, bem como o indicador da mãe estiver dotado com força, o nativo terá uma mãe com longa vida.

17:7. Felicidade da Mãe. A mãe do nativo será feliz se o Senhor de Sukha estiver em um ângulo, enquanto Śukra também estiver em um ângulo, conforme Budha está exaltado.

17:8. Quadrúpedes. Sūrya em Sukha, Candra e Śani no Dharma  e Maṅgala no Lābha Bhāva; este Yoga irá conferir vacas e búfalos ao nativo.

17:9. Mudez. Deve Sukha Bhāva estar em um signo móvel (áries, câncer, libra, capricórnio), enquanto seu Senhor e Maṅgala estiverem juntos em Ari ou em Randhra Bhāva, e o nativo será mudo.


17:10-14. Carros. (1) Se o Lagneśa é um benéfico, enquanto o Senhor de Sukha está em queda, ou se Lābha Bhāva e o significador (Śukra) estão em Vyaya Bhāva, o nativo obterá carros aos seus 12 anos de idade. (2) Deve Sūrya estar em Sukha Bhāva, bem como o Senhor de Sukha estar exaltado em estar com Śukra, e a pessoa adquirirá carros aos seus 32 anos de idade. (4) Isso se dará aos 42 anos de idade se o Senhor de Sukha estiver junto do Senhor do Karma e em seu Navāṁśa de exaltação (do Senhor da 4ª). (5) Uma mudança entre os Senhores de Lābha e de Sukha conferirá carros aos 12 anos. (6) Um benéfico, relacionado ao Sukha Bhāva (e seu Senhor), trará auspiciosos efeitos (relacionado a carros), enquanto um maléfico produzirá somente efeitos maléficos (em relação a carros). (7) Deve um benéfico estar em Sukha, receber dṛṣṭi de Sukha, ou estar em yuti com o Senhor de Sukha, ou receber uma dṛṣṭi  do Senhor de Sukha Bhāva, e então o nativo será feliz com carros e será livre de acidentes e de perigos. (8) Um maléfico, colocado no lugar do dito benéfico, causará perdas relacionadas a veículos e implica em acidentes graves.