Livro 2 - Cp 74 - Samudāya Aṣṭakavarga

CAPÍTULO 74
SAMUDĀYA AṢṬAKAVARGA

ATHA SAMUDĀYA AṢṬAKAVARGA ADHYĀYA

 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



74. 1-2 – Maharṣi Parāśara disse – Oh Brāhmin! Desenhe 12 compartimentos do diagrama do nascimento (Cakra) e fixe todas as casas, incluindo o Ascendente. Coloque a soma total dos Rekhās do Aṣṭakavarga de cada um dos signos no Cakra. Isto é chamado Samudāya Aṣṭakavarga. Através disto, os resultados para o nativo devem ser delineados.

74. 3-5 – No Samudāya Cakra, o signo que assegura mais do que 30 Rekhās irá trazer resultados medianos; da mesma forma, os signos contendo menos do que 25 Rekhās, seus resultados serão angustiantes. O planejamento de trabalhos propícios deve ser feito nos signos capazes de produzirem resultados auspiciosos. Oh superior Brāhmin! Trabalhos auspiciosos devem ser postos de lado durante os signos que produzem angústia. O planeta posicionado nos signos superiores é considerado auspicioso e nos outros signos ele é considerado inauspicioso.

74. 6 – Os resultados das casas devem ser estudados em consistência com a densidade dos Rekhās em cada uma das casas. Se o número de Rekhās for maior, os resultados devem ser extremamente bons; e se o número de Rekhās for menor, ele dará maus resultados. Se o número de Rekhās não for nem pequeno e nem grande, os resultados da mesma magnitude devem ser preditos (resultados medianos, neutros).

74. 7-8 – Se a 11ª casa do Samudāya Aṣṭakavarga possuir mais Rekhās do que a 10ª casa, e se os Rekhās da 12ª casa forem menores do que os Rekhās da 11ª casa, e se o Ascendente possuir mais Rekhās, então o nativo será afortunado e rico.


A situação inversa (a 12ª com mais Rekhās do que a 11ª e o Ascendente também possuir menos Rekhās), o nativo será pobre.

74. 9-10 – Assim como o resultado das Daśās, os resultados das casas devem ser preditos a partir de três segmentos. O segmento (Khaṇḍa) que tem os planetas maléficos é uma parte considerada angustiante. O segmento que tem planetas benéficos, confere resultados muito auspiciosos. E o segmento que possui planetas misturados, irá produzir resultados mistos. O resultado a partir do Ascendente até a 4ª casa dará resultados na infância. A partir da 5ª casa até a 8ª casa, os resultados serão colhidos na fase adulta. E entre a 9ª e a 12ª casas, os resultados serão colhidos na velhice. 

74. 11-28 – Se o Samudāya Aṣṭakavarga contiver 7 ou menos Rekhās, haverá medo de morte do nativo no mesmo mês em que o Sol atravessar esse signo. Para o propósito de propiciação (Śānti Graha), 20 Pala (11.5grm) de ouro e 2 (porções) de sementes de gergelim devem ser doados em caridade.

Se um signo contiver 8 Rekhās haverá perigo de morte naquele mês. Para alívio dessa aflição, um tulādāna (o próprio peso da pessoa) de cânfora.

Se um signo contiver 9 Rekhās, causará perigo de serpentes naquele mês solar (quando Sol passar por aquele signo). Para abrandar seu efeito maléfico, uma carruagem puxada por 4 cavalos deve ser doada em caridade.

Se um signo contiver 10 Rekhās, produzirá perigo de armas naquele mês solar.  Com o propósito de abrandar os efeitos maléficos, uma armadura (kavacam) junto com a arma (vraja) feita de 10 Palas de ouro, deve ser doado em caridade.

Oh Vipra! Quando um signo contiver 11 Rekhās, haverá possibilidade de enfrentar desgraça naquele mês solar. Para propiciação (graha śānti) um ídolo da Lua (Candra) deve ser feito de 10 Palas de ouro e doado em caridade.

O signo que contiver 12 Rekhās causará perigo de morte por afogamento naquele mês solar. A caridade pela doação de terra com plantações de grãos para Brāhmaṇes irá conferir efeitos auspiciosos.

O signo que contiver 13 Rekhās irá produzir perigo de morte por tigre naquele mês. Com o objetivo de se guardar dos maus efeitos, um ídolo do Senhor Viṣṇu deve ser dado em caridade.

Se um signo que estiver ocupado com 14 Rekhās, haverá perigo de morte naquele mês solar. Para a propiciação, um ídolo de Varāha Mūrti, feito em ouro, deve ser dado em caridade.

