Livro 2 - Cp 57 - Mahā Daśā de Rāhu

CAPÍTULO 57
RESULTADOS DAS ANTARDAŚĀS NA MAHADAŚĀ DE RĀHU
ATHA RĀHU ANTARDAŚĀ PHALA ADHYĀYA

 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



Resultados da Antardaśā de Rāhu na Mahādaśā de Rāhu

57:1-4 – A posição de Rāhu em Câncer, Escorpião ou sagitário produz felicitação do rei, roupas, veículos, ornamentos, lucros em abundância, ganhos de animais e aquisição de roupas e veículos durante visitas para o Oeste na antardaśā de Rāhu.

A colocação de Rāhu em Upacaya (3, 6, 10, 11) a contar do ascendente, e quando em conjunção ou aspecto de planetas auspiciosos, ou em signo amigo no navāṁśa, ou em exaltação, produzirá aquisição de um reinado, elevado grau de entusiasmo, afeição do rei, acontecimentos auspiciosos, confortos de esposa, sentimento de exaltação devido ao aumento de filhos, aumento de ativos financeiros.

57:5-6 – Se Rāhu estiver posicionado na 8ª ou 12ª casa do ascendente, em sua MD e AD haverá, sem dúvida, sofrimento causado por ladrões, ferimento no corpo, conflito com pessoas do governo, destruição de co-nascidos, problemas para esposa e para filhos.

57:7 – Se Rāhu obtiver o senhorio das casas 2 ou 7, ou estiver localizado nestas casas, ele causará doenças prolongadas e angústias em larga escala. Pelo entendimento de śānti graha da forma prescrita, oh brāhmin, a saúde e os ativos financeiros serão obtidos.

Resultados da Antardaśā de Júpiter na Mahādaśā de Rāhu

57:8-12 – Se Júpiter estiver localizado em kendra ou trikoṇa do ascendente, em exaltação, no próprio signo ou em signo exaltado no navāṁśa, a AD de Júpiter na MD de Rāhu trará resultados tais como aquisição de terras, paciência, dizimação de inimigos, abundante felicidade, cordialidade com o rei, progresso como a Lua crescente se aproximando de śukla pakṣa, aquisição de veículos, riqueza, aumento nos lucros de animais em casa. Haverá viagens para o Oeste ou Sudeste; encontro com o rei, realização dos planos, retorno para o país natal, ajuda de brāhmaṇes enquanto em peregrinação, aquisição de uma vila, devoção a Deus e aos brāhmaṇes, satisfação mental sobre festividades organizada, nascimento de crianças, refeições doces etc.

57:13-14 – Se Júpiter estiver debilitado, combusto, posicionado em casas trikas (6, 8, 12), em signo inimigo e tendo conjunção ou aspecto de planetas maléficos, sua AD causará perda de riqueza, interrupção no trabalho, descrédito, problemas para a esposa e filhos, problemas no coração, confinamento pelo governo.

57:15-17 – Se Júpiter estiver fortemente colocado em kendra, trikoṇa, na 2ª ou 3ª casa do senhor da MD, sua AD irá conferir adições de casa, terra, ganhos de riqueza, roupas e animais; inclinações para caridade, religião, propósitos espirituais etc. Problemas através da ira do rei, perda de irmãos mais velhos, angústia para os pais etc., são resultados maléficos que serão sentidos nos dois últimos meses da AD de Júpiter.

57:18-20 – Se Júpiter estiver posicionado em casas trikas (6, 8, 12) a partir de Rāhu, ou em conjunção com planetas maléficos, em sua AD, haverá perda de riqueza e angústias físicas. No caso de Júpiter ser o senhor da 2ª ou 7ª casas a contar do ascendente, haverá risco de morte precoce.

