Livro 1 - Cp 21 - Efeitos da 8ª Casa


CAPÍTULO 21
EFEITOS DO ĀYUR BHĀVA
ATHA ĀYUR BHĀVA PHALA ADHYĀYA



 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



21:1. Vida Longa. Oh, excelente dos Brāhmaṇes, agora explicarei sobre os efeitos de āyur bhāva. Se o senhor de āyur estiver em um ângulo, vida longa é indicada.

Nota – Mais adiante, Parāśara diz que se o senhor de āyur (casa 8) estiver em um quadrante, mas o lagneśa estiver fraco, então deve-se predizer vida curta entre 20 e 32 anos.

21:2. Vida Curta. Se o senhor da 8ª casa estiver junto com um maléfico e colocado na própria 8ª casa, e se o senhor do ascendente também estiver situado lá, então o nativo terá vida curta.

21:3. Śani e o senhor da 10ª casa sobre a Longevidade. Semelhantemente considere Śani e o senhor do karma bhāva nas questões de longevidade.

Nota – Na consideração, deve-se observar a associação do governante da 10ª casa com o senhor da 8ª casa. Por exemplo, se o senhor da 10ª estiver em āyur bhāva junto com um graha maléfico e/ou com o lagneśa, a natividade terá vida curta.

21:4-7. Vida Longa. Haverá vida longa se o senhor da 6ª estiver na 12ª ou se o senhor da 6ª estiver na 6ª, bem como o senhor da 12ª na própria casa 12, ou se o senhor da 6ª e da 12ª estiverem no lagna ou na 8ª casa isso confere vida longa. Se os senhores de 5ª, 8ª e 1ª casas estiverem em seus próprios navāṁśas, em seus próprios signos, ou em signos amigos, o nativo desfrutará de uma longa expectativa de vida. Deve os senhores do lagna, do 8º e 10º bhāvas e também Śani estarem todos dispostos em um ângulo, em um trino, ou em lābha bhāva, e a natividade terá vida longa. Assim como estes, existem muitos outros yogas que tratam das questões da longevidade. A força e a fraqueza dos grahas em questão devem ser estimados para decidir sobre a longevidade.

21:8-13. Vida Curta. A expectativa de vida será entre 20 e 32 anos se o lagneśa estiver fraco enquanto o senhor de āyur está em um ângulo. O nativo terá vida curta se o senhor de āyur estiver debilitado enquanto a casa 8 estiver ocupada por um maléfico e o senhor do ascendente estiver desprovido de força. A morte será no instante do nascimento se āyur bhāva, o senhor de āyur e da 12ª casa estiverem todos conjunto e ocupados por maléficos. Maléficos em ângulos e/ou em trinos, e benéficos na 6ª e/ou em āyur bhāva, enquanto o ascendente está ocupado pelo senhor da 8ª em estado de debilidade – este yoga causará morte imediata. Se putra e āyur bhāvas e o senhor de āyur estiverem todos conjuntos a maléficos, a expectativa de vida será muito breve. Dentro de um mês do nascimento a morte acontecerá com a criança se o senhor de āyur estiver no próprio āyur bhāva enquanto Candra está com maléficos e desprovido de dṛṣṭi de benéficos.

21:14-15. Vida Longa. A pessoa terá vida longa se o lagneśa estiver em exaltação enquanto Candra e Guru estão, respectivamente, no lābha e no āyur bhāvas. Se o lagneśa estiver excessivamente forte e recebendo uma dṛṣṭi de um benéfico, o qual está colocado em um ângulo, a pessoa será rica, virtuosa e de vida longa.