Livro 2 - Cp. 85 - Śāpas – Maldições


CAPÍTULO 85
MALDIÇÕES DE NASCIMENTOS ANTERIORES E RETIFICAÇÕES

PŪRVA JANMA ŚĀPA DYOTANA

 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



85:1-3 – Maitreya disse: Oh Maharṣi! Você nos iluminou com os resultados severos para homens e mulheres. Oh Vedagya (escolar das escrituras védicas), eu ainda estou curioso por ouvir mais de você. Oh sábio! Eu aprendi dos Śāstras que a alma de uma pessoa sem filhos assombra depois da sua morte. Oh senhor! Explique-me gentilmente o que leva uma pessoa a não ter filhos? Como um astrólogo indicará seus efeitos a partir do Ascendente e como uma pessoa sem filhos deve fazer as propiciações penitentes para ter um filho?

85:4 – O sábio Parāśara respondeu: Oh Vipra, você fez uma boa pergunta. Certamente irei relatar os fatos como descritos pelo Senhor Śiva quando suplicado pela Deusa Pārvatī.

85:5 – A Deusa Pārvatī disse: Oh meu Senhor! Gentilmente me diga quais são os pecados que destroem as crianças e quais combinações planetárias descrevem esses efeitos e quais são as medidas propiciatórias preventivas?

85:6 – O Senhor Śiva respondeu: Oh Devī! Você me fez uma boa pergunta. Agora descreverei as combinações para perda de filhos juntamente com as medidas corretivas.



85:7 – (1) Se Júpiter, o senhor do Ascendente, o senhor da 7ª casa e da 5ª casa estiverem desprovidos de força, isso causará ausência de filhos.



85:8 – (2) Se Sol, Marte, Rāhu e Saturno devidamente fortes estiverem posicionados na casa 5, e Júpiter, Kāraka de filhos, estiver fraco, isso causará ausência de filhos.

SĀRPA ŚĀPA – MALDIÇÕES DE SERPENTES

Em seguida Parāśara descreve as maldições de serpentes. Muitas especulações foram feitas no correr dos séculos sobre o que seriam maldições de serpentes. Foi dito que ninhos, ovos e serpentes foram destruídos pela natividade em anteriores nascimentos para gerar a presença de um sārpa doṣa na vida atual e diversos Śāstras indicam diferentes medidas corretivas para a erradicação desses males. Aqui descreveremos somente as medidas corretivas como pelo sábio Parāśara.

85:9-16 – (3) Se Rāhu estiver posicionado na 5ª casa e aspectado por Marte; (4) ou semelhante combinação for formada em Áries ou em Escorpião, isso causará ausência de filhos devido à maldição de serpentes.

(5) Quando o senhor da 5ª casa estiver em conjunção com Rāhu; Saturno estiver em conjunção com a Lua, ou aspectado/aspectando a Lua, na 5ª casa, isso causará ausência de filhos devido à maldição de serpentes.


(6) Deve Júpiter estar em conjunção com Rāhu, o senhor da 5ª casa deve estar fraco, o senhor do Ascendente deve estar conjunto com Marte, haverá perda de filhos devido à maldição de serpentes.

(7) A conjunção de Júpiter e de Marte, a posição de Rāhu no Ascendente, o senhor da 5ª casa ocupando uma casa trika (6, 8 ou 12) também causará ausência de filhos devido à maldição de serpentes.

(8) Se o senhor da 5ª for Mercúrio estiver no Navāṁśa de Marte e conjunto com Marte, se Rāhu ocupar o Ascendente em conjunção com Mandi, a maldição da serpente destruirá os filhos.

(9) Se a 5ª casa for ocupada por um signo de Marte (Áries ou Escorpião) e o senhor da 5ª (Marte) estiver em conjunção com Rāhu e também sob aspecto ou conjunção de Mercúrio, isso indicará perda de filhos como resultado de maldição de serpentes.

(10) Quando a 5ª casa for ocupada por Sol, Saturno, Marte, Rāhu, Mercúrio, Júpiter, e os senhores da 5ª casa e do Ascendente estiverem fracos, a ausência de filhos será causada por maldição de serpentes.

(11) A conjunção do senhor do Ascendente com Rāhu e do senhor da 5ª casa com Marte; 

(12) ou Júpiter em conjunção com Rāhu, isso também causará a destruição de filhos devido a maldição de serpentes. 