Resultados da Antardaśā de Saturno na Mahādaśā de Rāhu


57:21-24 – A colocação de Saturno em kendra, trino, signo de exaltação, mūlatrikoṇa, na 3ª ou 11ª casas, trará resultados tais como prazeres de servir ao rei, festividade de casamento ou outras funções auspiciosas, desenvolvimento de jardins e poços ou tanques de água, realização dos objetivos desejados de um śūdra prabhu e acumulação de vacas; visitas para o Oeste e destruição da riqueza indicada pelo rei, letargia, diminuição de riqueza, retorno ao país de nascimento etc., serão sentidos na AD de Saturno na MD de Rāhu.

57:25-26 – Se Saturno estiver em seu signo de debilidade, em signo inimigo, colocado em casas trikas (6, 8, 12) ou em conjunção com maléficos, sua AD causará hostilidade de empregados, perigo do rei, angústias físicas para a esposa e filhos, agonia mental de co-nascidos, conflitos com coerdeiros, complicações e disputas em negócios, mas haverá súbitos ganhos de ornamentos.

57:27-29 – Se Saturno estiver posicionado em casas trikas (6, 8, 12) a contar de Rāhu, e estiver em conjunção com maléficos, a AD de Saturno produzirá problemas de coração, descrédito, perigo de inimigos, visitações a outros países, doenças de bolhas, má alimentação, medo de aflição causada por pessoas de sua própria casta. Se Saturno obtiver o senhorio das casas 2 e 7 a contar do ascendente, haverá morte ruim.

Śānti Graha – Com o objetivo de minimizar os maus efeitos, durante este momento, caridade de uma vaca preta ou de uma búfala irá trazer melhoras de saúde e aliviar os maus efeitos.

Resultados da Antardaśā de Mercúrio na Mahādaśā de Rāhu

57:30-33 – Se Mercúrio estiver forte e posicionado na 9ª casa, no próprio signo, exaltado, ou em kendra, ele produzirá resultados de rājyoga em sua AD e a natividade obterá ocasiões auspiciosas em casa, ganhos de riqueza do trabalho, elevada educação, veículos bons, cerimônias de casamento, lucro de animais e no mês de Mercúrio haverá excessivos prazeres, e no dia de Mercúrio haverá encontro com o rei, confortos de cama, fragrância de flores etc., confortos de mulher serão mais específicos e o nativo irá adquirir elevada reputação e grandes lucros com as bênçãos do rei.

57:34-35 – A posição de Mercúrio na 11ª ou 3ª casas, em kendra ou trikoṇa a partir de Rāhu, produzirá em sua AD saúde, exultação em seu coração, felicidade devido à realização dos objetivos desejados, muitos elogios através dos hinos dos ślokas (composições religiosas) e dos Purāṇas; casamento, iniciação de oblação, caridade, pensamentos e condutas religiosas e sentimentos simpáticos.

57:36-38 – Se Mercúrio estiver posicionado em casas trikas e também estiver combinado ou aspectado por Saturno ou em conjunção com planetas maléficos em casas trikas (6, 8, 12) a partir do senhor da MD (Rāhu), sua AD dará resultados inauspiciosos, calúnia de divindades e de brāhmaṇes, diminuição de alimento, perigo de ladrões, de serpentes e também do rei; brigas sem qualquer motivo, perda do filho do preceptor, reprimendas pelo rei e angústia de esposa e de filhos.

57:39 – Se Mercúrio for o senhor da 2ª ou 7ª casas a contar do ascendente, isso causará medo de morte ruim e prematura.

Śānti Graha – Com o objetivo de minimizar os maus efeitos dessa AD, deve-se fazer a recitação de Viṣṇu Sahasranāma e os efeitos ruins serão neutralizados.

Resultados da Antardaśā de Ketu na Mahādaśā de Rāhu

57:40-41 – A AD de Ketu durante a MD de Rāhu produzirá resultados tais como, viagens, medo do rei, doenças gástricas, febre e perda de animais. Se Ketu estiver em conjunção com o senhor da 8ª casa, haverá dores e angústias. Se Ketu estiver aspectado ou associado com auspiciosos planetas, haverá saúde, riqueza, felicitação do rei, ornamentos e festividades em casa.

