Livro 1 - Cp 28 - Graha Dṛṣṭi


CAPÍTULO 28

AVALIAÇÃO DAS DṚṢṬIS DOS GRAHAS
ATHA GRAHA SPHŪṬA DṚṢṬI KATHANA ADHYĀYA


 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________




28:1. Oh, Glorioso, foi dito que as dṛṣṭis (dos Grahas) e suas forças devem ser conhecidos e assim os efeitos devem ser decididos. Quantos tipos existem? Por favor, esclareça minhas dúvidas.


DṚṢṬIS DOS GRAHAS

28:2-5. Oh, Brāhmaṇe, já citei anteriormente as dṛṣṭis baseado nas Rāśis. O outro tipo está entre os Grahas, os quais detalho abaixo. 3ª e 10ª, 5ª e 9ª, 4ª e 8ª e, finalmente, 7ª. Destes locais os dṛṣṭis aumentam gradualmente em partes de quartos, ou seja, ¼, ½, ¾ e pleno. Os efeitos também serão proporcionais. Todos os Grahas dão um dṛṣṭi sobre a 7ª dele. Śani, Bṛhaspati e Maṅgala têm dṛṣṭis especiais, respectivamente, sobre a 3ª e 10ª, a 5ª e 9ª, e a 4ª e 8ª. Os antigos preceptores explicaram isto. Por cálculos matemáticos sutis, estes dṛṣṭis serão claramente compreendidos, como abaixo.

CÁLCULO DOS DṚṢṬIS

28:6-8. Subtraia a longitude do Graha (ou bhāva) que recebe um dṛṣṭi, daquele Graha que dá o dṛṣṭi. Se a soma exceder seis (6) Rāśis, subtraia a soma novamente de 10 Rāśis. Converta a última soma em graus e divida por dois. O produto resultante é o dṛṣṭikoṇa (ou aspecto angular). Se a diferença excedente for de 5 signos, ignore os signos e multiplique os graus etc., por dois, o qual é o valor do dṛṣṭi. Se a diferença excedente for de 4 signos, subtraia-a de 5 signos e os graus resultantes etc., tornam-se o valor do dṛṣṭi. Se a diferença excedente for de 3 signos, subtrai-a de 4 signos e (aumente por 30) reduza pela metade o produto para obter o valor do dṛṣṭi. Se a diferença acima for de 2 signos, ignores os signos e adicione 15 aos graus etc., para obter o valor do dṛṣṭi. Se a diferença for de 1 signo, ignore o signo e divida os graus por 2 para obter o valor do dṛṣṭi.

DṚṢṬI DE ŚANI GRAHA

28:9-10. Oh, Brāhmaṇe, se Śani for o Graha que dá um dṛṣṭi, encontre a diferença entre ele e o Graha que recebe o dṛṣṭi; se a soma for de 1 signo, multiplique os graus por 2 para obter o valor do dṛṣṭi. Se a soma der 9 signos, os graus a decorrer devem ser dobrados para obter o valor do dṛṣṭi. Se a soma for de 2 signos, os graus devem ser reduzidos pela metade de 60. Se a soma exceder 8 signos, adicione aos graus o valor de 30 para obter o valor do dṛṣṭi.. Em outros casos, as somas devem ser feitas como explicadas anteriormente.

DṚṢṬI DE MAṄGALA GRAHA

28:11. Subtraia a longitude de Maṅgala do daquele Graha que recebe a dṛṣṭi. Se a soma for de 3 signos, ou de 7 signos, os graus devem ser subtraídos de 60. Se for de 2 signos, os graus devem ser aumentados pela metade dele e adicionado 15. Se a soma for de 6 signos, o valor é de uma Rupa.

DṚṢṬI DE GURU GRAHA

28:12. Subtraia a longitude de Guru do daquele Graha que recebe a dṛṣṭi. Se a soma resultante for 3 signos, ou 7 signos, então adicione 45 [*] à metade dos graus. Se a soma for 4 ou 8 signos, os graus devem ser subtraídos de 60. Este será o valor do dṛṣṭi. A soma, estando em conformidade com outros, deve ser tratada como citado anteriormente.







[*] Em arquivo pdf disponibilizado na internet, este valor é 15. Adotei 45 a partir de consulta feita ao trabalho de Girish Chand Sharma, volume 1, publicado por Narinder Sagar, New Delhi, ano 1994.