NĀGA ŚĀNTI

85:17-19 – Depois de verificar a ausência de filhos com base nas combinações planetárias descritas nos Ślokas anteriores, e para apaziguar a maldição (śāpa), Nāga Rāja deve ser gratificado através de adoração (isto é chamado nāgapūjā). Deve-se fazer um ídolo do Nāga Rāja de ouro e depois de honrá-lo como pelas tradições da família (seguindo os preceitos ritualísticos da linhagem da família) ele deve ser adorado por outros escolares. Em seguida, vaca, terra, sementes de gergelim, ouro etc., devem ser dados em caridade conforme as possibilidades da família. Pela realização desses ritos, com as bênçãos de Nāga Rāja, haverá continuidade na família.

PITARA ŚĀPA – MALDIÇÃO DOS ANTEPASSADOS

85:20-30 – (13) Sol debilitado e posicionado na casa 5; ao mesmo tempo Sol no Navāṁśa de Saturno e ambos encurralados entre maléficos. Haverá a destruição de filhos devido a maldição dos antepassados.

(14) Sol como senhor da 5ª casa posicionado em trikoṇa juntamente com um maléfico e ambos encurralados e aspectados por maléficos. Haverá a destruição de filhos devido a maldição dos antepassados.

(15) Júpiter posicionado em Leão, o senhor da 5ª casa conjunto com Sol e existem planetas maléficos no Ascendente e na 5ª casa. Haverá a destruição de filhos devido a maldição dos antepassados.



(16) O senhor do Ascendente fraco e posicionado na 5ª casa, o senhor da 5ª casa em conjunção com Sol e planetas maléficos posicionados no Ascendente e na 5ª casa. Haverá a destruição de filhos devido a maldição dos antepassados.

(17) Existe parivartana entre os senhores da 10ª e da 5ª casa e planetas maléficos estão posicionados no Ascendente e na 5ª casa. Haverá a destruição de filhos devido a maldição dos antepassados.

(18) Marte como o senhor da 10ª casa está em conjunção com o senhor da 5ª casa e existem maléficos posicionados na 5ª e na 10ª casas. Haverá a destruição de filhos devido a maldição dos antepassados.

(19) O senhor da 10ª está posicionado em casas trikas (6, 8, 12), Júpiter está em um signo não auspicioso, os senhores do Ascendente e da 5ª casa estão associados com planetas maléficos. Haverá a destruição de filhos devido a maldição dos antepassados.

(20) Sol, Marte, Saturno estiverem posicionados no Ascendente e Rāhu e Júpiter estão na 8ª casa e na 12ª casa, respectivamente. Haverá a destruição de filhos devido a maldição dos antepassados.

(21) Quando Sol estiver na casa 8, Saturno na 5ª casa, o senhor da 5ª está conjunto com Rāhu e um maléfico está posicionado no Ascendente. Haverá a destruição de filhos devido a maldição dos antepassados.

(22) Se o senhor da 12ª casa estiver posicionado no Ascendente, o senhor da 8ª casa está na 5ª casa e o senhor da 10ª casa está ocupando a casa 8. Haverá a destruição de filhos devido a maldição dos antepassados.

(23) O senhor da 6ª está ocupando a casa 5, o senhor da 10ª está posicionado na 6ª casa e Júpiter está em conjunção com Rāhu. Haverá a destruição de filhos devido a maldição dos antepassados.

PITARA ŚĀNTI

85:31-33 – Para obter alívio dessas aflições, a natividade deve fazer Śraddhā (cerimônia em honra aos parentes falecidos) em Gayā (uma cidade da Índia). Em seguida, milhares de Brāhmaṇes devem ser alimentados. Em adicional, Kanyā Dāna (empreender o casamento de uma jovem garota como um presente para ela) e a doação de vaca em caridade também deve ser feito.

MATṚ ŚĀPAS – MALDIÇÕES DE MÃE

85:34-50 – (24) A Lua, sendo senhor da 5ª casa, em debilidade e encurralada por maléficos enquanto a 5ª e 4ª casas também contém planetas maléficos, causará a destruição de filhos devido a maldição de mãe.

(25) A posição de Saturno na 11ª, a 4ª casa ocupada por um maléfico e a Lua no signo de debilidade destruirá as crianças.

(26) O senhor da 5ª casa posicionado em uma casa trika devidamente debilitado e a Lua em conjunção com um planeta maléfico, haverá perda de filhos devido à maldição materna. 

