Livro 1 - Cp 29 - Spaṣṭabala



CAPÍTULO 29
AVALIAÇÃO DAS FORÇAS
ATHA SPAṢṬA BALA ADHYĀYA




 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________




29:1-1/2. Sthāna Bala (até o Śloka 6). Primeiramente Uccha Bala. Agora sobre as forças dos planetas derivadas da posição e do tempo. Subtraia da longitude do Graha seu profundo ponto de debilidade. Se a soma for menos do que 6 signos, considere-a assim como é; se exceder 6 signos, subtraia a mesma de 12 signos. A soma assim obtida deve ser convertida em graus e dividida por 3, o qual é o Uccha Bala em Virūpas.

29:2-4. Sapta Vargāja Bala. Se um Graha está em seu signo Mūlatrikoṇa, ele obtém 45 Virūpas; em seu signo Svastha, 30 Virūpas; em sua signo Pramudita, 20 Virūpas; em sua signo Śānta, 15 Virūpas; sua signo Dina, 10 Virūpas; em sua signo Duḥkhita, 4 Virūpas; e em sua signo Khala, 2 Virūpas. Semelhantemente, estes valores ocorrem para as 6 divisionais, ou seja, Horā, Drekkāṇa , Saptāṁśa , navāṁśa, Dvadasāṁśa e Trimsāṁśa. Quando todos estes são somados juntos, o Sapta Vargāja Bala do Graha surge.[*]

29:4 e ½. Oja-yugma Rāśiāṁśa Bala (ou Yugma Yugma Bhāṁśa). Śukra e Candra em signos pares, e os outros noa signos ímpares, adquirem ¼ de Rupa. Isto também é aplicável ao navāṁśa.

29:5. Kendrādi Bala. Um Graha em um Koṇa obtém plena força, enquanto que um em um Paṇaphara bhāva, obtém metade, e quando em um Āpoklima bhāva ele obtém ¼ de força, ou seja, 15 Rupas.

29:6. Drekkāṇa  Bala. Grahas masculinos, femininos e hermafroditos, respectivamente, obtém ¼ de Rupa de acordo com a colocação no 1º, 2º ou 3º decanatos.

29:7-7 e ½. Dig Bala. Subtraia na 4ª casa, o 4º bhāva das longitudes de Sūrya e Maṅgala; a 7ª casa daquele de Guru e Budha; a 10ª casa daquele de Śukra e Candra; e, por fim, o lagna daquele de Śani. Se a soma for acima de 180º, subtraia a soma de 360º. A soma obtida, quer de uma ou de outra forma, deve ser dividida por 3, o qual será o Dig Bala do Graha. [*]

[*] A direção de cada planeta é como se segue: Mercúrio e Júpiter – Leste; Saturno – Oeste; Lua e Vênus – Norte; Sol e Marte – Sul. A direção de cada bhāva é como se segue: lagna – Leste; 7º bhāva – Oeste; 4º bhāva – Norte; 10º bhāva – Sul.

29:8-9. Kāla Bala (até o Śloka 17). Primeiramente o Nathinnata Bala. Encontre a diferença entre a o Unnata (meia noite) e o Iṣṭa Kāla (hora do nascimento). Subtraia Unnata de 30 Ghaṭīs para obter Nata. Se os Ghaṭīs do Nata forem dobrados, isto dá o Nata Bala de Candra, Maṅgala e Śani. E se este Nata for subtraído de 60, isto da o Natonnata Bala (tanto o Nata quanto o Unnata Balas) de Sūrya, Guru e Śukra. Mas o Natonnata Bala de Budha também é cheio (1 Rupa, ou 60 Virūpas), ou seja, ele é cheio de dia e do noite.

29:10-11. Pakṣa Bala. Subtraia a longitude de Candra da de Sūrya. Se a soma exceder 6 signos, subtraia a mesma de 12. O produto assim obtido deve ser convertido em graus e dividido por 3, o qual indicará o Pakṣa Bala de cada um dos Grahas benéficos. O Pakṣa Bala dos Grahas benéficos deve ser subtraído de 60 para obter o Pakṣa Bala dos Grahas restantes, ou seja, os maléficos.

29:12. Tribhāga Bala. 1 Rupa é obtido por Budha na primeira 3ª parte da hora do dia; por Sya na segunda 3ª parte do dia e por Śani na última 3ª parte do dia. Semelhantemente Candra, Śukra e Maṅgala obtêm Bala cheio na 1ª, 2ª e 3ª partes da noite. Guru obtém este Bala o tempo inteiro.

29:13. Varṣa-Māsa-Dina-Hora Bala. 15, 30, 45 e 60 Virūpas estão na ordem dada ao senhor do Varṣa Bala, ao senhor do Māsa Bala, ao senhor do Dina Bala e ao senhor da Horā. Naisargika Bala já foi explicado.

