Livro 2 - Cp 68.A - Sistema Aṣṭakavarga 1


CAPÍTULO 68.A
AṢṬAKAVARGA
ATHA AṢṬAKAVARGA ADHYĀYA



 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________


68.1-4 – Maitreya disse – Oh Senhor! Você narrou os efeitos dos planetas e das casas depois de se referir a muitos sábios e a muitos preceptores instruídos, mas não se pode afirmar com firmeza se estes são os únicos resultados possíveis e corretos tendo em vista os efeitos causados pelos diferentes trânsitos dos planetas. No Kaliyuga, os seres humanos se tornarão burros devido ao próprio prazer em cometer ações pecaminosas e, portanto, seja atencioso e exponha um sistema de estudo para as pessoas que têm percepção lenta e através do qual elas possam obter um conhecimento claro sobre suas felicidades, sofrimentos e longevidade meramente por esboçar as posições dos planetas em trânsito.

68.5-6 – Maharṣi Parāśara disse – Oh brāhmin! Você levantou uma ótima questão. Agora demonstrarei um Śāstra que indicará os resultados relacionados à vida da natividade, bem como determinará sua longevidade, e os resultados desse Śāstra não irá contradizer e nem repetir os resultados propostos anteriormente e irá beneficiar a todos.

68.7-11 – Começando do ascendente até à 12ª casa, se essas doze casas estiverem ocupadas ou aspectadas por planetas benéficos, elas darão resultados auspiciosos atribuídos aos seus significadores. Esses resultados são obtidos somente quando tais planetas estiverem posicionados em seus próprios signos, ou em signos amigos, ou em signos de exaltação. Se um planeta estiver combusto, ou em signo inimigo, ou debilitado, e sob aspecto de um planeta maléfico, a casa em questão dará resultados inauspiciosos e opostos aos significados dos planetas. O instruído do Horā Śāstra narrou explicitamente os resultados dos planetas combustos, em signo inimigo, debilitado, em signo amigo ou exaltação. Depois de aprender com os escolares (sobre esses assuntos), falarei sobre todos esses resultados. Nem mesmo os grandes sábios Vasiṣṭha e Bṛhaspati foram capazes de acertar precisamente felicidade, sofrimento, expectativa de vida e também a essência básica dos Śāstras. Então, como uma pessoa comum, especialmente no Kaliyuga, poderia determinar esses resultados?


68.12 – O Jyotiṣa Śāstra foi dividido em duas partes, ou seja, a parte geral e a parte específica. A parte geral já foi descrita (até o capítulo 67). Agora falo sobre o aspecto específico.

68.13-15 – Assim como existem auspiciosos e inauspiciosos resultados das doze casas, com relação ao ascendente e à Lua, da mesma forma, essas casas têm favoráveis e desfavoráveis resultados em relação aos outros planetas. Portanto, casas (sthāna) inauspiciosas, após determinadas suas relações separadamente com seus sete planetas, iniciando do Sol, e o ascendente, num total de oito, indicado por “Bindus” (pontos), os quais são conhecidos como “Karaṇa” e as casas auspiciosas que são conhecidas como Sthānas, indicadas por linhas verticais (Rekhā), os resultados do Aṣṭakavarga serão facilmente e claramente delineados.

Planetas que contribuem com Bindus para o Aṣṭakavarga do Sol


68.16 – Cinco planetas na 1ª, 2ª, 8ª, 3ª e 12ª casas a contar da posição do Sol Natal contribuem para seus Bindus. Quatro planetas na 7ª e 4ª casas; três planetas na 6ª e na 9ª casa; seis planetas na 5ª casa; dois planetas na 10ª casa; um planeta na 11ª casa a contar do Sol, contribui para seus Bindus.

68.17-19 – Na 1ª, 2ª, 8ª casas do Aṣṭakavarga do Sol, terá o ascendente, Lua, Júpiter, Vênus, Mercúrio (cinco planetas); na 12ª casa, Sol, Marte, Saturno, Lua e Júpiter (cinco planetas); na 4ª casa, Mercúrio, Lua, Vênus e Júpiter (quatro planetas); na 9ª casa, ascendente, Lua e Vênus (três planetas); na 6ª casa, Sol, Saturno, Marte (três planetas); na 7ª casa, ascendente, Mercúrio, Júpiter, Lua (quatro planetas); na 11ª casa, somente Vênus (um planeta); na 3ª casa, Sol, Saturno, Vênus, Júpiter, Marte (cinco planetas); na 10ª casa, Júpiter e Vênus (dois planetas); e na 5ª casa, Sol, Saturno, Lua, ascendente, Marte, Vênus (seis planetas) são chamados de planetas “Karaṇaprad”.