57:42 – A associação de Ketu com o senhor do ascendente produzirá sucesso nos objetivos desejados. Se esta combinação com o senhor do ascendente estiver formada por conjunção, haverá certo ganho de riqueza. A posição de Ketu em kendra ou trikoṇa aumentará o número de animais.

57:43-45 – Um Ketu fraco, se posicionado em casas trikas, sua AD produzirá vários tipos de doenças, sofrimentos de ladrões, serpentes, ferimentos, sofrimentos para a mãe e para o pai, conflitos com irmãos, angustias etc. Se Ketu for o senhor da 2ª ou 7ª casas, haverá sofrimentos para o corpo.

Śānti Graha – Com o objetivo de minimizar os maus efeitos dessa AD, deve-se fazer caridade de doações de cabras.

Resultados da Antardaśā de Vênus na Mahādaśā de Rāhu

57:46-47 – Se Vênus estiver forte em kendra, trino ou na 11ª casa e também for um yogakāraka, sua AD na MD de Rāhu produzirá riqueza a pedido de brāhmaṇes, ganhos de vaca e de búfalos, festividade com o nascimento de crianças, felicidade em casa, realização de felicitação a partir da sociedade e do rei, ganhos de um estado e haverá excelentes confortos.

57:48-50 – Se Vênus estiver exaltada, em seu próprio navāṁśa, haverá a construção de uma nova casa, consumo de doces todos os dias, aumento de luxos para esposa e filhos, festa para amigos, caridade de alimento, doações diárias e cerimônias religiosas, aquisição de veículos, roupas e ornamentos com a ajuda do rei, elevado grau de lucros nos negócios, festividade de casamento e cerimonias antes de enviar crianças para o guru (professor) para educação e admissão em escola, serão os resultados da AD de Vênus.

57:51-53 – A colocação de Vênus em trikas, ou em signo de debilidade, ou signo inimigo, associada com Saturno, Marte ou Rāhu, produzirá em sua AD resultados como contração de doenças, brigas sem causas, sofrimento para o pai e filhos, perda de co-nascidos, disputas e litígios, morte do empregador, sofrimentos de esposa e filhos, doenças estomacais etc.

57:54-55 – Se Vênus estiver ocupando kendra, trinos ou a 11ª ou 10ª casas, ou em signos auspiciosos a partir do senhor da MD, haverá extrema felicidade do administrador da área (governo), roupas perfumadas, confortos, prazeres de música, aquisição de veículos, ornamentos e coisas desejáveis.

57:56-59 – A colocação de Vênus em trikas a contar do senhor da MD, devidamente conjunta a planetas maléficos, produzirá, em sua AD, grande medo de brāhmaṇes, do rei, de serpentes, de ladrões, doenças urinárias, diabetes, infecção no sangue, alimento insípido, agonia mental, perda de riqueza devido a aprisionamento, perseguição por parte do rei. Se Vênus obtiver o senhorio da 2ª ou 7ª casas, haverá angústia para a esposa, perigo de doença para o nativo ou mesmo morte prematura.

Resultados da Antardaśā do Sol na Mahādaśā de Rāhu

57:60-61 – Se Sol estiver colocado no seu signo de exaltação, no próprio signo, em kendra, trikoṇa, na 11ª casa, ou no próprio signo ou exaltado no navāṁśa, ou aspectado por planetas auspiciosos, sua AD na MD de Rāhu produzirá resultados de aumento de riqueza e de prosperidade com a bênção do rei, temperado, porém agradável reconhecimento do rei, administração de pequenas vilas e ganhos moderados.

57:62-63 – Se Sol estiver em conjunção com os governantes da 9ª ou do ascendente e estiver aspectado pelo senhor da 10ª casa, haverá reconhecimento do rei, elevada reputação, viagens para o estrangeiro, supremacia sobre o país. Haverá aquisição de elefantes, cavalos, roupas, ornamentos etc., realização de planos desejados e bem estar de filhos serão os resultados auspiciosos obtidos durante este período.

