Livro 2 - Cp 81 - Horóscopo para Ascetismo

CAPÍTULO 81
YOGA PARA ASCETAS
ATHA PRAVRAJYA YOGA ADHYĀYA

 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



81:1 – Maharṣi Parāśara disse: Oh Brāhmin! Agora falarei sobre os yogas que causam ascetismo e pelo qual as pessoas se afastam de suas casas e adotam disciplinas espirituais (ou ingressam em ordem sagradas, sampradāya).

81:2-3 – Se uma casa estiver ocupada por quatro planetas devidamente fortificados, fará surgir o pravrajya yoga (para ascetismo). Dentre esses planetas, se Sol for o mais forte, o nativo se tornará um tapasvī (um yoga contemplativo). Se a Lua for o mais forte dos planetas, a pessoa se torna um kapālī (um homem que carrega uma tigela de mendigo). Se Marte for o planeta mais forte, a pessoa irá usar roupas vermelhas (provavelmente um Śākta). Se Mercúrio se torna o mais forte, ele possuirá um daṇḍā (um bastão). Se Júpiter se torna o mais forte, ele será um yatī (um asceta em severa abstinência e autodisciplina). Se  Vênus se torna o mais forte, ele possuirá um cakradhārī. Se Saturno se torna o mais forte, ele se torna um nāga (classe de sadhus que anda nu). Se muitos planetas se tornam fortes, o nativo abraçará o ascetismo coom base no planeta mais forte dentre eles.

81:4 – Os planetas formando o pravrajya yoga causando o ascetismo devem estar fortes. Se eles estiverem combustos, o nativo não se tornará um asceta, embora possa desenvolver uma profunda adoração pelos princípios religiosos.

81:5 – Se os planetas que formam o pravrajya yoga estiverem fracos e também Combustos, o Sol se tornará o significador para o pravrajya yoga e então esta natividade se tornará um asceta indicado pelo tipo do Sol. Ou seja, um tapasvī.

81:6 – Se o dispositor da Lua não recebe aspecto de qualquer outro planeta, exceto de Saturno, o nativo obterá dīkṣā (iniciação) na ordem significada pelo planeta que for o mais forte entre esses dois (ou o dispositor, ou Saturno).

81:7 – Se o dispositor da Lua estiver fraco e aspectado somente por Saturno, o nativo irá abraçar a ordem religiosa significada por Saturno.

81:8 – Se a Lua estiver em um drekkāṇa de Saturno e também no Navāṁśa de Saturno ou de Marte, e aspectada por Saturno, o nativo será um asceta da ordem de Saturno.

81:9 – Deve haver um yuddha graha (guerra planetária) entre os planetas e se Vênus acontece de estar ao norte ou ao sul, ele se torna vitorioso. A conjunção dos outros planetas dentro de um grau causa a guerra planetária e somente o planeta ao norte é vitorioso, mas Vênus é vitorioso ao norte ou ao sul.

81:10 – Se o planeta causador do ascetismo for vencido em uma guerra planetária, o nativo abandonará os preceitos religiosos relacionados ao planeta vencido.

81:11 – Maitreya perguntou: Oh Maharṣi! Se no momento do nascimento existirem muitos planetas que estiverem na posição de causar ascetismo, qual planeta deve ser considerado?

81:12 – Maharṣi Parāśara respondeu: Se muitos planetas estiverem fortes, os significadores de todos os planetas devem ser considerados.

81:13 – Se muitos planetas se tornam significadores para o ascetismo, então o planeta dentre estes que tem a primeira Daśā operante é que se tornará o doador do ascetismo. Com a operação da Daśā dos outros planetas, o preceito de ascetismo daquele planeta irá se sobrepor e a natividade abandonará o anterior. Da mesma forma, o ascetismo dos outros planetas terá seu efeito no momento que a Daśā estiver operando.

81:14 – Se Saturno aspecta Júpiter, a Lua e o Ascendente, e se Júpiter estiver posicionado na 9ª casa, isso causa ascetismo. Na presença de um pravrajya yoga, se existirem rāja yoga, o nativo apesar de se tornar um rei, irá empreender peregrinações aos locais santos. Em outras palavras, ele mesmo será o fundador de uma ordem religiosa.

81:15 – Se Saturno estiver posicionado na casa 9 e estiver desprovido de aspecto de qualquer planeta e um rāja yoga também estiver presente, o nativo, apesar de se tornar um rei, também seguirá os preceitos de uma ordem religiosa já existente, mas não iniciará uma nova ordem religiosa.