(27) O senhor da 5ª posicionado em uma casa trika e a Lua no Navāṁśa de um planeta maléfico enquanto maléficos estão posicionados no Ascendente e na 5ª casa. Haverá ausência de filhos devido à maldição materna.

(28) A Lua como senhor da 5ª casa devidamente conjunta a Saturno e Rāhu, e Marte posicionado na casa 5 ou 9. Haverá perda de filhos devido à maldição materna.

(29) Se Marte é o senhor da 4ª casa e estiver em conjunção com Saturno e Rāhu, e Sol e a Lua ocupando o Ascendente ou a 5ª casa. Haverá perda de filhos devido à maldição materna.

(30) O senhor do Ascendente e da 5ª casa estão localizados na casa 5, enquanto o senhor da 4ª casa está localizado na 8ª casa e os senhores da 10ª e da 8ª casas estiverem no Ascendente. Haverá perda de filhos devido à maldição materna.

(31) Se os senhores da 6ª casa e da 8ª casa estiverem situados no Ascendente, o senhor da 4ª casa estiver posicionado na 10ª casa, a Lua e Júpiter devidamente conjuntos com maléficos estiverem localizados na 5ª casa. Haverá perda de filhos devido à maldição materna.

(32) Quando o Ascendente estiver em pāpakartari doṣa e a Lua estiver desprovida de força e posicionada na 7ª casa, enquanto Rāhu e Saturno, respectivamente, estiverem situados na 4ª e na 5ª casas. Haverá destruição de filhos devido à maldição materna.

(33) Se existir um parivartana entre os senhores da 8ª e da 5ª casa enquanto a Lua e o senhor da 4ª estiverem posicionados em casas trikas. Haverá destruição de filhos devido à maldição materna.
  
(34) Para Ascendente em Câncer, se Marte ou Rāhu ou Lua ou Saturno estiverem posicionados na casa 5. Haverá destruição de filhos devido à maldição materna.

(35) Se Marte, Rāhu, Sol e Saturno estiverem posicionados no Ascendente, na 5ª casa, 8ª e 12ª casa, respectivamente, e os senhores da 4ª casa e do Ascendente estiverem situados em casas trikas. Haverá perda de filhos devido à maldição materna.

(36) Se Júpiter devidamente em conjunção com Marte e Rāhu estiverem posicionados na casa 8, enquanto Lua e Saturno estiverem posicionados na 5ª casa, haverá destruição de filhos devido à maldição materna.

MATṚ ŚĀNTI

As indicações de ausência de filhos devem ser feitas cuidadosamente considerando esses yogas pelos instruídos. Para a proteção de filhos, medidas propiciatórias devem ser realizadas. O nativo deve tomar banho embaixo de uma ponte, recitar o Gāyatrī Mantra por um lakh de vezes (100.000 vezes). Depois ele deve tomar leite em raupya (um copo de prata), alimentar Brāhmaṇes e contornar (pradakṣiṇa) uma árvore pipal 1.008 vezes com plena devoção. Oh Mahā Devī! Com a realização desses ritos, a natividade obtém alívio desses Śāpas e haverá ganho de filhos e prolongação da família.

BHRĀTRA ŚĀPAS – MALDIÇÕES DE IRMÃOS


85:51-61 – Agora narrarei os yogas que surgem de maldições de irmãos e por conhecer os mesmos, os astrólogos instruídos devem se esforçar para proteger os filhos dessas maldições.

(37) Se o senhor da 3ª casa estiver posicionado na 5ª casa e devidamente conjunto por Marte e Rāhu, os senhores da 5ª casa e do Ascendente estiverem na 8ª casa, haverá perda de filhos devido à maldição de irmãos.

(38) Marte e Saturno, respectivamente, posicionados no Ascendente e na casa 5, e o senhor da 3ª casa está localizado na 9ª casa e o kāraka para filhos (Júpiter) na 8ª casa, haverá perda de filhos devido à maldição de irmãos.

(39) Júpiter devidamente debilitado posicionado na casa 3, Saturno ocupando a casa 5, Lua e Marte posicionados na casa 8, haverá perda de filhos devido à maldição de irmãos.

(40) Senhor do Ascendente na 12ª casa e Marte ocupando a casa 5 enquanto o senhor da casa 5 está devidamente conjunto a um planeta maléfico e posicionado na casa 8, haverá destruição de filhos devido à maldição de irmãos.

