Livro 1 - Cp 33 - Argalā


CAPÍTULO 33
ARGALĀ
ATHA ARGALĀ ADHYĀYA


 _______________________________________________________________________________________

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
_______________________________________________________________________________________



33:1. Oh Maharṣi Parāśara, você falou sobre os efeitos auspiciosos relacionados à argalā. Por favor, narre suas condições e seus efeitos.

33:2-9. Oh Maitreya, argalā é o meio pelo qual se pode conhecer os efeitos definitivos das casas e dos planetas. Os grahas na 4ª, 2ª e 11ª causa argalās, enquanto os obstrutores da argalā serão aquelas na 10ª, 12ª e 3ª a partir de um bhāva ou de um graha.

Se o graha causador da argalā for mais forte do que a obstrução, o primeiro prevalecerá. Ou se o número de argalās for maior do que os grahas causadores de obstrução, então também a argalā prevalecerá. Se houver 3 ou mais maléficos na 3ª, eles causarão viparīta argalā (uma intervenção mais efetiva), o qual também será inofensivo e muito favorável. A 5ª também é um local de argalā, enquanto o graha na 9ª irá neutralizar tal argalā.

Assim como Rāhu e Ketu têm movimentos retrógrados, as argalās e as obstruções devem ser contadas de acordo com seus movimentos retrógrados (somente para os nodos).

Maharṣi diz que a argalā causada por um graha, produzirá limitado efeito; por dois, efeitos medianos; e por três, excelentes efeitos. Argalās devem ser contadas de um signo ou de um graha, conforme o caso. A argalā que não tem obstrução será frutífera, enquanto que a obstruída se perderá. Os efeitos da argalā serão derivados nos períodos da daśā do signo ou do graha em questão.

Notas. “argalā” em Sânscrito é figurativamente usado para indicar um impedimento, ou uma obstrução. Alguns sugerem que oos locais de obstrução da argalā são contáveis do local original, ou seja, do graha. Isto não é lógico e um estudo sobre Gochara Vedha (obstruções durante os trânsitos) confirmarão nossos resultados.

argalā – 4ª, 2ª e 11ª; 5ª.
Obstruções – 10ª, 12ª, 3ª; 9ª.

33:10. Especial. A argalā causada pela colocação de um graha na 1ª quarta parte do signo, é combatido por outro colocado na 4ª quarta parte do respectivo signo obstrutivo. Semelhantemente a 2ª quarta parte da argalā é eliminada pela 3ª quarta parte colocada de outro graha.

Notas – Se a argalā e a obstrução causadas pelo graha estão nos respectivos quadrantes, a obstrução acontecerá. Caso contrário, não.

33:11-17. Efeitos da argalā. Deve haver argalā para o ārūḍha pada, para o ascendente e para o 7º de ambos, e o nativo será famoso e afortunado. Um maléfico ou um benéfico causando argalā não obstruída, dando um dṛṣṭi sobre o ascendente fará o nativo famoso. Semelhantemente, um maléfico ou benéfico causando uma argalā não obstruída, dando um dṛṣṭi sobre o dhana bhāva indica aquisição de riqueza e de grãos; sobre o sahaja bhāva, felicidade de irmãos; sobre a 4ª casa, haverá residências, quadrúpedes e parentes; sobre a 5ª casa, haverá filhos, netos e inteligência; sobre a 6ª casa, medo de inimigos; sobre a 7ª casa, abundancia de riqueza e felicidade marital; sobre a 8ª casa, dificuldades; sobre a 9ª casa, fortunas; sobre a 10ª casa, honra da realeza; sobre a 11ª casa, ganhos; sobre a 12ª casa, gastos. A argalā pelos benéficos darão vários tipos de felicidade, enquanto os efeitos benéficos serão medianos com argalās de grahas maléficos. A argalā de ambos, benéficos e maléficos, produzirão resultados mistos.


33:18. Deve haver (sem obstrução) argalā para as casas 1, 5 e 9 e o nativo, indubitavelmente, torna-se um rei e afortunado.

Notas:


1. Argalā pode ser causada por um benéfico, o qual é conhecido como Śubha argalā. Esta argalā pode ser de um maléfico também, de modo que o benéfico provocando a argalā, impede a função do maléfico. Se a argalā do benéfico for obstruída por outro, então o benéfico se tornará inefetivo na argalā e o primeiro mencionado, o maléfico, operará livremente.

2. Argalā pode ser por um maléfico com relação a um benéfico, de modo que o nativo não desfruta dos bons efeitos devido ao benéfico. Este é o pāpa argalā (argalā maléfico). Se a argalā for eliminada por um benéfico, ou um maléfico, então o primeiro mencionado benéfico terá liberdade de ação, conforme a sua própria disposição.