Livro 2 - Cp 94 - Śānti Gaṇḍānta

CAPÍTULO 94
PACIFICAÇÃO PARA NASCIMENTOS DURANTE GAṆḌĀNTA
GAṆḌĀNTA JĀTA  ŚĀNTI

 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



94:1 – Maharṣi Parāśara disse: Oh Vipra! Existem três tipos de Gaṇḍānta – Tithī, Nakṣatra e Lagna Gaṇḍānta. Eles produzem morte no momento do nascimento, viagens e auspiciosas cerimônias como casamento etc.

94:2 – Oh Maitreya! O começo de dois ghaṭīs das pūrṇa tithīs e o final de dois ghaṭīs das nanda tithīs, no total de quatro ghaṭīs, são chamados Gaṇḍānta.

94:3 – Os quatro ghaṭīs dos pontos de junções dos Nakṣatras Revatī e Aśvinī, Āśleṣā e Maghā, Jyeṣṭhā e Mūla, indicados pelos últimos dois ghaṭīs do primeiro nakṣatra e dois primeiros ghaṭīs dos últimos Nakṣatras dos pares de Nakṣatras, são chamados Nakṣatra Gaṇḍānta.


94:4 – Meio Ghaṭī no ponto de junção dos signos de Peixes e Áries, Câncer e Leão,  Escorpião e Sagitário, totalizando um Ghaṭī inteiro, constitui Lagna Gaṇḍānta.

94:5 – Dentre os Gaṇḍānta acima apresentados, cinco Vighaṭīkā do final de Jyeṣṭhā e 8 Vighaṭīkā iniciando em Mūla Nakṣatra é chamado Ābhukta Mūla. Este doṣa é mencionado como indrarākṣasa yoga, o rei dos demônios entre os doṣas. Ou seja, altamente problemático. 

94:6-8 – Agora descreverei o método de propiciação para o alívio da aflição para os nascimentos em Gaṇḍānta Nakṣatra. (1) O pai da criança deve ver a criança somente depois de terminar o período de Janma Śauca (dez dias após o nascimento) ou qualquer dia depois de realizar os rituais de propiciação. (2) Um boi deve ser doado em caridade para o nascimento em Tithī Gaṇḍānta. (3) Uma vaca com bezerro devem ser doados em caridade para o nascimento em Nakṣatra Gaṇḍānta. (4) E ouro deve ser doado para o nascimento em Lagna Gaṇḍānta. Essas medidas irão aliviar os efeitos maléficos. Se o nascimento ocorrer na primeira parte do Gaṇḍānta, Abhiṣeka da criança deve ser realizado juntamente com seu pai. E no caso de o nascimento ter ocorrido na segunda parte do Gaṇḍānta, o Abhiṣeka deve ser realizado juntamente com sua mãe.

94:9-11 – Faça um ídolo de ouro da divindade da Tithī de nascimento, ou do Janma Nakṣatra, ou do Senhor do Lagna para nascimentos em Gandanta. A imagem deve ter 16, 8 ou 4 Māṣa (cada māṣa tem 1 grama) de peso, ou de acordo com suas possibilidades. Deve-se fazer uma pūjā sobre um Kalāśa como descrito nos rituais e com completa devoção. No final da pūjā, Homa deve ser realizado com pedaços de madeira, grãos crus e ghee. E por último deve-se alimentar os Brāhmaṇes com devoção de acordo com as possibilidades e os males serão aliviados.