Livro 1 - Cp 32 - Upapada


CAPÍTULO 32
UPAPADA LAGNA
ATHA UPAPADA ADHYĀYA


 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________


32:1-6. Oh, brāhmaṇe, agora falarei sobre o upapada, o pada auspicioso que confere ao nativo felicidade de filhos, esposa etc. O pada do lagna, como discutido anteriormente, é de prima importância. O upapada é calculado para o bhāva seguindo o lagna Natal. Este upapada é também chamado de gaunapada. Oh, excelente dos brāhmaṇes, se o upapada está em yuti ou recebendo dṛṣṭi de  um graha benéfico, a pessoa obterá plena felicidade de progênie e esposa. Deve o upapada estar em um signo maléfico ou receber um dṛṣṭi ou estar em yuti com um maléfico e a pessoa se torna um asceta e sem uma esposa. Se (na dita circunstância) houver um dṛṣṭi de um benéfico (sobre o upapada, ou um maléfico relacionado), ou uma yuti, a privação de uma esposa não acontecerá. Neste caso, Sūrya, estando exaltado, ou em um signo amigo, não é um maléfico. Ele é um maléfico se estiver em debilidade ou em um signo inimigo.

Notas – Em relação ao cálculo do upapada, existem mais de dois pontos de vista sobre o mesmo Śloka de Maharṣi Parāśara ou um idêntico Sutra de Jaimini. Neste texto, a palavra anuchara é usada indicando o bhāva seguinte ao lagna do nascimento (dhana bhāva). Normalmente este é vyaya bhāva. Contudo, quando estudamos outros comentários sobre Jaimini (Edição Chaukhambha Hindi), somos ensinados que ele é vyaya bhāva no caso de um signo ímpar no ascendente, sendo dhana bhāva (bhāva 2) no caso de um signo par no ascendente. Assim, o pada para o 12º ou o 2º do lagna é chamado de upapada. No cálculo do upapada, as regras mencionadas nos versos 4 e 5 do capítulo anterior devem ser mantidas em mente.

A 2ª CASA DO UPAPADA LAGNA

32:7-12. Efeito do 2º do upapada. Se o 2º do upapada está em um signo benéfico, ou recebendo dṛṣṭi ou em yuti com um benéfico, os mesmos bons resultados (como para esposa e filhos) se passarão.

Se houver um graha no 2º do upapada em seu signo de debilidade, ou um planeta que está debilitado no navāṁśa, ou um maléfico, então o nativo será o destruidor de sua esposa.

E se tiver um planeta situado em um exaltado navāṁśa, ou situado em seu signo de exaltação na carta Rāśi, ou se estiver aspectado por um exaltado benéfico, então o nativo irá obter muitas esposas charmosas e virtuosas.

Se existir o signo de Gêmeos no UL ou na 2ª casa do UL, Oh Brāhmin, então também o nativo será abençoado com muitas esposas. Se no upapada, ou no 2º dele, estiver ocupado por seu próprio senhor, ou se o dito senhor estiver em outro Signo (que ele próprio governa), a morte da esposa será em idade avançada.

32:13-15. Se um graha, que é o indicador fixo de esposa (ou seja, o senhor do 7º bhāva ou Śukra) estiver em seu próprio signo, haverá perda de esposa somente em idade avançada. Se o senhor do upapada, ou o constante significador da esposa, estiver em exaltação, a esposa será de uma família nobre. O inverso será o caso se eles estiverem debilitados. Oh, brāhmaṇe, se o 2º do upapada estiver relacionado com um benéfico, a esposa será bonita, afortunada e virtuosa.

32:16. Devem Śani e Rāhu estarem no 2º do upapada e o nativo perderá sua esposa por conta de calunia ou através da morte.

32:17. A esposa do nativo será perturbada por desordem de menstruação e leucorreia se Śukra e Ketu estiverem na 2ª do upapada.

32:18. Budha com Ketu na 2ª do upapada causará quebra de ossos, enquanto Rāhu, Śani e Sūrya causará perturbações dos ossos.

32:19-22. Budha e Rāhu no 2º do upapada dará uma esposa corpulenta. Se o 2º do upapada acontece de estar em um signo de Budha com Maṅgala e Śani depositados nele, a esposa do nativo sofrerá de desordens nasais. Semelhantemente um signo de Maṅgala, sendo a 2ª do upapada, e ocupada por Maṅgala e Śani, causará desordens nasais para a esposa. Guru e Śani na 2ª do upapada causará desordens de ouvidos ou nos olhos para a esposa. Se Budha e Maṅgala estão na 2ª do upapada, em outros signos que não sejam os seus signos, ou se Rāhu está com Guru na 2ª do upapada, a esposa do nativo sofrerá de desordens dentais. Śani e Rāhu juntos em um signo de Śani, o qual é a 2ª do upapada, causará fraqueza nas pernas (coxo), ou desordens de vāta doṣa para a esposa do nativo. Estes males não se passarão se acontecer uma yuti ou um dṛṣṭi de um benéfico (ou de outro benéfico no caso da aflição ser causada por um benéfico).