Se um signo contendo 15 Rekhās, haverá perigo do rei (autoridades) naquele mês solar. Um elefante deve ser doado em caridade para alívio desses maus efeitos.

Se um signo contendo 16 Rekhās, naquele mês solar, um grande infortúnio será causado. Uma réplica de Kalpa Vṛścika (a árvore legendária), feito em ouro, deve ser dado em caridade de modo a se guardar dos maus efeitos.

Se um signo contendo 17 Rekhās, naquele mês solar, haverá perigo de doenças. Com o objetivo de aliviar essa aflição, uma vaca e açúcar mascavo devem ser doados em caridade.

O signo que possui 18 Rekhās, naquele mês solar, haverá disputas e conflitos. Para propiciação, vaca, joias, terra e ouro devem ser doados em caridade.

A posição de 19 Rekhās em um signo, levará a natividade residir em terras estrangeiras (banido de sua terra natal) naquele mês solar. Propiciações devem ser realizadas com rituais apropriados para obter alívio.

A ocupação de 20 Rekhās em um signo causará perda de inteligência (prudência) naquele mês solar daquele signo. Para reparar o mau efeito, o Senhor Gaṇeśa deve ser adorado.

O signo com 21 Rekhās produzirá doença e angústia no mês solar daquele signo. Para aliviar tais maus efeitos, alimentos em grãos na forma de um monte devem ser doados em caridade.

O signo com 22 Rekhās causará miséria aos irmãos (do nativo) no mês solar daquele signo. Para a propiciação (graha śānti), um espelho deve ser doado em caridade.

A posição de 23 Rekhās em um signo irá produzir conflitos no mês solar daquele signo. Com o objetivo de abrandar os maus efeitos, um ídolo feito de ouro deve ser dado em caridade.

No mês solar de um signo que possui 24 Rekhās, haverá perda de co-nascidos (morte de irmãos). Para alívio de tais efeitos maléficos, 10 vacas devem ser doadas em caridade. E para obter alívio de doenças, japa deve ser realizado.

O signo com 25 Rekhās causará perda de prudência (sabedoria) no mês solar daquele signo. Para a propiciação deste efeito maléfico, Japa da Deusa Sarasvatī deve ser realizado.

O signo que possui 26 Rekhās, o mês solar correspondente a este signo causará perda de riqueza. Japa de Śrī Sūkta deve ser realizado para alívio de tais efeitos maléficos.

A posição de 28 Rekhās em um signo produzira todas as perdas durante o correspondente mês solar do signo. Havana do Sol com rituais completos devem ser realizados para assegurar felicidade.

O mês solar do signo assegurando 29 Rekhās causará ansiedade e preocupações. Para abrandar o efeito maléfico, ghee, roupas e ouro devem ser doados em caridade.

O signo que possui 30 Rekhās, aquele mês solar do signo será pleno de prosperidade e felicidade.

74. 29 – Possuindo mais do que 30 Rekhās em um signo, o mês solar, Saṁvatsara e Nakṣatra, irá conferir aumento de riqueza, filhos e felicidade. Se existir mais do que 40 Rekhās, aquele mês solar dará impulso para ações piedosas, riqueza e fama.

Explicação – o trânsito do Sol por cada uma dessas casas com diferentes pontuações dará diferentes resultados. Parāśara explica que signos (casas) com pontuações abaixo de 30 Rekhā, quando Sol transita por aquela casa, a natividade sofre um monte de aborrecimentos. Esses aborrecimentos e problemas irão variar. Embora ele tenha deixado uma lista dos possíveis problemas, é sempre bom se basear na MD que estiver operando naquele momento.

Por outro lado, quando Sol transita por casas que possuem de 30 a mais Rekhās, a natividade encontra toda sorte de assuntos auspiciosos em sua vida.

Este mesmo raciocínio deve ser aplicado para o trânsito de planetas lentos, tais como Júpiter e Saturno, como vimos logo no início desse mês.

74.30-31 – Um signo puro (auspicioso) no Aṣṭakavarga é considerado auspicioso para todos os trabalhos. Portanto, a auspiciosidade do Aṣṭakavarga deve ser estabelecida para todas as funções auspiciosas. A posição do trânsito auspicioso somente será necessária checar quando auspiciosos Aṣṭakavarga não for avaliável. Uma vez que a auspiciosidade do signo do Aṣṭakavarga for acertada, a santificação do trânsito se torna redundante.