68.20-22 – Com o objetivo de acertar as posições favoráveis e desfavoráveis, desenhe um cakra (carta) com 10 linhas verticais e 14 horizontais, fazendo 117 compartimentos. Nos compartimentos da primeira fileira, os planetas, começando do Sol e o último sendo o ascendente, devem ser escritos. Nos compartimentos da primeira coluna, as 12 casas em série devem ser listadas. Neste Cakra, os Bindus são colocados sempre que necessários, ou seja, onde quer que o planeta tenha contribuído com Karaṇa (locais desfavoráveis), um Bindu deve ser colocado em baixo do planeta, assim aquela posição do Karaṇa se torna identificável. Os resultados auspiciosos e não auspiciosos do nativo devem ser delineados a partir dessas disposições.

Casas
Aṣṭakavarga do Sol
Total
Su
Mo
Ma
Me
Ju
Ve
Sat
Asc
1

º

º
º
º

º
5
2

º

º
º
º

º
5
3
º

º

º
º
º

5
4

º

º
º
º


4
5
º
º
º


º
º
º
6
6
º

º



º

3
7

º

º
º


º
4
8

º

º
º
º

º
5
9

º



º

º
3
10




º
º


2
11





º


1
12
º
º
º

º

º

5
                                                                                             


Planetas que contribuem com Bindus para o Aṣṭakavarga da Lua


68.23-25  – Seis planetas na 9ª e 2ª casas a contar da Lua Natal irão contribuir com Bindus; cinco planetas na 4ª, 8ª e 1ª casas; um planeta na 10ª e 3ª casas; quatro planetas na 5ª casa; três planetas na 6ª e 7ª casas; todos os planetas na 12ª casa e nenhum planeta na 11ª casa contribuirão com Bindus.

Na primeira casa do Aṣṭakavarga da Lua terá o ascendente, Sol, Marte, Saturno e Vênus (cinco planetas); na 2ª casa, o ascendente, Mercúrio, Sol, Lua, Saturno e Vênus (seis planetas); na 3ª casa, Júpiter (um planeta); na 4ª casa, Sol, Saturno, Lua, ascendente e Marte (cinco planetas); na 5ª casa, ascendente, Lua, Júpiter e Sol (quatro planetas); na 6ª casa, Vênus, Mercúrio e Júpiter (3 planetas); na 7ª casa, Marte, o ascendente e Saturno (3 planetas); na 8ª casa, Marte, ascendente, Saturno, Vênus e Lua (cinco planetas); na 9ª casa, ascendente, Sol, Marte, Saturno, Mercúrio e Júpiter (seis planetas); na 10ª casa, Saturno (um planeta); na 11ª casa nenhum planeta; e na 12ª casa, todos os oito planetas, irão contribuir com Bindus (planetas karaṇaprada).

Casas
Aṣṭakavarga da Lua
Total
Su
Mo
Ma
Me
Ju
Ve
Sat
Asc
1
º

º


º
º
º
5
2
º
º

º

º
º
º
6
3




º



1
4
º
º
º



º
º
5
5
º
º


º


º
4
6



º
º
º


3
7


º



º
º
3
8

º
º


º
º
º
5
9
º

º
º
º

º
º
6
10






º

1
11








***
12
º
º
º
º
º
º
º
º
8


Planetas que contribuem com Bindus para o Aṣṭakavarga de Marte


68.26-30 – Seis planetas na 12ª, 4ª, 5ª e 7ª casas a contar de Marte Natal contribuem para Bindus; sete planetas na 2ª e 9ª casas; cinco planetas na 1ª e 8ª casas; quatro planetas na 3ª casa; três planetas na 10ª casa; dois planetas na 6ª casa e nenhum planeta na 11ª casa irão contribuir para os Bindus.

