Livro 2 - Cp 96 - Śānti Jyeṣṭhā Gaṇḍānta

CAPÍTULO 96
PACIFICAÇÃO DE NASCIMENTOS EM JYESTHA GANDANTA
JYEṢṬHA GAṆḌĀNTA ŚĀNTI

 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



96:1-2 – O sábio Parāśara disse: Oh Vipra! O nascimento em Jyeṣṭhā Gaṇḍānta é muito maléfico tanto para o filho quanto para o seu pai. Agora falarei do conhecimento para aliviar todas as aflições. Como no caso de Mūla Gaṇḍānta, faça um maṇḍapa para a pacificação de Jyeṣṭhā Gaṇḍānta. Aqui Indra Devatā deve ser o primeiro devatā, Agni Devatā deve ser Adhidevatā e o Rākṣasa deve ser considerado como Pratyādhidevatā.

96:3-6 – Faça uma imagem de ouro de Indra Devatā segurando um aṅkuśa e sentado sobre Airāvata e coloque essa imagem sobre o Kalaśa devidamente preenchido com arroz com casca. A adoração deve ser realizada entre mantras como nas injunções da família e com essências, flores, arroz e fazendo abhiṣeka e homa. Os Brāhmaṇes também devem ser alimentados. Deve-se recitar o Indra Sūktaṁ e o Mṛtyuñjaya Mantra com completa devoção. Por último, faça a oração de Indra Devatā. Esses rituais irão conceder paz.

96:7 – Se os rituais acima prescritos estiverem acima das possibilidades financeiras, deve-se doar uma vaca em caridade e isso trará os mesmos resultados, porque a doação de uma vaca é considerada maior do que a doação de todas as terras.

97:8-9 – Para os nascimentos em Gaṇḍāntas de Mūla, Jyeṣṭhā, Āśleṣā e Māgha, três vacas devem ser doadas. Para nascimentos em Gaṇḍāntas de Revatī e Aśvinī, duas vacas devem ser doadas. E em outros yogas de Gaṇḍāntas e outros yogas maléficos, uma vaca deve ser doada em caridade. No evento de não terem vacas disponíveis para doação, o valor em dinheiro deve ser entregue aos Brāhmaṇes.

97:10 – Uma garota que nasce em Jyeṣṭhā Nakṣatra, destrói os irmãos mais velhos de seu marido. Se o nascimento ocorrer no final de Viśākhā Nakṣatra, ela destrói o irmão mais jovem do seu marido. Uma vaca deve ser dada em caridade durante o casamento daquela garota.

97:11-13 – O nascimento de uma garota ou de um garoto nos últimos três quadrantes  (2º,3º e 4º padas) de Aśleṣā Nakṣatra, e o nascimento nos primeiros três quadrantes (1º, 2º e 3º padas) de Mūla Nakṣatra, será a causa da morte da sogra e do sogro, respectivamente. Portanto, o instruído Paṇḍit deve providenciar as medidas corretivas no momento de seus casamentos. Se não existir irmão mais velho na família do marido, este efeito maléfico não irá ocorrer.