(41) O Ascendente e a casa 5 estão encurralados por maléficos e os senhores do Ascendente e da 5ª casa estão posicionados em casas trikas, haverá ausência de filhos devido à maldição de irmãos.

(42) O senhor da 10ª casa, devidamente conjunto a planetas maléficos, estiver posicionado na casa 3 e planetas auspiciosos estão em conjunção com Marte e posicionados na casa 5, haverá perda de filhos devido à maldição de irmãos.

(43) Se a 5ª casa for ocupada pelo signo de Mercúrio, Saturno e Rāhu estão ocupando a 5ª casa, e Marte e Mercúrio estiverem na 12ª casa, haverá perda de filhos devido à maldição de irmãos.

(44) Se o senhor do Ascendente e da 3ª casa estiverem posicionados na 3ª e na 5ª casas, respectivamente, e planetas maléficos estiverem posicionados no Ascendente, na 3ª e na 5ª casas, haverá perda de filhos devido à maldição de irmãos.

(45) O senhor da 3ª estiver na casa 8, Júpiter, Saturno, Rāhu estão posicionados ou aspectando a 5ª casa, haverá perda de filhos devido à maldição de irmãos.

(46) O senhor da 8ª casa devidamente conjunto com o senhor da 3ª casa e ambos posicionados na 5ª casa, enquanto a 8ª casa está ocupada por Marte e Saturno, haverá perda de filhos devido à maldição de irmãos.

BHRĀTRA ŚĀNTI

85:62-64 – Com o objetivo de obter alívio da maldição de irmãos, Candrāyaṇa jejum deve ser feito ouvindo o Harivaṁśa Purāṇa. Em seguida, uma muda de árvore pipal deve ser plantada em frente a um Śaligram sobre os bancos do rio Kāverī e 10 vacas devem ser adoradas. A pessoa desejosa de filhos deve doar terras em caridade através de sua esposa, e essa terras devem ter árvores frutíferas. Isto irá conceder filhos e a prolongação da família será assegurada.

MĀTULA ŚĀPAS – MALDIÇÕES DE TIOS

85:65-68 – (47) Se Mercúrio, Júpiter, Marte e Rāhu estiverem posicionados na 5ª casa e o Ascendente for ocupado por Saturno, haverá privação de filhos devido à maldição de tios maternos. 

(48) Deve os senhores do Ascendente e da 5ª casa estarem conjuntos com Mercúrio e Marte e Saturno devem estar posicionados na 5ª casa e a ausência de filhos deve ser atribuída à maldição de tio materno.

(49) Quando o senhor da 5ª casa estiver combusto e posicionado no Ascendente, Saturno estiver na 7ª e o senhor do Ascendente estiver conjunto a Mercúrio, haverá perda de filhos.

(50) A posição do senhor da 4ª e do senhor da 12ª no Ascendente, enquanto Lua, Mercúrio e Marte estão posicionados na casa 5, haverá privação de filhos devido à maldição de tios maternos.

MĀTULA ŚĀNTI

85: 69-70 – Com o objetivo de obter alívio da maldição de tio materno, um ídolo do Senhor Viṣṇu deve ser instalado e uma lagoa, um poço e uma represa devem ser construídos. Essas medidas irão ajudar à natividade a obter filhos. Os escolares devem aliviar esta maldição desta maneira.

GURU ŚĀPAS – MALDIÇÕES DE GURUS E BRAHMANES

85: 71-78 – Aquele que é orgulhoso e arrogante de poder, se insulta os Brāhmaṇes, essa aflição (doṣa) ou maldição (śāpa) de Brāhmaṇes destrói os filhos.

(51) Se Rāhu estiver posicionado no signo de Júpiter, a 5ª casa contiver Júpiter, Marte e Saturno e o senhor da 9ª casa estiverem posicionados na casa 8, os filhos serão destruídos devido à maldição de Brāhmaṇes.

(52) Quando o senhor da 9ª estiver na casa 5, o senhor da 5ª casa estiver na 8ª e conjunto a Júpiter, Marte, Rāhu, a ausência de filhos se dará devido à maldição de Brāhmaṇes. 

(53) Se o senhor da 9ª casa estiver debilitado, o senhor da 12ª casa estiver na 5ª casa e conjunto ou aspectado por Rāhu, a ausência de filhos se dará devido à maldição de Brāhmaṇes.