Na 1ª casa do Aṣṭakavarga de Marte, estará Sol, Lua, Mercúrio, Júpiter e Vênus (cinco planetas); na 2ª casa, ascendente, Saturno, Sol, Lua, Mercúrio, Júpiter e Vênus (sete planetas); na 3ª casa, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno (quatro planetas); na 4ª casa, Marte, Sol, Lua, Mercúrio, Júpiter e o ascendente (seis planetas); na 5ª casa, Lua, Marte, Júpiter, Vênus, Saturno e o ascendente (seis planetas); na 6ª casa, Marte e Saturno (dois planetas); na 7ª casa, Mercúrio, Lua, Sol, Vênus, ascendente e Júpiter (seis planetas); na 8ª casa, Vênus, Mercúrio, Lua, Sol e o ascendente (cinco planetas); na 9ª casa todos os planetas, exceto Saturno (sete planetas); na 10ª casa, Vênus, Lua e Mercúrio (três planetas); na 11ª casa, nenhum planeta; na 12ª casa, Sol, Saturno, Mercúrio, Lua, ascendente e Marte (seis planetas) irão contribuir com Bindus no Aṣṭakavarga de Marte.

Casas
Aṣṭakavarga de Marte
Total
Su
Mo
Ma
Me
Ju
Ve
Sat
Asc
1
º
º

º
º
º


5
2
º
º

º
º
º
º
º
7
3


º

º
º
º

4
4
º
º

º
º
º

º
6
5

º
º

º
º
º
º
6
6


º



º

2
7
º
º

º
º
º

º
6
8
º
º

º
º


º
5
9
º
º
º
º
º
º

º
7
10

º

º

º


3
11








***
12
º
º
º
º


º
º
6



Planetas que contribuem com Bindus para o Aṣṭakavarga de Mercúrio


68.31-33 – Três planetas na 1ª, 2ª, 4ª, 10ª, 6ª e 9ª casas a contar de Mercúrio Natal irão contribuir para o Bindu; dois planetas na 8ª casa; seis planetas na 3ª e 7ª casas; nenhum planeta na 11ª casa; cinco planetas na 5ª e na 12ª casas irão contribuir para os Bindus.

Na 1ª casa do Aṣṭakavarga de Mercúrio, terá Sol, Lua e Júpiter; na 2ª casa, Júpiter, Sol e Mercúrio; na 3ª casa, ascendente, Sol, Marte, Saturno, Lua e Júpiter; na 4ª casa, Sol, Mercúrio e Júpiter; na 5ª casa, Júpiter, Marte, Lua, Saturno e o ascendente; na 6ª casa, Vênus, Saturno e Marte; na 7ª casa, Mercúrio, Lua, ascendente, Sol, Vênus e Júpiter; na 8ª casa, Sol e Mercúrio; na 9ª casa Júpiter, Lua, ascendente; na 10ª casa, Sol, Júpiter e Vênus; na 11ª casa, nenhum planeta; na 12ª casa, ascendente, Lua, Marte, Saturno e Vênus irão contribuir para os Bindus no Aṣṭakavarga de Mercúrio.

Casas
Aṣṭakavarga de Mercúrio
Total
Su
Mo
Ma
Me
Ju
Ve
Sat
Asc
1
º
º


º



3
2
º


º
º



3
3
º
º
º

º

º
º
6
4
º


º
º



3
5

º
º

º

º
º
5
6


º


º
º

3
7
º
º

º
º
º

º
6
8
º


º




2
9

º


º


º
3
10
º



º
º


3
11








***
12

º
º


º
º
º
5


Planetas que contribuem com Bindus para o Aṣṭakavarga de Júpiter


68.34-37 – Um planeta na 2ª e 11ª casas de Júpiter irão contribuir com Bindu; sete planetas na 12ª casa; quatro planetas na 6ª casa; cinco planetas na 8ª e 3ª casas; três planetas nas casas restantes, ou seja, as 1ª, 4ª, 5ª, 7ª e 9ª, irão contribuir com Bindus.

Na 1ª casa do Aṣṭakavarga de Júpiter, Lua, Vênus, Saturno; na 2ª e 11ª casas, Saturno; na 3ª casa, ascendente, Marte, Lua, Mercúrio, Vênus; na 5ª casa, Júpiter, Sol e Marte; na 4ª casa, Vênus, Saturno e Lua; na 7ª casa, Mercúrio, Vênus e Saturno; na 6ª casa, Júpiter, Marte, Sol e Lua; na 12ª casa, com exceção de Saturno, todos os outros planetas; na 10ª casa, Lua e Saturno; na 9ª casa, Saturno, Marte e Júpiter; e na 8ª casa, ascendente, Saturno, Vênus, Lua e Mercúrio irão ser os planetas Karaṇaprada, contribuindo com os Bindus.