32:23 e ½. Oh, brāhmaṇe, todos estes efeitos devem ser deduzidos a contar do ascendente, do pada lagna, do 7º do upapada e dos senhores daí. Assim dizem Nāradā e outros.

FILHOS E O UPAPADA LAGNA

32:25-28. Se Śani, Candra e Budha estiverem juntos no 9º dos ditos locais (veja Śloka 23), não haverá filhos de modo algum, enquanto Sūrya, Guru e Rāhu assim colocados, darão um número de filhos. Candra assim colocado dará um filho, enquanto uma mistura de grahas irá negar filhos. O filho, causado pela yuti de Sūrya, Guru e Rāhu será forte, valoroso, com grande sucesso e irá destruir os inimigos. Se Maṅgala e Śani estiverem no 9º (o dito bhāva) não haverá filho ou um filho será obtido por adoção, ou o filho de um irmão será adotado. Em todos estes casos os signos ímpares resultarão em muitos filhos, enquanto que os signos pares resultarão em poucos filhos.

32:29-30. Oh brāhmaṇe, se o upapada acontece de estar em Siṁha, e recebe um dṛṣṭi de  Candra, haverá um número limitado de filhos. Semelhantemente, Kanyā resultará em muitas filhas.

IRMÃOS E O PADA LAGNA

32:31. Rāhu e Śani na 3ª ou na 11ª do lagna pada destruirá os irmãos do nativo. Rāhu e Śani na 11ª indicará a destruição dos irmãos/irmãs mais velhos ou dos irmãos/irmãs mais jovens na 3ª.

32. Se Śukra está na 3ª ou na 11ª do lagna pada, a mãe teria tido um aborto anteriormente. O mesmo será o efeito se Śukra estiver na 8ª do lagna Natal, ou do lagna pada.

32:33-36. Estes são os efeitos, Oh brāhmaṇe, como citado pelos Maharṣis para a 3ª e 11ª do lagna pada. Deve Candra, Guru, Budha e Maṅgala estarem na 3ª ou na 11ª do lagna pada e haverá muitos e corajosos irmãos. Deve Śani e Maṅgala estarem na 3ª ou na 11ª do lagna pada, ou darem um dṛṣṭi sobre uma dessas casas e os irmãos mais jovens e mais velhos, respectivamente, serão destruídos. Se Śani estiver sozinho em um dos ditos bhāvas, o nativo será poupado enquanto os irmãos morrerão. Ketu na 3ª ou na 11ª dará abundancia de felicidade em irmãs.

OUTROS ASSUNTOS A PARTIR DO PADA LAGNA

32:37. Outros Assuntos a partir do lagna pada (até o Śloka 43). Se a 6ª a partir do lagna pada estiver ocupada por um maléfico e desprovido de yuti ou recebendo dṛṣṭi de  um benéfico, o nativo será um ladrão.

32:38. Se Rāhu estiver na 7ª ou 12ª do lagna pada, ou dando um dṛṣṭi sobre um dos ditos bhāvas, o nativo será dotado com conhecimento espiritual e será muito afortunado.

32:39. Se Budha está no lagna pada, o nativo será senhor sobre um País inteiro, enquanto Guru o fará um conhecedor de todas as coisas. Śukra nesta posição indica um poeta/orador (veja também Capítulo 29, Śloka 30).

32:40. Oh excelente brāhmaṇe, se benéficos ocupam a 2ª do upapada, ou do lagna pada, o nativo será dotado como todos os tipos de riqueza e será inteligente.

32:41. Certamente a pessoa se torna um ladrão se o senhor da 2ª do upapada estiver na 2ª casa e em yuti com um graha maléfico.

32:42-43. Oh brāhmaṇe, se Rāhu estiver na 2ª a partir do senhor da 7ª contado do upapada, o nativo terá longos e projetados dentes. Ketu na 2ª a partir do senhor da 7ª, contado do upapada, causará gagueira e Śani na 2ª a partir do senhor da 7ª, contado do upapada, fará a pessoa ter uma aparência muito feia. Os efeitos serão mistos se houver diversos grahas.