Livro 2 - Cp 52 - Resultados dos Cara Daśā


CAPÍTULO 52
RESULTADOS DOS CARA DAŚĀS
ATHA CARĀDI DAŚĀ PHALA ADHYĀYA


 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________


52:1-3 – O sábio Parāśara disse: Oh brāhmin! Agora vou descrever para você os resultados auspiciosos e não auspiciosos das daśās de Cara, Sthira e outras. Os resultados do ascendente e das doze casas devem ser interpretados apropriadamente com base na força do senhor dessas casas. O senhor do signo que possuir plena força, dará plenos resultados; com força média, dará médios resultados; e se estiver desprovido de força, dará resultados medíocres.

52:4-10 – Se existirem planetas maléficos posicionados nas casas 8, 9 e 5 a partir do signo operante da daśā, Oh brāhmin, suas daśās oferecerão resultados problemáticos. O signo que possuir um maléfico na 3ª e 6ª casas a contar dele, sua daśā trará vitória. E se essas casas estiverem ocupadas por planetas benéficos, haverá derrota como resultado. Se a 11ª casa do signo operante da daśā estiver ocupada por um maléfico ou benéfico, aquela daśā será sempre benéfica. O signo da daśā ocupado por um planeta benéfico dará sempre resultados auspiciosos. Um signo auspicioso ocupado por um planeta maléfico aquela daśā será primeiro favorável e depois desfavorável (divida o período em duas partes). Se um signo não auspicioso está ocupado por um planeta benéfico, ele também oferecerá resultados bons e, em seguida, resultados ruins. Se existir um planeta maléfico em um signo não auspicioso, sua daśā será perigosa. Se existirem benéficos e maléficos em um signo auspicioso, aquela daśā será primeiramente ruim e, em seguida, favorável. As daśās de signos auspiciosos irão comandar resultados favoráveis, enquanto as daśās de signos inauspiciosos produzirão resultados completamente desfavoráveis.

52:11-17 – A posição de planetas benéficos na 2ª e 5ª casas a contar do signo operante na daśā, trará certamente afeição do rei e vitória. Se existirem maléficos nestas casas, os resultados devem ser considerados inauspiciosos. Se existirem planetas benéficos nas 5ª e 8ª casas do signo operante da daśā, felicidade e saúde devem ser indicadas como resultados. A posição de benéficos na 9ª casa do signo operante, eleva o nativo em pensamentos religiosos e afeição de seus preceptores como resultado dessa daśā, e resultados opostos ocorrerão se essa casa for ocupada por maléficos. Se existirem maléficos e benéficos posicionados lá, resultados mistos ocorrerão e isso causará sofrimento mental e físico. A posição de maléfico na 7ª casa do signo operante, fará a esposa do nativo enfrentar perigos para a sua saúde. Um maléfico na 4ª casa resultará em perda de casa ou mudança de casa. Um maléfico na 5ª indica sofrimento para os filhos. Um maléfico na 10ª indica degradação no status e fama. Um maléfico na 9ª casa, causará angústia para o pai. Se a 11ª casa do signo operante da daśā estiver ocupada por maléficos, todas as sortes de obstáculos serão enfrentadas, e se estiver ocupada por benéficos, haverá extraordinária felicidade durante esse período. Deve as casas angulares estarem ocupadas por planetas benéficos e haverá ganhos de riqueza e vitória sobre inimigos. A disposição dos planetas ao nascimento e trânsito sobre o signo operante da daśā deve ser estudado antes de terminar os resultados deste período.

52:18-19 – O signo que contiver planetas benéficos nele e também que possui benéficos na sua casa anterior, a daśā de tal signo deve ser considerada auspiciosa. Em situação inversa, ou seja, maléficos no signo operante e em seu signo anterior, resultados opostos devem ser preditos. A posição de benéficos nas casas 5, 8 ou 12 de um signo operante, irão produzir resultados favoráveis. Mas se maléficos estiverem posicionados nestas casas, os astrólogos instruídos devem predizer resultados desfavoráveis.

