Livro 2 - Cp 72 - Resultados Aṣṭakavarga

CAPÍTULO 72
RESULTADOS DO AṢṬAKAVARGA
ATHA AṢṬAKAVARGA PHALA ADHYĀYA

  _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



72. 1-6 – Os atributos como ātma (alma), natureza, força física (saúde) e pai devem ser consideradas a contar do Sol Natal. Atributos como mente, sabedoria, felicidade e mãe, são significados a partir da Lua. Questões a considerar de Marte são irmãos, coragem, terras e qualidades (bem como vícios). Questões sobre negócios, fonte de subsistência material e amigos devem ser considerados de Mercúrio. Júpiter irá significar a nutrição do corpo, educação, filhos, riqueza e propriedades. Questões relacionadas ao casamento, relações sexuais, veículos, prostituição, união sexual devem ser procuradas em Vênus. Longevidade, meios de sustento da vida, perturbações, sofrimento, medo, perdas de todos os tipos e morte devem ser contados de Saturno.

Os Rekhās da casa (signo) sob consideração, devem ser multiplicados pelo total Yoga Piṇḍa (ou śodhya piṇḍa) do Aṣṭakavarga concernente e o produto deve ser dividido por 27. O restante é tomado como uma unidade para o Nakṣatra a ser contado de Aśvinī Nakṣatra em diante. O trânsito de Saturno sobre aquele Nakṣatra será perigoso para o nativo.

Resultados do Aṣṭakavarga do Sol

72. 7-9 – A 9ª casa do signo do Sol natal indica o pai. Portanto, benéficos Rekhās daquele signo no Aṣṭakavarga do Sol devem ser multiplicados pelo total do Piṇḍa do Aṣṭakavarga do Sol. O produto deve ser dividido por 27. O trânsito de Saturno sobre o Nakṣatra indicado pelo número restante, contado de Aśvinī, indicará perturbação para o pai do nativo. Os trinos dos Nakṣatras, a contar deste ponto (10º ou 19º Nakṣatras) se também passarem pelo trânsito de Saturno também causarão morte ou intenso sofrimento para o pai ou parentes como pais (tios etc) do nativo.

72. 10-11 – Os benéficos Rekhās (obtidos por Áries no Aṣṭakavarga do Sol) devem ser multiplicados pelo total de Piṇda do Sol e o produto deve ser dividido por 12. O signo indicado pelo restante, e seus trinos (5º e 9º), se passarem pelo trânsito de Saturno, o pai do nativo sofrerá perturbações. Deve haver o Daśā de um planeta aflito e ele pode causar até mesmo a morte do pai.


Āriṣṭa Kāla do Pai

72. 12-14 – Se Rāhu, Saturno ou Marte, desprovidos de qualquer aspecto de benéficos, estiverem colocados na 4ª do Sol no momento do trânsito de Saturno sobre os signos trikoṇas (como descrito anteriormente), isto causará a morte do pai.

Se Saturno estiver posicionado na 9ª de Júpiter, ou do Ascendente, ou da Lua, e estiver conjunto com, ou aspectado por planetas maléficos, deve-se predizer a morte do pai. A Mahā Daśā do senhor da 4ª a partir do Ascendente também atribui morte ao pai.

Se (naquele momento) uma favorável Daśā estiver em operação, não se deve predizer tais resultados.

Yogas para Morte do Pai

72. 15 – Se o Ascendente do nativo acontece de ser o 8º signo do Ascendente do seu pai, ou o Senhor do 8º do pai estiver posicionado no Ascendente do nativo, o nativo assumirá os deveres do pai depois da morte dele.

72. 16-18 – Se a Daśā do senhor da 4ª casa do Ascendente estiver operando, o pai do nativo obterá felicidade. Se o senhor da 4ª casa do Ascendente estiver posicionado no Ascendente ou na 11ª casa, ou se o senhor da 4ª casa da Lua estiver posicionado no Ascendente, na 11ª ou na 10ª casa, o nativo será obediente ao seu pai.

