Livro 1 - Cp 19 - Efeitos da 6ª Casa


CAPÍTULO 19
EFEITOS DE ṢAṢṬHA BHĀVA
ATHA ṢAṢṬHA BHĀVA PHALA ADHYĀYA                   

 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________


19:1. Oh, Brāhmaṇe, o seguinte são os efeitos produzidos por Ari Bhāva, relacionado a doenças, úlceras etc. Ouça isto atentamente.

19:2. Úlceras/Feridas. Deve o Senhor de Ari estar no próprio signo, ou no Lagna, ou em Randhra, e haverá úlceras, ou feridas, no corpo. O signo, ocupado pelo senhor de Ari Bhāva, levará ao conhecimento do membro em questão.

19:3-5. Parentes Afetados. O kāraka de um parente, ou o Senhor de um determinado Bhāva, junto do Senhor de Ari, ou estando em Ari, ou Randhra Bhāva. Indica úlceras e feridas para tais parentes, assim como o pai. Sūrya com tal senhorio e em tal Bhāva indica afetação da cabeça, Candra do rosto, Maṅgala do pescoço, Budha do umbigo, Guru do nariz, Śukra dos olhos, Śani dos pés e Rāhu e Ketu do abdômen.

19:6. Doenças do Rosto. Caso o Lagneśa esteja em um Rāśi de Maṅgala ou de Budha e dê uma dṛṣṭi  sobre Budha, haverá doenças no rosto.

19:7-8 e ½. Lepra. Maṅgala ou Budha governando o signo Ascendente e se juntando a Candra, Rāhu e a Śani, causará lepra. Se Candra estiver no Lagna, o qual não é Câncer, e esteja com Rāhu, ocorre a lepra branca. Śani no lugar de Rāhu causará a lepra preta, enquanto Maṅgala, semelhantemente, afligirá a pessoa com lepra no sangue.

19:9-12 e ½. Doenças em Geral. Quando Lagna está ocupado pelos Senhores de Ari e de Randhra Bhāva junto com Sūrya, o nativo será afligido por febre e tumores. Maṅgala, colocado no lugar de Sūrya, causará inchaço e endurecimento dos vasos sanguíneos e ferimentos por armas. Budha assim colocado vai trazer doenças biliosas, enquanto que Guru em semelhante caso irá destruir qualquer doença. Semelhantemente Śukra irá causar doenças através de mulheres, Śani doenças de vento, Rāhu causará perigo através de homens de casta inferior e Ketu doenças no umbigo. Candra em yuti com os Senhores e de Ari e de Randhra Bhāva irá infligir perigos através da água e de desordens fleumáticas. Semelhantes estimativas serão feitas dos respectivos significadores e Bhāvas para parentes, como o pai.

19:13-19 e ½. Momento da Doença. O nativo será afligido por doenças através da vida se Śani estiver com Rāhu, enquanto o Senhor de Ari e o 6o Bhāva estiverem em yuti com maléficos. A pessoa sofrerá (severa) de febre na idade de 6 e na idade de 12 se Maṅgala estiver em Ari, enquanto o Senhor de Ari estiver em Randhra. Se Candra estiver em Dhanu/Mīna, enquanto Guru está em Ari do Lagna, a pessoa sofrerá de lepra na idade de 19 e 22 anos. Se Rāhu estiver em Ari, o Lagneśa estiverem em Randhra e Māndi estiver em um ângulo, a doença irá perturbar o nativo na idade de 26 anos. Distúrbios do baço serão experimentados na idade de 29 e 30 anos se os Senhores da 6ª e 12ª estiverem trocando de signos. Śani e Candra juntos em Ari irá infligir lepra do sangue na idade de 45 anos. Se Śani estiver com um planeta inimigo, enquanto que o Lagneśa estiver no próprio Lagna, desordens do vento (como reumatismo) irá atormentar o nativo na idade de 59 anos.

19:20-22. Anos Infelizes. Caso Candra esteja em yuti com o Senhor de Ari, enquanto o Senhor da 8ª está em Ari e o Senhor da 12ª está no Lagna, o nativo será perturbado por animais na idade de oito anos. Oh, Brāhmaṇe, se Rāhu estiver em Ari, enquanto Śani está em Randhra do dito Rāhu, a criança terá perigo através do fogo na idade de 1 e 2 anos, enquanto que no Sahaja Bhāva as aves é que trarão alguns males.

19:23-25- Anos Infelizes (continuação). Perigo através da água terá de ser temida durante os anos de Putra e de Dharma  se Sūrya estiver em Ari ou em Randhra enquanto que Candra está em Vyaya a partir de Sūrya. Śani em Randra, bem como Maṅgala em Yuvatī, causará varíola no ano Karma a e aos 30 anos de idade. Se o Senhor da 8ª se junta a Rāhu em um ângulo ou em um trino a partir do Randhra Bhāva, e está no Randhra no Navāṃśa, o sujeito será perturbado por inchaço nos vasos sanguíneos, desordens urinárias etc., durante o 18º e 22º ano de sua vida.


19:26. Perda Através de Inimigos. A perda da riqueza se passará durante o 31º ano se os Senhores de Lābha e da 6ª trocarem de signos.

19:27. Filhos Inimigos. Os próprios filhos serão seus inimigos se o Senhor de Putra estiver em Ari enquanto que o Senhor de Ari está com Guru. Simultaneamente o Senhor de Vyaya deve estar no Lagna.

19:28. Medo de Cachorros. Haverá medo de cães durante o 10ª e 19º ano se o Lagneśa e o Senhor da 6ª estiverem trocados (parivartana).