Casas bādhakas (obstrutoras) de Signos no Cara daśā

52:20-21 – Os signos obstrutores, ou seja, sthāna bādhaka, para Áries, Câncer, Libra e Capricórnio são Aquário, Touro, Leão e Escorpião, respectivamente. Se o signo hospedeiro do senhor do signo operante e maléficos estiverem nas casas bādhakas, a daśā daqueles signos trarão tremendas perturbações, aprisionamento, gastos e doenças.

Nota 1 – Os signos bādhakas para signos cardinais são sempre os 11º signos a contar deles. Para signos fixos, são os 9º signos. E para signos duais, são os 7º signos a contar deles.

Nota 2 – Por exemplo, supondo Áries seja o signo operante. A casa bādhaka de Áries é Aquário e Saturno é o senhor da casa bādhaka, ou seja, o Bādhakeśa. Supondo que Saturno esteja colocado no signo de Virgem. Portanto, se Saturno estiver no signo de Virgem ou se na casa bādhaka estiverem planetas maléficos, então o período do signo de Virgem será muito adverso para a natividade.

52:22 – Se o signo da daśā possuir um planeta exaltado nele, seu período será de desfrute sensual e riqueza. Se o signo estiver desprovido de qualquer planeta, a daśā será desfavorável e sem frutos.

52:23-25 – Se Rāhu estiver posicionado na casa bādhaka, ou na 6ª, 8ª ou 12ª a partir do signo operante da daśā, a daśā e antardaśā do signo causará terrível medo, aprisionamento enquanto em viagem, perseguição pelo rei e raiva de inimigos. Na antardaśā do signo ocupado por Sol, Marte, Rāhu ou Saturno, haverá atraso, ira do governante e profundo medo. Se a 5ª ou a 9ª casa do signo da antardaśā forem ocupadas por um planeta maléfico, haverá medo de morte.

52:26-28 – No signo da antardaśā, um planeta exaltado neste signo, irá conferir felicidade e o nativo será abençoado com a administração de uma cidade ou vila, com filhos, riqueza, bem estar, frutificação de fortuna, posição de comando e abundante progresso. O senhor da daśā se estiver posicionado em um signo auspicioso e aspectado por Júpiter, na sua daśā o nativo irá adquirir riqueza, será abençoado com filho e terá a realização de trabalhos auspiciosos.

Signos inimigos dos planetas


52:29-32 – Touro, Libra, Capricórnio, Aquário e Gêmeos são signos inimigos para o Sol. Escorpião, Libra e Aquário são inimigos para a Lua. Aquário, Peixes, Gêmeos, Libra e Virgem são signos inimigos para Marte. Câncer, Peixes, Escorpião, Aquário são signos inimigos para Mercúrio. Touro, Libra, Gêmeos, Virgem são signos inimigos para Júpiter. Leão, Escorpião, Câncer e Sagitário são signos inimigos para Vênus. Áries, Leão, Sagitário, Escorpião e Câncer são signos inimigos para Saturno. Portanto, Oh brāhmin, o resultado das daśās devem ser descritos depois de considerar esses fatores.

52:33-34 – Se o planeta for um yogakāraka e estiver em śubhakartari e um planeta benéfico ocupar a casa 2, 3 ou 4, resultados auspiciosos devem ser esperados durante a daśā do signo que for ocupado pelo yogakāraka. Nesta daśā os efeitos auspiciosos do yogakāraka também será sentido. Os planetas maléficos (fazendo papel de yogakāraka) encurralado entre planetas benéficos também darão resultados auspiciosos.

52:35-36 – A antardaśā de um signo benéfico em uma daśā de um signo benéfico, indicará resultados favoráveis. E se existirem planetas benéficos em casas trikoṇas a contar desse signo da daśā, aquela daśā também produzirá resultados favoráveis. Se no final e no começo das porções da daśā, existir conexão com signos amigos (operante na antardaśā) aquela daśā inteira dará excelentes resultados. Os efeitos da daśā devem ser delineados depois de considerar o signo.