Se o signo do Ascendente, ou a Lua do nativo, for o 3º signo do Ascendente ou da Lua do seu pai, o nativo irá depender da riqueza do seu pai (herdar).

Se o nascimento da natividade acontece no signo (ascendente) que é o 10º signo do seu pai (ascendente do pai), o nativo irá adquirir as qualidades do seu pai. Se o senhor da 10ª casa do nativo estiver posicionado no Ascendente, o nativo se elevará em posição acima do seu pai.

Determinação de resultados especiais

72. 19-20 – Se um signo do Aṣṭakavarga do Sol não tiver nenhum Rekhā (ou mais inauspiciosos bindus), no mês daquele signo (durante o trânsito do Sol sobre aquele signo) e também durante o Saṁvatsara (trânsito de Júpiter naquele signo), nenhum casamento, jejum ou qualquer outra auspiciosa função será realizada. Contudo, se aquele signo assegura um maior número de Rekhās, deve-se empreender auspiciosos trabalhos durante o trânsito do Sol naquele signo ou o trânsito de Júpiter naquele signo.

Resultados do Aṣṭakavarga da Lua

72. 21-23 – Da mesma maneira, o signo que possui mais locais desprovidos de Rekhās (ou que possui o maior número de Bindus), trabalhos auspiciosos devem ser evitados durante o trânsito da Lua naquele Signo.

Deve-se avaliar os resultados relacionados à mãe, casa e vila (ou bairro) a partir da 4ª da Lua Natal. Portanto, o número de Rekhās na 4ª casa a contar da Lua deve ser multiplicado pelo total de Piṇḍa e então dividir o produto por 27. O trânsito de Saturno sobre o Nakṣatra indicado pelo número restante (a contar de Aśvinī) irá indicar a morte da mãe. Além desse cálculo, divida o produto também por 12 (número de signos) e o signo indicado pelo restante, quando Saturno transita por ele, ou sobre a 5ª e 9ª a contar dele, irá causar perturbações para a vida da mãe.

Resultados do Aṣṭakavarga de Marte

72. 24-27 – Do Aṣṭakavarga de Marte, os irmãos, coragem, paciência etc., são analisados. A 3ª casa de Marte indica irmãos.

Depois do Trikoṇa Śodhana, o signo que tiver mais números, o trânsito de Marte naquele signo dará ganhos de propriedade e casamento e afeição de irmãos. O signo com menor número depois do Trikoṇa Śodhana, quando Marte transita por aquele signo, ele irá produzir perturbações para os irmãos.

O total do Śodhya Piṇḍa de Marte deve ser multiplicado pelo número de Rekhās contido na 3ª casa a contar de Marte e o produto deve ser dividido por 27 para encontrar o Nakṣatra através associado ao resto deste cálculo. Igualmente, o Śodhya Piṇḍa de Marte deve ser multiplicado pelo número de Rekhās e dividido por 12 para encontrar o Signo associado ao nº equivalente ao resto desse cálculo.

Resultados do Aṣṭakavarga de Mercúrio

72. 28-29 – Do 4º local a partir do signo onde mercúrio está posicionado, significa família, amigos, tios maternos etc. Quando Mercúrio transita pelo signo com o maior número de Rekhās no Aṣṭakavarga de Mercúrio, ele irá conferir felicidade de família, tio materno, amigos etc.)

Depois de calcular os Śodhanas do Aṣṭakavarga de Mercúrio, o trânsito de Saturno pelos Nakṣatras obtidos, irá indicar perturbação para a família, amigos, tios maternos etc. Em outas palavras, o Śodhya Piṇḍa obtido depois da aplicação do Trikoṇa e do Ekādhipatya Śodhanas no Aṣṭakavarga de Mercúrio deve ser multiplicado pelos Rekhās do signo que contém Mercúrio (*) e o produto deve ser dividido por 27. Quando Saturno transitar pelo Nakṣatra indicado pelo número restante (o resto) ou pelos Nakṣatras trinos a partir daí, ele causará perturbação para a família etc. Da mesma maneira, o produto deve ser dividido por 12 e o signo indicado pelo resto, assim como seus trikoṇas, quando Saturno estiver transitando por eles, trará perturbações para a família, amigos e tios maternos.