29:14. Naisargika Bala. Divida 1 Rupa (60 Virūpas) por 7 e multiplique o produto resultante por 1 a 7 separadamente, o qual indicará o Naisargika Bala devido a Śani, Maṅgala, Budha, Guru, Śukra, Candra e Sūrya, respectivamente.

29:15-17. Ayana Bala. 45, 33 e 12 são os Khaṇḍas para o cálculo do Ayana Bala. Adiciona Ayanāṁśas ao Graha e encontre o Bhuja (distância a partir do próximo equinócio). Adicione o número correspondendo ao signo (do Bhuja) ao Bhuja. Os graus do Bhuja devem ser multiplicados pelo número correspondendo ao mais elevado dos Khaṇḍas restantes e dividido por 30. Adicione o produto resultante à soma obtida anteriormente. Converta isto para o signo, graus, minutos e segundos. Se Candra e Śani estão em Tulā, ou à frente, adicione para isto 3 signos, e se Meṣa a Kanyā, reduza disto 3 signos. Semelhantemente isto deve ser invertido para Sūrya, Maṅgala, Śukra e Guru. Para Budha, 3 signos sempre são adicionados. A soma resultante no signo, graus e minutos deve ser dividida por 3 para obter o Ayana Bala em Rupas.

29:Força de Movimento para Sūrya e Candra. O Cheṣṭā Bala de Sūrya corresponderá a seu Ayana Bala. O Pakṣa Bala de Candra será seu Cheṣṭā Bala.

29:19. Dṛk Bala. Subtraia ¼ do dṛṣṭiyoga (força total do aspecto) se um planeta receber aspectos de maléficos sobre ele, e adicione ¼ se ele receber aspectos benéficos. O aspecto inteiro de Budha e de Guru deve ser adicionado à soma obtida (pela adição ou subtração) nesta forma e assim obteremos a força de um planeta.

29:20. Guerra Planetária. Deve haver uma guerra entre os Grahas e a diferença entre os Ṣaḍ Balas dos dois deve ser adicionada ao Ṣaḍ Bala do vitorioso e reduzido do Ṣaḍ Bala do conquistado.

29:21-23. Movimento dos Grahas (Maṅgala a Śani). Oito tipos de movimentos são atribuídos aos Grahas. São eles: (1) Vakra (retrógrado), (2) Anuvakra (entrando no signo anterior em movimento retrógrado), (3) Vikala (desprovido de movimento), (4) Manda (movimento mais lento do que o normal), (5) Mandatara (mais lento do que o anterior), (6) Sama (aumentando em movimento), (7) Cara (mais rápido do que Sama), e (8) Aticarā (entrando no próximo signo em movimento acelerado). As forças indicadas nestes 8 movimentos têm 60, 30, 15, 30, 15, 7.5, 45 e 30, respectivamente.

29:24-25. Força do Movimento para Maṅgala etc. Reduza do shīghrocha (apogeu) dos planetas pela metade da soma do Madhyama spaṣṭa (a longitude) graha e o Vastvika spaṣṭa (as longitudes médias e verdadeiras dos Grahas). O resultado será o Cheṣṭā Kendra dos planetas Maṅgala etc. Se ele (o Cheṣṭā Kendra) for mais do que 6 signos, deve ser subtraído de 12 e o restante deve ser convertido em graus etc., e deve ser dividido por 3 e desta forma é obtido os Cheṣṭā Balas. Assim, haverá 6 tipos de Balas (forças), que são Sthāna Bala, Dig Bala, Kāla Bala, Dṛk Bala, Cheṣṭā Bala e Nisargabala.

BHĀVA BALAS

29:26-29. Assim expliquei sobre as forças dos Grahas (Sphuṭa Balas). Agora ouça sobre o método de conhecer o bhāva Bala (a força) das casas. Subtraia spaṣṭa (a longitude) de yuvati bhāva a partir do bhāva (se o bhāva acontece de estar na 1ª metade dos signos de Kanyā, Mithuna, Tulā, Kumbha, ou na primeira metade de Dhanu. Se Meṣa, Vṛṣabha, Siṁha, ou a primeira metade de Makara, ou a segunda metade de Dhanu acontecem de ser o bhāva, subtraia (o spaṣṭa de) na 4ª casa dele. Deve o bhāva estar em Karkaṭa ou em Vṛścika e deve subtrair dele o spaṣṭa do lagna. Subtraia o spaṣṭa de karma bhāva daquele bhāva se acontece de cair na segunda metade de Makara ou de Peixes. Converta o produto assim obtido em graus etc., e divida por 3 para obter o bhāva Bala. Se o restante for mais do que 6 signos, isto deve ser subtraído de 12 e o restante deve ser convertido em graus e dividido por 3. Para o quociente assim obtido, deve-se adicionar ¼ dos aspectos dos planetas benéficos sobre o bhāva, e ¼ dos aspectos dos planetas maléficos deve ser reduzido sobre o bhāva. E se o aspecto for de Guru ou Budha, adicione então aquele Dṛk Bala do Graha também. E então adicione a força adquirida pelo senhor daquele bhāva. Este será o bhāva Bala.