52:37-39 – Se existirem benéfico em trikoṇas, a contar do signo operante, o período inicial da daśā trará resultados favoráveis. A antardaśā auspiciosa de uma daśā auspiciosa será excessivamente benéfica para o nativo. Um signo benéfico no início da daśā produz uma excelente situação. Portanto, o resultado deve ser declarado depois de ver o período inicial na daśā operante. Se o início da daśā for de um signo maléfico e se o senhor do signo estiver fraco ou debilitado, haverá reverses na fortuna no início e no fim.

Nota – deve-se dividir o período em três partes para considerar início, meio e fim das daśās. Ou utilizar o sistema que Parāśara ensinou no final desse capítulo, ou seja, os resultados do início da daśā vêm a partir dos planetas posicionados em signos śīrṣodhaya, os resultados do meio da daśā vêm a partir dos planetas posicionados em signo ubhyodhaya, e os resultados do fim da daśā vem a partir dos planetas posicionados em signos pṛṣṭodhaya.

52:40-41 – O signo que contiver um planeta debilitado nele, ou em casas trikoṇas a contar dele, ou que seu senhor esteja debilitado, haverá degradação da fortuna na daśā daquele signo e também perda de riqueza, de produtos agrícolas e perigo de doenças.

52:42 – Rāhu e Ketu possui quatro signos em série de Aquário e Escorpião, respectivamente. Se Rāhu e Ketu estiverem posicionados em qualquer um dos quatro signos governados por eles, a daśā de tais signos darão resultados de signo próprio, isto é, bons resultados.

Nota – os quatro signos se referem aqui aos seus domicílios e mūlatrikoṇa.

52:43-45 – A daśā do planeta que é considera como auspicioso, se aquele planeta acontece de estar posicionado em uma casa māraka (casa 2 ou 7, casa assassina), este signo irá produzir morte. Se Vênus e Lua aspectam ou estão na casa, no meio desta daśā haverá perda de riqueza por razões políticas. Se a daśā termina no signo de um planeta benéfico ou de um signo em que está posicionado Rāhu, isto irá produzir os mesmos resultados. Oh brāhmin, esses resultados não são aplicáveis nas daśās de Saturno e de Capricórnio.

52:46-47 – O último período da daśā de Rāhu traz perdas de todos os tipos, o nativo sofre com perigo de morte, aprisionamento, exílio e passa por profundas angústias. Se um planeta maléfico estiver posicionado em casas trikoṇas a contar desse signo, esses resultados são obrigados a acontecer. Os instruídos astrólogos, após analisarem a posição dos planetas e signos dessa maneira, devem descrever os resultados.

52:48-49 – Em qualquer signo que Rāhu ou um planeta maléfico estiverem posicionados, os resultados acima descritos devem ser pensados. A combinação de um planeta māraka no início ou no fim de uma daśā não deve ser considerado bom. Dentre os planetas mārakas, se Rāhu acontece de ser um deles, certamente haverá aprisionamento e perda de riqueza.

Nota – Para Rāhu se tornar um māraka ele deve governar as casas 2 ou 7, ou estar posicionado nelas.

52:50-52 – Se Rāhu figura no início do signo da daśā, aquele período trará destruição e ruína da casa. Se Rāhu estiver posicionado na 2ª casa, perda de riqueza deve ser esperada. Se Vênus e a Lua estiverem na 12ª casa, isso causará a perseguição do rei (governo) e se no mesmo local Marte e Ketu estiverem colocados, o nativo sofrerá grande perda devido a homicídio e fogo.

52:53-55 – Os escolares também descreveram os resultados causados pelas argalās (intervenções planetárias) da mesma forma. O ascendente e qualquer outra casa que for fortalecida por meio de aspectos de benéficos ou maléficos que são os karka (significadores) daquela casa por meio de argalā, produzirão resultados auspiciosos.

