Livro 2 - Cp 75 - Raśmi Graha

CAPÍTULO 75
OS FRUTOS DOS RAIOS PLANETÁRIOS
ATHA RAŚMI PHALA ADHYĀYA


 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________


75:1-2 ½ - Maharṣi Parāśara disse: Oh, Superior Brāhmin! Agora descreverei sobre o valor dos raios planetários. No estado de profunda exaltação, a unidade do Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno são, respectivamente, 10, 9, 5, 5, 7, 9 e 5 unidades. A unidade dos raios no ponto de profunda debilidade é nula. E a unidade dos raios para o ponto entre esses dois pontos extremos deve ser calculada com base na proporcionalidade. Com o objetivo de determinar os raios de um planeta em específico, subtraia o signo de debilidade da longitude daquele planeta e se o resultado estiver em torno de 6 signos, subtraia isto de 12. O resultado assim obtido deve ser multiplicado pela unidade dos raios assinalados para tal planeta. O produto então é dividido por 6. O resultado indicará o número de raios daquele planeta.

75:3-6 – Oh Vipra! Alguns Ācāryas indicaram, além disso, refinamentos sobre os números determinados dos raios. Se um planeta estiver posicionado em Uttama Rāśi (seu signo de exaltação), o número determinado de raios deve ser triplicado. Se ele estiver em Mūlatrikoṇa (escritório), os raios determinados devem ser duplicados. Se ele estiver em Svakṣetra (próprio signo), os raios determinados devem ser multiplicados por 3 e depois divididos por 12. Se eles estiverem em Adhimitra (excelente amigo), seus raios obtidos devem ser multiplicados por 4 e depois divididos por 3. Se eles estiverem em Mitra Rāśi (signo amigo), seus raios devem ser multiplicados por 6 e em seguida divididos por 5. Se eles estiverem em Śatru Rāśi (signos inimigos), os números dos raios devem ser divididos por 2. Se eles estiverem em Adhiśatru Rāśi (extremamente inimigos), seus raios são primeiros dobrados e depois divididos por 5. E se eles estiverem em Sama Rāśi, nenhuma correção deve ser aplicada.

RAIOS EM CASO DE COMBUSTÃO PLANETÁRIA

75:7 – Com exceção de Mercúrio e de Vênus, o número dos raios com relação a todos os outros planetas que estiverem Combustos, são anulados. Os instruídos astrólogos devem delinear os resultados com base na determinação dos raios devidamente moderados.

RESULTADOS DOS VALORES OBTIDOS

75:8 – Se o número total de raios obtidos for de 1 a 5, prediga que o nativo encontrará pobreza e miséria até mesmo se ele nascer em uma família real.

75:9 – Se o total de números dos raios obtidos for entre 6 e 11, o nativo será pobre, um trabalhador de carga, sem esposa, filhos e casa.

75:10-13 – Se o total de números dos raios for 11, haverá perigo de vida para os filhos e para a riqueza. Se for o total de 12, haverá pouca riqueza, a natividade será estupida e ardilosa. Se o total for 13, o nativo estará engajado em trabalhos com aço. Se o total for  14 raios, ele cuidará de muitas famílias e será religioso. Se o total for 15, ele terá elevada educação e qualidades e será o chefe de uma família. Se o total for 16, o nativo vem de uma das famílias mais notáveis (ou alcançará esse status). Se o total for 17, ele terá muitos empregados. Se o total for entre 18 e 19, ele será famoso. Se o total forem 20 raios, ele terá muitos irmãos.

75:14-15 – Se o total de raios for 21, o nativo manterá 50 pessoas. Se o total forem 22 raios, ele será caridoso e benevolente. Se o total de raios é 23, ele será refinado, feliz e culto.

75:16 – Com o total de 24 raios até 30, o nativo será rico, poderoso em tudo, obterá favores do governo, será nobre e muito famoso, será sempre seguido por seus admiradores.

75:17 – Com o número total de raios entre 31 e 40, ele irá manter de 10 a 1.000 pessoas e será o chefe de um Estado.

75:18 – Com o número total de raios entre 41 e 50, ele será o Rei (o Chefe no Governo). Se o número total dos raios estiver além de 50, ele será o rei dos reis (Imperador, Presidente, Ditador etc.)

75:19 – Os resultados do número total de raios da natividade devem ser preditos de acordo com o status da família.

75:20 – Um nativo nascido em Kṣatriya Varṇa (Casta de militares, políticos etc), se possuir um número de raios maior do que 50, certamente será um Imperador. Se o nativo nasce em uma família Vaiśya (casta de comerciantes etc), ele será um rei. Se o nativo nasce em uma família Śūdra (casta de trabalhadores de base), ele será rico. E se o nascimento é de uma família Brāhmaṇe, ele será altamente instruído, um escolar e uma pessoa religiosa.

EFEITOS ESPECIAIS

75:21 – Os planetas que estão em seus signos de exaltação darão plenos resultados de acordo com o número total de raios de tais planetas. Se eles estiverem em seus signos de debilidade, os efeitos serão menores.


75:22-23 – Oh Brāhmin! Os resultados auspiciosos e não auspiciosos devem ser preditos em concordância com o número de raios assegurados por qualquer planeta. Os corretos prognósticos sem o conhecimento do número de raios não são possíveis. Portanto, os escolares devem determinar o número de raios dos planetas antes de predizerem os resultados.