Casas
Aṣṭakavarga de Júpiter
Total
Su
Mo
Ma
Me
Ju
Ve
Sat
Asc
1

º



º
º

3
2






º

1
3

º
º
º

º

º
5
4

º



º
º

3
5
º

º

º



3
6
º
º
º

º



4
7



º

º
º

3
8

º

º

º
º
º
5
9


º

º

º

3
10

º




º

2
11






º

1
12
º
º
º
º
º
º

º
7


Planetas que contribuem com Bindus para o Aṣṭakavarga de Vênus


68.38-41 – Dois planetas na 5ª, 8ª e 3ª casas a partir de Vênus Natal irão contribuir com Bindus; cinco planetas no ascendente, 2ª, 12ª e 10ª casas; oito planetas na 7ª casa; seis planetas na 6ª casa; um planeta na 9ª casa; três planetas na 4ª casa e nenhum planeta na 11ª casa irão contribuir com os Bindus.

Na 1ª e 2ª casas do Aṣṭakavarga de Vênus, haverá Sol, Marte, Jupiter, Mercúrio e Saturno; na 7ª casa, todos os planetas; na 3ª casa, Sol e Júpiter; na 5ª casa, Sol e Marte; na 9ª casa, Sol; na 4ª casa, Sol, Mercúrio e Júpiter; na 8ª casa. Marte e Mercúrio; na 6ª casa, Vênus, Sol, Lua, Saturno, ascendente e Júpiter; na 11ª casa, nenhum planeta; na 12ª casa, Saturno, ascendente, Mercúrio, Vênus e Júpiter; e na 10ª casa, ascendente, Marte, Mercúrio, Lua e Sol serão os Karṇapradas planetas, ou seja, os planetas que contribuirão para o Bindu.

Casas
Aṣṭakavarga da Vênus
Total
Su
Mo
Ma
Me
Ju
Ve
Sat
Asc
1
º

º
º
º

º

5
2
º

º
º
º

º

5
3
º



º



2
4
º


º
º



3
5
º

º





2
6
º
º


º
º
º
º
6
7
º
º
º
º
º
º
º
º
8
8


º
º




2
9
º







1
10
º
º
º
º



º
5
11








***
12



º
º
º
º
º
5



Planetas que contribuem com Bindus para o Aṣṭakavarga de Saturno


68.42-45 – Sete planetas na 2ª, 7ª e 9ª casas a partir de Saturno Natal irão contribuir com os Bindus; seis planetas na 8ª casa, ascendente e na 4ª casas; quatro planetas na 10ª, 3ª e 12ª casas; um planeta na 6ª casa; cinco planetas na 5ª e nenhum planeta na 11ª casa contribuirão para os Bindus.

Na 1ª e 4ª casas do Aṣṭakavarga de Saturno, todos os planetas exceto ascendente e Sol; na 2ª e 7ª casas, excluindo Sol, todos os outros planetas; na 9ª casa, todos os planetas, exceto Mercúrio; na 10ª casa, exceto o ascendente, Marte, Sol, Mercúrio, todos os outros planetas; na 3ª casa, Júpiter, Sol, Mercúrio e Vênus; na 6ª casa, Sol; na 12ª casa, ascendente, Lua, Saturno e Sol; na 5ª casa, o ascendente, Vênus, Sol, Lua e Mercúrio; na 8ª casa, excetuando Mercúrio e Sol, todos os outros planetas; e na 11ª casa, nenhum planeta, são os planetas que contribuirão com o Bindu.


Casas
Aṣṭakavarga da Saturno
Total
Su
Mo
Ma
Me
Ju
Ve
Sat
Asc
1

º
º
º
º
º
º

6
2

º
º
º
º
º
º
º
7
3
º


º
º
º


4
4

º
º
º
º
º
º

6
5
º
º

º

º

º
5
6
º







1
7

º
º
º
º
º
º
º
7
8

º
º

º
º
º
º
6
9
º
º
º

º
º
º
º
7
10

º


º
º
º

4
11








***
12
º
º




º
º
4