Nota – Argalā foi descrita no Capítulo 33 da obra de Parāśara, o BPHS.

52:56-59 – O signo que possui um senhor benéfico ou possui conexão com planetas exaltados, a sua daśā produzirá o máximo grau de confortos. O senhor de um signo, se estiver posicionado em seu próprio signo, a daśā de tal signo providenciará abundante riqueza, e se esse senhor estiver na 12ª casa, a riqueza será desperdiçada. O signo que possui um maléfico em trikoṇas a contar dele, aquela daśā trará plenitude de misérias, perda de uma criança, agonia para o pai e sofrimento mental. Se os trikoṇas daquele signo for ocupado pelos governantes das casas 8, 12 ou pelo Sol ou por Saturno, aquela daśā também renderá resultados desfavoráveis.

52:60-63 – Se o trikoṇa de um signo estiver ocupado por Rāhu ou Ketu, a daśā daquele signo irá produzir agonia para o filho, perda de riqueza, viagem para terras estrangeiras, conflito em cada passo, medo mental (provavelmente transtornos mentais). Se a 6ª ou 8ª casas de um signo estiverem ocupadas por um maléfico, ou um planeta debilitado, ou combusto, a daśā deste signo irá produzir punição do governo, medo de inimigos, sofrimentos insuportáveis de uma doença. A daśā de um signo possuindo um planeta maléfico na sua 4ª casa trará destruição de casa, animais e terras agrícolas. Se Marte acontece de ser o planeta, a casa será destruída pelo fogo por negligência. No caso de Saturno, haverá dor no coração. Se por Sol, a ira do rei (governo). Se por Rāhu, perdas totais, perigo que vem de ladrão e perigo de envenenamento serão causados.

52:64-66 – Se Rāhu estiver posicionado na 10ª casa de um signo, a daśā deste signo trará peregrinações a locais sagrados e templos. Se benéficos estiverem ocupando a 10ª, 11ª ou 9ª casas de um signo, a daśā daquele signo trará educação, riqueza, religião, trabalhos piedosos, fama, sucesso em empreendimentos etc. A daśā de um signo com planetas benéficos ocupando a 5ª, 7ª ou 6ª casa de sua posição, ou com um planeta domiciliado no signo da daśā, irá conceder bênçãos de filhos e casamento. o signo que é ocupado pelos senhores da 5ª, 11ª, 10ª, 4ª, 9ª ou do ascendente, irá produzir efeitos de acordo com a força e combinações planetárias concernentes.

52:67-70 – O signo que possui Júpiter, Vênus ou os senhores de auspiciosas casas (trikoṇas), em sua daśā haverá bem estar completo, aquisição de todos os tipos de espólios, profundo respeito aos brāhmaṇes e às divindades. A 4ª casa de um signo, se for ocupada por um planeta exaltado, ou pelo senhor de um trikoṇa, a daśā deste signo prometerá veículos, animais e grãos de alimentos, e se a Lua também estiver conjunta nesta casa, haverá abundância de riqueza e diferentes tipos de riqueza e luxos. A lua cheia (pūrṇimāsya) confere tesouros, pedras preciosas e ornamentos, e no caso de Vênus haverá imensos prazeres de música e instrumentos musicais.

52:71-72 – Se Júpiter estiver posicionado na 4ª casa de um signo, a daśā daquele signo concederá veículos. O signo que tem a combinação do senhor do ascendente, da 9ª casa ou da 10ª casa, ou de planetas exaltados, benéficos planetas, a daśā daquele signo concederá sucesso em todos os tipos de empreendimentos, confortos luxuosos, aquisição de uma grande propriedade. Os efeitos das casas devem ser delineados de acordo com esses tipos de combinações.