REGRAS ESPECIAIS

29:30-31. Os bhāvas ocupados por Guru e Budha irão, cada um, obter em adição 1 Rupa, enquanto cada um dos bhāvas ocupado por Śani, Maṅgala e Sūrya, perderá 1 Rupa. 15 Virūpas devem ser adicionados aos bhāvas que caem em Śīrṣodhaya signos(um signo que se eleva com sua cabeça), se o nascimento for diurno, e para os bhāvas caindo em signos duais se o nascimento for ao entardecer, e aos bhāvas caindo em Pṛṣṭodhaya signos(signos elevando-se por detrás) se o nascimento for de noite.

REQUISITOS PARA O ṢAḌBALA

29:32-33. 360, 300, 420, 390, 330 e 300 Virūpas são os Ṣaḍbala Piṇda necessários para Sūrya etc., a serem considerados fortes. Se a força excede os valores acima mencionados, o Graha é considerado muito forte. Se um Graha tem o Ṣaḍbala desejado, ele será favorável para o nativo por virtude de sua força. Contudo, a força extrema de Śani dará tanto vida longa quanto misérias.

29:34-36. Guru, Budha e Sūrya são fortes se cada um deles em seu Sthāna Bala, Dig Bala, Kāla Bala, Cheṣṭā Bala e Ayana Bala forem, respectivamente, 165, 35, 50, 112 e 30 Virūpas. O mesmo requisitado para Candra e Śukra será o de 133, 50, 30, 100 e 40. Para Maṅgala e Śani estes são 96, 30, 40, 67 e 20.


EFEITOS DOS BHĀVAS

29:37-38. Oh Brāhmaṇe, assim as várias fontes de forças são reunidas e os efeitos declarados. Sejam quais forem os yogas, os efeitos indicados com relação a um bhāva se passarão através do mais forte Graha.

29:39-40. Oh Maitreya, as palavras de quem alcançou habilidade em matemática, que se esforçou diligentemente no ramo da gramática, que tem o conhecimento da justiça, que é inteligente, que tem o conhecimento da geografia, espaço e tempo, que conquistou seus sentidos, que tem habilidade lógica (em estimativa) e que é favorável à Jyotiṣa, irá, sem dúvida, ser verdadeira.




[*] Terminologia usada: 45 Virūpas – Mūlatrikoṇa; 30 Virūpas – Svastha – próprio signo; 20 Virūpas – Pramudita – signo extremamente amigo; 15 Virūpas – Śānta – signo amigo; 10 Virūpas – Dina – signo neutro; 4 Virūpas – Duḥkhita – signo inimigo; 2 Virūpas – Khala – signo extremamente inimigo.





Ṣaḍ Bala consiste das seguintes forças:

1.     Sthāna Bala (posicional),
2.     Dig Bala (direcional),
3.     Kāla Bala (Temporal), inclusive de Ayana Bala (equinocial),
4.     Cheṣṭā Bala (movimento),
5.     Naisargika Bala (natural),
6.     Dṛk Bala (aspecto).

Estas forças são calculadas para os Sete Grahas, de Sūrya a Śani. Os nodos não são considerados.

1. Sthāna Bala é considerado a partir de 5 tipos de forças:
                         
a.     Uccha Bala (exaltação);
b.     Sapta Vargāja Bala (forças provenientes de posições no Rāśi, Hora, Drekkāṇa , Saptāṁśa, navāṁśa, Dvadasāṁśa e Trimsāṁśa);
c.      Ojha Yugma Rāśiāṁśa Bala (adquirida pela colocação em signo ímpar ou par, e no navāṁśa ímpar ou par);
d.     Kendrādi Bala (devido a colocação em Koṇa, ou Paṇaphara, ou Āpoklima bhāva);

2. Drekkāṇa  Bala (devido a colocação no 1ª, 2ª ou 3º decanato de um signo);

3. Kāla Bala compreende as seguintes subdivisões:

a.     Natonnata Bala (diurno e noturno);
b.     Pakṣa Bala (quinzena);
c.      Tribhāga Bala (devido ao dia/noite sendo feito em 3 partes);
d.     Varṣa (ano astrológico);
e.     Māsa (mês);
f.       Dina (dia da semana);
g.     Horā (hora planetária);
h.     Ayana Bala (equinocial);
i.       Yuddha Bala (devido à participação em guerra entre os Grahas).