57:64-65 – A colocação do Sol em casas trikas a contar do senhor da MD, ou em debilidade, produzirá febre, desinteria, brigas, confronto com o rei, viagens, aumento de inimizades, sofrimentos através do rei, de ladrões e do fogo.

57:66 – A colocação do Sol em kendra, trino, na 3ª casa, na 11ª casa a contar do senhor da MD produzirá recepção real em terras estrangeiras, prosperidade e auspiciosidade.

57:67 – Se Sol obtiver o senhorio da 2ª ou 7ª casas, sua AD produzirá séria doença.

Śānti Graha – Com o objetivo de minimizar os maus efeitos dessa AD, deve-se fazer a adoração de Sūrya, o qual produzirá melhora na saúde e agradável natureza.

Resultados da Antardaśā da Lua na Mahādaśā de Rāhu

57:68-70 – Durante a AD da Lua na MD de Rāhu, se a Lua estiver em seu próprio signo, ou exaltado, em kendra ou trikoṇa, ou na 11ª casa, ou em signo amigo, haverá ganhos através do rei, saúde, ganhos de ornamentos, felicidade de amigos, esposa e filhos, benefícios de cavalos, veículos, aumento de casas e terras, reconhecimento do rei etc.

57:71-72 – A colocação da Lua na 4ª, 9ª ou em kendra, ou na 11ª casa a contar do senhor da MD, concederá sentimentos da presença da deusa Lakṣmī e ambiente agradável em casa, sucesso em todos os empreendimentos, aquisição de riqueza, prosperidade e elevada reputação, ganhos, reconhecimento, inclinação para adoração de divindades.

57:73-75 – Se a Lua estiver fraca e colocada em casas trikas, isso produzirá medo de espíritos malignos, tigres e outros animais ferozes; perda de casa e de campos agrícolas. Medo de ladrões durante viagens, profundo ferimento e outras doenças sérias também serão os resultados. Se a Lua obtiver o senhorio da 2ª ou 7ª casas, haverá morte prematura.

Śānti Graha – Com o objetivo de minimizar os maus efeitos dessa AD, deve-se providenciar a doação de vaca branca e de búfala para os brāhmaṇes e isso amenizará os maus efeitos e providenciará saúde e felicidade com as bênçãos de Candra Deva.

Resultados da Antardaśā de Marte na Mahādaśā de Rāhu

57:76-77 – Se Marte estiver colocado na 11ª, em trinos ou kendras a partir do ascendente, em exaltação, em seu próprio signo, e se estiver conjunto com planetas benéficos, durante a sua AD na MD de Rāhu haverá a recuperação de um reinado perdido, aumento da casa e de terras, conforto para crianças devido às bênçãos da divindade devotada, alimento rico, ornamentos, cavalos, roupas etc., como resultados auspiciosos.  


57:78-79 – A colocação de Marte em kendra, trinos, na 3ª ou 11ª casa do senhor da MD, produzirá ganhos de roupas vermelhas, viagens, encontro com o rei, prosperidade de filhos, abundante bondade de Deus, exultação na realização de um posto de comando nas forças armadas, lucros através de irmãos.

57:80-82 – A posição de Marte em trikas e com maléficos a contar do senhor da MD, produzirá maus efeitos como angústias para filhos, esposa e irmãos; destruição de casa, confronto com co-nascidos, esposa ou filhos, perigo de ladrões, serpentes, ferimentos e dores para o corpo. O início da AD dará profundos sofrimentos, enquanto o meio da AD produzirá confortos.

57:83 – Se Marte obtiver o senhorio da 2ª ou 7ª casas, isso produzirá letargia e grande perigo de morte prematura.

Śānti Graha – Com o objetivo de minimizar os maus efeitos dessa AD, deve-se providenciar a doação de um touro e doar alimentos e isso amenizará os maus efeitos.