52:73-77 – A daśā de cada signo e planeta sob a influência de seus estados próprios, produz resultados específicos e diferentes. Essas qualidades são (1) profunda exaltação; (2) exaltação; (3) posicionado aos lados do seu signo de exaltação; (4) Mūlatrikoṇa; (5) próprio signo; (6) signo melhor amigo; (7) signo temporariamente amigo; (8) signo neutro; (9) signo inimigo; (10) signo de pior inimizade; (11) signo de debilidade; (12) posicionado aos lados do seu signo de debilidade; (13) profunda debilidade de um signo; (14) debilitado ou em signo inimigo no Navāṁśa; (15) no próprio signo no Navāṁśa; (16) posicionado em Kendras; (17) posicionado em Trikoṇas; (18) vencido em guerra planetária; (19) combusto. Os resultados das daśās devem ser preditos de acordo com esses estados (avasthā) dos signos e dos planetas.

52:78-83 – A daśā de um planeta em profunda exaltação e extremamente poderoso é considerada uma daśā plena e inteira. Essa daśā produz majestosos confortos e tremenda felicidade. Nesta daśā haverá abundância de riqueza, confortos exuberantes e melhoria. A daśā de um planeta exaltado e poderoso é uma daśā total o qual traz muito luxos, mas também algum tipo de doença (porque ela é inteira e completa em todos os resultados).

52:84-87 – Combinações do senhor da 9ª e com Júpiter forma um Yoga através de aspectos ou mútuo ângulo ou conjunção. Essa combinação induz a benéficos efeitos também para as daśās dos outros planetas. O planeta que é significador de fortuna no momento do nascimento irá render plenos efeitos ao voltar ao seu movimento direto depois de seu movimento retrógrado. Desta forma os resultados dos outros planetas dependerão de sua força, fraqueza, formação de yoga e seus relacionamentos.

Nota – O planeta da fortuna é o Bhāgya graha, ou seja, o governante da 9ª casa. Todos os yogas anteriormente mencionados por Parāśara também devem ser aplicados na interpretação das daśās desses sistemas.

52:88-89 – Os resultados do início da daśā vêm a partir dos planetas posicionados em signos śīrṣodhaya, os resultados do meio da daśā vêm a partir dos planetas posicionados em signo ubhyodhaya, e os resultados do fim da daśā vem a partir dos planetas posicionados em signos pṛṣṭodhaya. Planetas temporariamente amigos produzem resultados favoráveis durante a antardaśā. Na mesma situação, planetas temporariamente inimigos produzem resultados desfavoráveis.

52:90-96 – Começando a partir do signo no qual o senhor da daśā está posicionado, os doze signos em sequencia representarão as 12 antardaśās. A antardaśā do signo que é ocupado por seu senhor ou por um planeta amigo, produz ganhos de território (reinado), propriedade e confere favoráveis resultados. A antardaśā dos signos de casas trikas (6, 8, 12) ou dos signos possuindo planetas maléficos, debilitados, planetas inimigos, trazem perda de riqueza, calamidade, doenças, perigo de morte e todos os tipos de resultados desfavoráveis. A antardaśā dos signos que possuem maiores pontos benéficos no sistema Aṣṭakavarga, conferem resultados favoráveis, e os signos com pontos maléficos, conferem resultados desfavoráveis.

Para acertar os resultados relacionados ao nativo em relação a filhos, pai, mãe etc., considere a casa concernente como um novo ascendente e perceba as características das outras casas normalmente o faz para o ascendente original da carta de nascimento. Por exemplo, para filhos, trate a casa 5 como um novo ascendente; para esposa, trate a casa 7 como um novo ascendente e assim por diante.

A classificação dos signos e planetas em termos de dhātu descritas anteriormente e os resultados de ganhos ou perdas de um dhātu conectado com um signo ou planeta em específico, devem ser interpretados de acordo com suas respectivas antardaśās, sendo auspiciosa ou inauspiciosa.

52:97 – Desta forma os resultados das antardaśās de todos os signos, bem como suas Pratyantardaśās devem ser interpretados.