Livro 1 - Cp 42 - Associação Real


CAPÍTULO 42
YOGAS PARA ASSOCIAÇÃO REAL
ATHA RĀJA SAMBANDHA YOGA ADHYĀYA


 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________




42:1. Se o senhor de karma bhāva estiver em yuti, ou recebendo dṛṣṭi do dispositor do amatya kāraka (Amk), ou do próprio Amk, o nativo ser torna um chefe na corte de um rei.

42:2. Se o senhor do 11º aspecta o 11º bhāva e o 10º bhāva não está ocupado por, ou aspectado por, um maléfico, o nativo se torna chefe na corte de um rei.

42:3. Se o Amk e o AK estão em yuti, o nativo será dotado com grande inteligência e será um ministro do rei.

42:4. Quando o AmK está forte e está em yuti com um benéfico, ou está em seu próprio signo, ou em exaltação, o nativo certamente se torna o ministro de um rei.

42:5. Se o AK está no lagna, ou no 5º, ou no 9º bhāva, não há dúvida de que o nativo se torna ministro do rei e será famoso.

42:6. Se o AK está em um kendra, ou em trikoṇa do Amk, o nativo obterá favores e patrocínio da realeza e felicidade daí.

42:7.  Se todos os maléficos estão ocupando a 3ª e 6ª do AK, do ārūḍha ou pada lagna (AL) e do ascendente, o nativo será um chefe das forças armadas.

42:8. Se o AK está em seu próprio signo de exaltação e está colocado em um kendra ou trikoṇa e está em yuti com ou aspectado pelo senhor do 9º bhāva, o nativo certamente se torna o ministro do rei.

42:9. Se o senhor do Rāśi onde Candra está colocado se torna o AK, e se este senhor está colocado no ascendente junto com um benéfico, o nativo se torna o ministro de um rei em idade avançada.

42:10. Se o AK está em yuti com um planeta benéfico, ocupando quer a 5ª, 7ª, 10ª ou 9ª casas, o nativo ganhará dinheiro através de patrocínio da realeza. (Entenda realeza no atual período histórico em que vivemos como Governo).

42:11. Se o ārūḍha de dharma (A9) está no lagna, e o AK está no 9º bhāva, este yoga formado sem dúvida fará com que o nativo esteja associado com círculos da realeza.

42:12.  Se o senhor do 11º está colocado no 11º bhāva e desprovido de aspecto maléfico, e o AK está em yuti com um planeta benéfico, o nativo ganhará através de associação com a realeza.

42:13. Se o lagneśa (lagneśa) está situado no 10º bhāva e o senhor do 10º está no lagna, este yoga, sendo forte, dará associação com a realeza.

42:14. Se Śukra e Candra estão no 4º bhāva do AK, o nativo nascido com este yoga, será dotado com marcas da realeza.

15. Se o lagneśa ou o AK estão em yuti com o senhor do 5º bhāva, estando em um kendra, ou em um trikoṇa, o nativo será amigo do rei.