(*) Deve ser multiplicado pelos Rekhās da 4ª de Mercúrio.

Resultados do Aṣṭakavarga de Júpiter

72. 30-33 – Do 5º local a partir do signo onde Júpiter está colocado, conhecimento, religião e filhos devem ser considerados. Se o signo na 5ª casa a contar de Júpiter contiver mais Rekhās, isso irá indicar felicidade de filhos. O número de Rekhās no signo na 5ª casa a contar de Júpiter, indica muitos números de filhos desde que esta casa seja outra que não o signo de debilidade. Além disso, o número de filhos também pode ser igual ao número de Rekhās no Navāṁśa da 5ª casa (a contar do Ascendente).

No Aṣṭakavarga de Júpiter, o número de Rekhās no signo na 5ª de Júpiter, deve ser multiplicado pelo Śodhya Piṇḍa no Aṣṭakavarga de Júpiter. O produto deve ser dividido por 27 e o resto indicará o Nakṣatra. O trânsito de Saturno por este Nakṣatra, ou seus trinos a contar deste, irá trazer perturbações para filhos e também afetará o conhecimento e a religião. O mesmo deve ser feito ao dividir o produto por 12. O resto indicará o signo. O trânsito de Saturno por este signo, bem como pelos trinos a partir dele, causará os mesmos efeitos.

Resultados do Aṣṭakavarga de Vênus

72. 34-36 – Quando Vênus transitar sobre os signos que contêm mais números de Rekhās no Aṣṭakavarga de Vênus, trará aquisição de riqueza, casamento e aquisição de bens nas direções indicadas por estes signos. As possibilidades de ganhos de casamento serão na direção do país indicada pela 7ª casa de Vênus, ou dos trinos a contar da 7ª de Vênus.

Felicidade ou sofrimento relaciona a casamento devem ser considerados a partir dos Rekhās contidos na 7ª casa a contar de Vênus, multiplicando este valor pelo Śodhya Piṇḍa de Vênus e em seguida dividindo por 27.

Resultados do Aṣṭakavarga de Saturno

72. 37-40 – O 8º local a contar da posição de Saturno, é chamado de Mṛtyu Sthāna (local da morte) e o mesmo local também indica a longevidade. Portanto, a longevidade deve ser considerada a partir desta posição. Totalize o número de Rekhās do Ascendente até Saturno. A doença e a inimizade serão indicados no ano igual ao número total de Rekhās. Também o total de Rekhās de Saturno até o Ascendente no Aṣṭakavarga de Saturno será o perigo de doença no ano equivalente ao total de Rekhās deve ser predito. A soma total de todos esses Rekhās indicará o ano no qual a morte ou algo próximo à morte perturbará o nativo. Se a Daśā causando Ariṣṭha também cair no mesmo período, isso infligirá morte ao nativo.

Contemplação da Morte

72. 41-42 – O número de Rekhās na 8ª casa a contar da posição de Saturno no Aṣṭakavarga de Saturno deve ser multiplicado pelo total Śodhya Piṇḍa e o produto deve ser dividido por 27, o resto equivale ao Nakṣatra contado a partir de Aśvinī. Quando Saturno transita por este Nakṣatra ou por trinos a contar daí, a morte do nativo é indicada. Além disso, o produto deve ser dividido por 12 e o signo indicado pelo resto, bem como seus trinos, quando Saturno passa sobre eles, o nativo encontrará a morte.

72. 43-44 – Todos aqueles locais que não asseguram Rekhā no Aṣṭakavarga de Saturno (que possuem ponto zero), quando Saturno passa através desses locais, isso não é bom para a natividade. O trânsito de Saturno sobre os signos que possuem um grande número de Rekhās será propício para o nativo. Isto deve ser predito com toda certeza.