Livro 1 - Cp 40 - Sūrya Yogas


CAPÍTULO 40
SŪRYA YOGAS
ATHA RAVI YOGA ADHYĀYA


 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________


40:1. Veśi, Vośi e Ubhayacara yogas. Se qualquer graha, excetuando Candra, estiver no 2º bhāva contado de Sūrya, então Veśi yoga é formado. Se qualquer graha, excetuando Candra, estiver no 12º bhāva contado de Sūrya, então Vośi yoga é formado. Se qualquer graha, excetuando Candra, estiver no 2º e no 12º bhāvas contado de Sūrya, então Ubhayacara yoga é formado.

40:2-3. Efeitos de Veśi, Vośi e Ubhayacara yogas. Nascidos em Veśi yoga serão verdadeiros, muito encorpados, preguiçosos, felizes e dotados com riqueza insignificante. Nascidos em Vośi yoga será habilidosos, caridosos e dotados com fama, aprendizado e força. NascidoS em Ubhayacara yogas, será um rei ou alguém igual a um rei em felicidade.

40:4. Benéficos causando Veśi, Vośi ou Ubhayacara yogas darão os efeitos acima mencionados, enquanto maléficos produzirão efeitos contrários.

__________________________________________________

Notas – Para estudar estes yogas, o signo aonde Sol está colocado é chamado de Sūrya lagna ou ascendente Solar. A Lua se torna extremamente maléfica quando está junto ao Sol e, portanto, é dado a ela o status de Lua Combusta, pois ela se encontra quer no Amāvāsya ou 1 dia antes ou 1 dia depois do Amāvāsya Tithī. Por esta razão é que ela é excluída dos yogas solares.

Princípio do Kartari yoga – O que se aplica em Sūrya e Candra yogas é o princípio de Kartari yoga (encurralamento de um planeta). Esse encurralamento pode ser benéfico (Śubhakartari) ou maléfico (Pāpakartari), mas ainda assim um Kartari está funcionando e formando um benéfico, misto ou maléfico yoga solar. Partindo da mesma linha de raciocínio, a força desses yogas pode ser elevada, mediana ou inferior dependendo da dignidade planetária.