(54) Se Júpiter estiver debilitado, Rāhu situado no Ascendente ou na 5ª casa e o senhor da 5ª estiver posicionado em casa trika, a ausência de filhos se dará devido à maldição de Brāhmaṇes.

(55) Se Júpiter, sendo o senhor da 5ª casa, estiver posicionado na 8ª casa devidamente conjunto com planetas maléficos;

(56) Ou o senhor da 5ª casa junto com Sol, enquanto a Lua está na 8ª casa, a ausência de filhos se dará devido à maldição de Brāhmaṇes.

(57) Quando Júpiter estiver no Navāṁśa de Saturno e Saturno estiver em conjunção com Marte, enquanto o senhor da 5ª casa está posicionado na 12ª casa, a ausência de filhos se dará devido à maldição de Brāhmaṇes.

(58) Se o Ascendente estiver ocupado por Júpiter e Saturno e Rāhu estiver ocupando a 9ª casa, a ausência de filhos se dará devido à maldição de Brāhmaṇes.

(59) Se Rāhu estiver conjunto com Júpiter na 12ª casa, a ausência de filhos se dará devido à maldição de Brāhmaṇes.

GURU ŚĀNTI

85:79-81 – Com o objetivo de aliviar as aflições (doṣas), o nativo deve observar Candrāyaṇa vrata, três jejuns para fazer penitência contra as ações pecaminosas cometidas contra Brāhmaṇes, e doar uma vaca em caridade. Oh Brāhmin! Cinco pedras preciosas com ouro devem também ser doadas em caridade e os Brāhmaṇes devem ser alimentados com devoção. Desta forma, o nativo certamente obterá sete filhos e o alívio da maldição da nobre alma.

PATNĪ ŚĀPA – MALDIÇÕES DE CONJUGE

85:82-92 – (60) Quando o senhor da 7ª casa está na casa 5 e Saturno está no Navāṁśa do senhor da 7ª casa, enquanto o senhor da 5ª casa está na casa 8, irá causar ausência de filhos devido à maldição da esposa.

(61) Se o senhor da 7ª e da 5ª casa estiverem posicionados na casa 8, o kāraka de filhos (Júpiter) conjunto a planetas maléficos está posicionado na casa 5,  haverá ausência de filhos devido à maldição da esposa.

(62) A casa 2 está ocupada por um maléfico e o senhor da 7ª está na casa 8 enquanto maléficos estão posicionados na casa 5, haverá privação de filhos devido à maldição da esposa.

(63) Vênus posicionada na 9ª casa, o senhor da 7ª colocado na casa 8 enquanto o Ascendente e a 5ª casa estão ocupados por maléficos, haverá ausência de filhos devido à maldição da esposa.

(64) Vênus é o senhor da 9ª casa, o senhor da 5ª casa está em um signo inimigo e Júpiter e os senhores do Ascendente e da 7ª casa estão em casas trikas, haverá ausência de filhos devido à maldição da esposa.

(65) A 5ª casa é ocupada pelo signo de Vênus (Touro ou Libra) e a Lua e Rāhu estão posicionados nesta casa enquanto maléficos estão posicionados no Ascendente e na 2ª casa, haverá destruição de filhos devido à maldição da esposa.

(66) Saturno e Vênus estão posicionados na 7ª casa, o senhor da 8ª casa está na casa 5 e Sol em conjunção com Rāhu estão posicionados no Ascendente, haverá ausência de filhos devido à maldição da esposa.

(67) Marte está posicionado na 2ª casa, Júpiter na 12ª casa, Vênus na 5ª casa devidamente em conjunção ou aspectada por Saturno e Rāhu, haverá destruição de filhos devido à maldição da esposa.

(68) Os senhores da 2ª e da 7ª casa estão posicionados na 8ª casa, Marte e Saturno estão no Ascendente e a 5ª casa e Júpiter estão sob influência de maléficos, haverá ausência de filhos devido à maldição da esposa.

(69) Rāhu, Saturno e Marte estão, respectivamente, posicionados no Ascendente, na 5ª casa e na 9ª casa enquanto os senhores da 5ª e da 7ª estão situados na casa 8, haverá ausência de filhos devido à maldição da esposa.

PATNĪ ŚĀNTI

85:93-94 – Com o objetivo de obter alívio dessa maldição, o nativo deve realizar o casamento de uma jovem garota (kanyādāna) e se uma garota para casar não estiver disponível, uma imagem da Deusa Lakṣmī e do Senhor Viṣṇu, dez vacas, uma cama, joias e ornamentos devem ser doados em caridade aos Brāhmaṇes, e a natividade certamente obterá um filho e haverá também elevação em sua fortuna.

PRETA ŚĀPA – MALDIÇÕES DE ESPÍRITOS

85:95-105 – Pela não realização de Śraddhā dos pais em nascimentos anteriores, que entra um espírito maligno e com a maldição (śāpa) desses espíritos haverá a privação de filhos na vida da natividade. Esses tipos de yoga estão relacionados com o Ascendente e serão descritos aqui.

(70) Se Saturno e o Sol estiverem posicionados na 5ª casa, uma Lua fraca na 7ª casa e Rāhu e Júpiter estiverem ocupando o Ascendente e a 12ª casa, respectivamente, a maldição de espíritos malignos (preta śāpa) destruirá os filhos.

(71) Quando Saturno for o senhor da 5ª casa e estiver posicionado na 8ª casa e o kāraka de filhos (Júpiter) também estiver posicionado na 8ª casa, isso causará privação de filhos devido a preta śāpa.

(72) A posição de um maléfico no Ascendente, o Sol na 12ª casa e Marte, Saturno e Mercúrio estiverem posicionados na 5ª enquanto o senhor da 5ª casa ocupa a casa 8, haverá destruição de filhos devido à maldição de espíritos malignos.

(73) Rāhu está posicionado no Ascendente, Saturno na 5ª casa e Júpiter na 8ª casa, haverá destruição de filhos devido à maldição de espíritos malignos.


(74) Vênus, Júpiter e Rāhu estão ocupando o Ascendente, Saturno está em conjunção com a Lua e o senhor do Ascendente está ocupando a 8ª casa, haverá destruição de filhos devido à maldição de espíritos malignos.

(75) Júpiter, o kāraka de filhos, e o senhor da 5ª casa estão debilitados e também aspectados por planetas debilitados, haverá destruição de filhos devido à maldição de espíritos malignos.

(76) Saturno está no Ascendente, Rāhu na 5ª casa, Sol na 8ª casa e Marte está na 12ª casa, haverá destruição de filhos devido à maldição de espíritos malignos.

(77) O senhor da 7ª casa está em uma casa trika, a Lua está na 5ª casa e Marte e Gulika estão no Ascendente, haverá destruição de filhos devido à maldição de espíritos malignos.

(78) O senhor da 8ª casa, Saturno e Vênus estão na 5ª casa enquanto o kāraka de filhos (Júpiter) está na casa 8, haverá destruição de filhos devido à maldição de espíritos malignos.

PRETA ŚĀNTI

85:106-108 – Com o objetivo de obter alívio da aflição (śāpa), o nativo deve realizar Śraddhā em Gayā, fazer Rudra Abhiṣekaṁ e doar uma imagem do Senhor Brahmā em caridade. Em adição, vaca, vasos de prata e Nīlamaṇi (safira azul) também devem ser dado em caridade aos Brāhmaṇes. Depois de alimentar os Brāhmaṇes, ele deve doar Dakṣiṇa. Pela realização desses rituais, o nativo obterá alívio das maldições de anteriores nascimentos e obterá um filho prolongando sua família.

PROPICIAÇÃO DOS PLANETAS CUJAS AFLIÇÕES CAUSAM AUSENCIA DE FILHOS

85:109-111 – Com o objetivo de obter a bênção de um filho, a propiciação relacionada aos planetas para aliviar as aflições deve ser realizada. A adoração do Senhor Śiva irá aliviar a aflição causada por Mercúrio e Vênus. A adoção de mantras, yantras e a administração de medicina irá aliviar a aflição de Lua e Júpiter. A realização de Kanyādāna irá aliviar as aflições causadas por Rāhu. Pela recitação de Hari Bhajana, a aflição do Sol pode ser aliviada. Pela doação de uma vaca em caridade, o alívio de Ketu pode ser obtido. Japa de Rudra irá aliviar a aflição de Marte e de Saturno. Todas as aflições serão aliviadas pela realização de adoração devota e por ouvir o Harivaṁśa Purāṇa com devoção sincera e assim a natividade obterá a bênção de um filho.